A Fendt, marca alemã do grupo AGCO especializada em máquinas e implementos agrícolas, anunciou mais uma vez seu apoio ao movimento Sou de Algodão, iniciativa liderada pela Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa). A parceria visa estimular o consumo consciente da fibra nacional e fortalecer práticas sustentáveis na produção agrícola.
O alinhamento com a causa integra a estratégia global da Fendt, voltada à sustentabilidade e à efici ência no campo, especialmente no cultivo de algodão. A marca atua com tratores de alta potência e plantadeiras de precisão, contribuindo para uma agricultura de menor impacto ambiental e melhor aproveitamento de recursos.
“A sustentabilidade começa na base da produção. Os cotonicultores estão fazendo um trabalho incrível de rastreabilidade, e ainda de conexão do campo com o universo da moda com o objetivo maior da valorização da fibra do algodão. Temos muito orgulho de valorizar a fibra brasileira e apoiar os agricultores que já adotam práticas responsáveis com essa visão tão sistêmica atuando em diversas frentes importantes”, afirmou Rafael Antonio Costa, diretor comercial da Fendt no Brasil.
Segundo a Abrapa, a safra 2024/25 deve atingir 3,96 milhões de toneladas de algodão em pluma, um aumento de 7,1% em relação ao ciclo anterior. A área plantada deve crescer 10,2%, chegando a 2,14 milhões de hectares. Mais de 80% da produção nacional é certificada com boas práticas socioambientais, e o Brasil permanece entre os maiores exportadores mundiais da fibra.
Com presença em estados como Bahia, Mato Grosso e Goiás, a Fendt oferece soluções voltadas para o plantio — etapa central para garantir rastreabilidade e qualidade. Entre os equipamentos, destacam-se os tratores da série Fendt 700 Vario Gen7, equipados com motor AGCO Power Core 75 de 283 cv de potência nominal, podendo alcançar até 303 cv com a função Dynamic Performance. Já a série Fendt 900 Vario Gen7 incorpora o motor MAN de seis cilindros com conceito Fendt iD, que oferece alto torque em baixa rotação e menor consumo. O sistema de autolimpeza do filtro de ar e a hélice reversível para limpeza da grade frontal contribuem para maior eficiência operacional.
A série Fendt Vario 1000 G3 também se destaca por sua capacidade de adaptação a diversas operações, como preparo de solo e plantio. A plataforma FendtONE permite personalização dos controles, melhorando a experiência de uso.
No segmento de plantadeiras, a Fendt Momentum — com modelos de 18 a 40 linhas — se diferencia por tecnologias que mantêm a profundidade uniforme de semeadura mesmo em terrenos irregulares. O sistema Fendt Smart Frame, com o recurso Wing Flex, garante essa performance. Os modelos de 18 a 24 linhas contam com o sistema Weight Transfer, que distribui o peso central da máquina, aumentando a emergência em 7%. O controle Delta Force realiza até cinco ajustes por segundo nas linhas de plantio. Em transporte, o equipamento possui 3,6 metros de largura, sem necessidade de desmontagem.
“Nosso objetivo é entregar soluções que aumentem a produtividade com responsabilidade ambiental. O apoio ao Sou de Algodão fortalece esse propósito e amplia nossa conexão com produtores que estão transformando o agro brasileiro”, reforçou Costa.
“Na cotonicultura, buscamos equipamentos que aliam robustez, precisão e tecnologia. No caso das plantadeiras, a uniformidade na distribuição de sementes é fundamental para garantir uma lavoura bem formada. Já os tratores precisam oferecer potência, eficiência no consumo e compatibilidade com sistemas de agricultura de precisão. Esses atributos fazem toda a diferença na produtividade e na sustentabilidade da operação no campo. Os equipamentos da Fendt conseguem atender ao setor com excelência nas lavouras de algodão”, destacou Gustavo Piccoli, presidente da Abrapa.
O Programa Algodão Brasileiro Responsável (ABR), da Abrapa, certifica fazendas que cumprem 195 critérios socioambientais em benchmark com a Better Cotton. O Sistema Abrapa de Identificação (SAI) garante a rastreabilidade de cada fardo de algodão.
O movimento Sou de Algodão conecta produtores, indústria, varejo e consumidores para valorizar a moda sustentável e a produção nacional. Com o apoio da Fendt, a iniciativa reforça a integração entre tecnologia e responsabilidade ambiental no agronegócio.