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Relatório da Brand Finance mostra Flamengo no topo do ranking nacional, retorno ao Top 50 mundial e crescimento impulsionado por desempenho em campo e estratégias de marca.
Pedro Aguirra
14.08.2025
O Flamengo manteve a liderança como a marca de clube de futebol mais valiosa e mais forte do Brasil, após registrar crescimento de 21% e alcançar US$ 121,2 milhões, segundo relatório da Brand Finance, consultoria global especializada em avaliação de marcas. O desempenho recolocou o clube no Top 50 mundial — ocupando a 44ª posição — após ter ficado fora da lista em 2024.
A participação na Copa do Mundo de Clubes da FIFA, com vitória sobre o futuro campeão Chelsea, foi apontada como um dos fatores que impulsionaram a visibilidade internacional do Flamengo. No cenário nacional, o Palmeiras registrou queda de 12% no valor de marca, para US$ 74,9 milhões; o Fluminense manteve-se estável em US$ 30,6 milhões; e o Botafogo teve aumento de 96%, chegando a US$ 24,5 milhões.
O Botafogo e o Cruzeiro — este último com alta de 28%, para US$ 17,4 milhões — entraram pela primeira vez no Top 10 brasileiro. O avanço é atribuído à estrutura de SAF (Sociedade Anônima do Futebol), que viabilizou novos investimentos e ampliou o potencial de mercado, aliado ao desempenho esportivo e à retomada de relevância nacional e internacional.
“O futebol possui importância cultural e social incomparável no Brasil, sendo também um ativo econômico de grande valor. A gestão eficaz da marca aumenta receitas por meio de patrocínios, merchandising e engajamento dos torcedores, permitindo investimentos que fortalecem a competitividade e garantem sustentabilidade a longo prazo”, afirma Eduardo Chaves, Managing Director da Brand Finance Brasil.
O estudo aponta ainda um crescimento acelerado do mercado doméstico, com o setor de apostas esportivas impulsionando patrocínios. Atualmente, todos os 20 clubes da Série A têm contratos com empresas do segmento, movimentando cerca de US$ 197 milhões em investimentos e mais de US$ 175 milhões (R$ 1 bilhão) apenas em patrocinadores principais de camisa. Flamengo e Corinthians, por exemplo, registraram altas de 21% e 50% no valor de marca, alcançando US$ 121,2 milhões e US$ 73,5 milhões, respectivamente.
O levantamento também destaca possíveis impactos regulatórios. Com o aumento da preocupação sobre a dependência de jogos de azar, tramitam propostas para restringir a publicidade de apostas esportivas. Pesquisas da Brand Finance indicam que 61% dos torcedores brasileiros já fizeram apostas, sendo 69% na faixa de 18 a 25 anos; 59% afirmam que os clubes deveriam recusar patrocínios do setor.
No ranking global, o Real Madrid e o Barcelona seguem como líderes. O clube madrilenho cresceu 19% e chegou a US$ 2,1 bilhões em valor de marca, enquanto o Barcelona avançou 16%, atingindo US$ 1,9 bilhão. Ambos mantêm a classificação AAA+ em força de marca.
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