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Serviço ganha novas funções para atendimento e marketing, com Vivo entre empresas em testes
Adnews
14.08.2025
Serviço amplia funcionalidades no Brasil, com Vivo entre empresas que testam a tecnologia
O Google está intensificando a aposta no RCS (Rich Communication Services) para competir com o WhatsApp no mercado brasileiro de atendimento ao consumidor. A Vivo é uma das empresas que já testa o recurso no país.
A empresa passou a dividir o RCS conversacional em dois modelos: quando o usuário responde a uma mensagem de marca em até 24 horas; e quando a conversa é iniciada pelo consumidor após esse prazo, no formato P2A (person to application), com tendência de preço mais baixo.
Para apoiar o P2A, o Google testa desde o fim de 2024 o domínio rcs.me, que cria URLs personalizadas para marcas, associáveis a QR codes. Ao escanear, o usuário inicia uma conversa diretamente por RCS. Essas URLs também passaram a aparecer nos resultados de busca do Google.
Com isso, há três formas de contato pelo RCS: responder a mensagens recebidas, acessar URLs rcs.me ou buscar a marca no Google. Outra novidade é a abertura de webview dentro da conversa, permitindo ações como concluir compras ou autenticar usuários sem sair do chat.
Além do conversacional, há dois outros tipos de mensagens:
Basic – texto com limite de caracteres, selo de verificação e taxa de leitura, voltado a notificações.
Single – mensagem multimídia com imagens, botões ou vídeos, usada para marketing ou notificações interativas.
As mensagens single e conversacionais são classificadas como premium. Segundo o Google, a receita das operadoras brasileiras com esse tipo de mensagem em junho foi 223% maior que no mesmo mês de 2024.
A plataforma de RCS das teles é hospedada na nuvem do Google, que recebe participação na receita. Brasil e México são os principais mercados do serviço na América Latina, com Argentina e Chile previstos para iniciar a comercialização em 2026.
O crescimento também trouxe aumento no volume de spam. Para conter o problema, o Google implementou controle mais rigoroso, compartilhando com parceiros as razões de denúncias feitas pelos usuários. Segundo Kaio Marin, head de RCS for Business GTM South Latam do Google, as medidas reduziram em 75% a taxa de spam entre março e junho deste ano.
“A flexibilidade do RCS pode ser perdida se não houver uso consciente do canal ”, afirmou Marin.
Fonte: https://www.mobiletime.com.br/noticias/13/08/2025/rcs-brasil/
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