GALERIA.ag anuncia Daniel Oksenberg como novo Diretor Executivo de Criação
Criativo com mais de 20 anos de experiência reforça grupo de ECDs liderado por Rafael Urenha
Entre os vitoriosos desta sexta-feira (25) no Cannes Lions, o Brasil conquistou um Grand Prix inédito na categoria Glass: The Lion for Change. Os jurados avaliaram as categorias Film Lions,…
Adnews
25.06.2021
Entre os vitoriosos desta sexta-feira (25) no Cannes Lions, o Brasil conquistou um Grand Prix inédito na categoria Glass: The Lion for Change. Os jurados avaliaram as categorias Film Lions, Titanium Lions e Sustainable Development Goals Lions, bem como Glass: The Lion for Change, além dos vencedores dos Prêmios Especiais para 2020/2021 e do Grand Prix for Good.
Dirigindo-se em tempo real ao público do Cannes Lions – durante a premiação, Simon Cook, diretor administrativo do LIONS, disse: “nos últimos cinco dias, vimos o retorno da referência criativa global e os trabalhos vencedores que definem o padrão para todos na indústria. Assistimos palestras inspiradoras, participamos de programas de aprendizagem, celebramos a excelência criativa por meio de nossos shows de premiação e debriefs – e nos reunimos como uma comunidade, unidos pela crença de que a criatividade tem o poder de construir negócios, moldar a sociedade e mudar o mundo para o melhor.”
Um total de 478 jurados de 55 países estiveram envolvidos no julgamento dos Leões e na formação de uma nova referência em excelência criativa, foram premiados um total de 982 Leões divididos em 53 países. O Estadão, representante oficial do Cannes Lions no Brasil, comunica os vencedores do último dia de Cannes Lions Live.
Categorias avaliadas
Em Film Lions, a qual analisa a criatividade da imagem em movimento, foram recebidas 2.726 inscrições resultando em 83 Leões, sendo 8 de ouro, 25 de prata e 47 de bronze. Três Grands Prix foram atribuídos nesta categoria: ‘Crocodile Inside’ da BETC Paris/França, para a Lacoste; ‘Nike: You Can’t Stop Us’ da Wieden+Kenndy (Portland/EUA), para a Nike; e ‘#WombStories’ da AMV BBDO London/RU, para a Essity.
A Titanium Lions, que homenageia a criatividade revolucionária, premiou 7 Leões de 196 inscrições recebidas. Apenas um Grand Prix foi entregue nesta categoria, com a campanha #WombPainStories’ da AMV BBDO Londo/RU, para a Essity. Este trabalho inovador usou a tecnologia True View e animadoras femininas de classe mundial para narrar as experiências das mulheres. Falando sobre apenas uma das razões pelas quais esta peça era digna do Grand Prix de Titanium, a presidente do júri, Susan Credle, diretora de criação global da FCB, disse: “Este trabalho vai ensinar as mulheres sobre seus corpos e ensinar os médicos sobre os corpos das mulheres, e para nós (o júri) isso foi excepcional. Na verdade, sentimos que poderíamos ver livros médicos sendo reescritos por causa dessa campanha.”
Na categoria Glass: The Lion for Change, que celebra a criatividade que muda a cultura, o Brasil conquistou um Grand Prix inédito com a campanha ‘I am’ feita pela VMLY&R Brasil, de São Paulo, para a Starbucks. O trabalho apresentado mostra uma loja Starbucks sendo transformada em um cartório onde as pessoas trans podiam, legalmente, mudar de nome de forma gratuita, reforçando o posicionamento das lojas da rede enquanto espaços em que sempre serão bem-vindos para serem quem realmente são. Foram 187 inscrições recebidas e 7 Leões foram entregues pelo júri: 2 de ouro, 1 de prata e 3 de bronze.
Em Sustainable Development Goals Lions, a qual analisa a resolução criativa para problemas, soluções ou outras iniciativas que transformem a criatividade em impacto positivo; recebeu 736 inscrições e 20 Leões premiados, sendo 3 de ouro, 4 de prata e 12 de bronze. O Grand Prix foi apresentado a ‘The 2030 Calculator’ da Doconomy, Stockholm/FARM, Estocolmo – Suécia. O presidente do júri, Eduardo Maruri, VP global do conselho diretivo e presidente/CEO Europa na Gray Worldwide, disse: “ele atendeu a todos os critérios que nós, como júri, concordamos no início: escalável, atinge vários objetivos de desenvolvimento sustentável e é uma solução, não um problema de consciência. Acho que o Doconomy Calculator tem o potencial de realmente mudar o mundo.”
Para esta categoria, o Cannes Lions fez uma parceria com a Parley for the Oceans para fazer os icônicos troféus com Parley Ocean Plastic®, um produto totalmente derivado de redes de pesca recuperadas.
O Grand Prix for Good – concedido a um trabalho vencedor do Leão de Ouro incapaz de ganhar um Grand Prix em sua categoria porque foi criado para uma organização sem fins lucrativos ou de caridade – foi entregue a ‘#StillSpeakingUp DeepTruth’ das Publicis México e Publicis Letônia (Riga), para a Propuesta Cívica+Reporters Sans Frontieres, o primeiro Grande Prêmio da Letônia.
Abaixo, a entrega dos Prêmios Especiais da edição:
Holding Company of the Festival 2020/21
Network of the Festival 2020/21
Agency of the Festival 2020/21
Independent Agency of the Festival 2020/21
Palme D’Or 2020/21
Creative brand of the Festival 2020/21
Agency of the Festival by track 2020/21 – Communication
Publicis Italy, Milan, Itália
Agency of the Festival by track 2020/21 – Craft
AMV BBDO, London, RU
Agency of the Festival by track 2020/21 – Entertainment
72andSunny, Los Angeles, EUA
Agency of the Festival by track 2020/21 – Experience
McCANN, New York, EUA
Agency of the Festival by track 2020/21 – Good
VMLY&R Brazil, São Paulo, Brasil
Agency of the Festival by track 2020/21 – Reach
FCB Chicago, EUA
Independent Agency of the Festival by track 2020/21 – Communication
Wieden+Kennedy, Portland, EUA
Independent Agency of the Festival by track 2020/21 – Craft
Work & Co, New York, EUA
Independent Agency of the Festival by track 2020/21 – Entertainment
=1. Edelman, London, RU
=1. GUT, São Paulo, Brasil
Independent Agency of the Festival by track 2020/21 – Experience
Uncommon, London, RU
Independent Agency of the Festival by track 2020/21 – Good
FARM, Stockholm, Suécia
Independent Agency of the Festival by track 2020/21 – Reach
GUT, Miami, EUA
Criativo com mais de 20 anos de experiência reforça grupo de ECDs liderado por Rafael Urenha
Criativo reforça liderança da agência após passagens por McCann, Africa, Nubank e AKQA
Vicente Varela deixa a superintendência de Negócios do SBT; será substituído por Fernando Fischer.