Eduardo Tracanella lança consultoria após saída do Itaú e inicia nova fase como empreendedor
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Estudo da Meta também revela que anúncios personalizados e conteúdos em vídeo auxiliam varejistas neste período. Para quase todos os brasileiros, é fundamental montar um planejamento antecipado para as compras…
Adnews
19.12.2023
Estudo da Meta também revela que anúncios personalizados e conteúdos em vídeo auxiliam varejistas neste período.
Para quase todos os brasileiros, é fundamental montar um planejamento antecipado para as compras de final de ano. Isso é o que revela o estudo encomendado pela Meta à Offerwise, realizado em setembro deste ano, que contou com a participação de 1.000 consumidores maiores de 18 anos.
As maiores intenções de compra, de acordo com a pesquisa, são para os setores de alimentos (73%); saúde e beleza (60%); aparência e moda (58%); eletrônicos (57%); eletrodomésticos (55%) e brinquedos (46%). O levantamento ainda apontou que os anúncios personalizados, conteúdos em vídeo e disparos em aplicativos de mensagens são algumas ferramentas tecnológicas que podem auxiliar os vendedores.
Esses insights gerados a partir das pesquisas podem ajudar as empresas a serem mais assertivas. É o que acredita Tamiris Gomes, Account Executive Brasil da Retargetly, líder em dados e tecnologia na América Latina.
Segundo ela, “é preciso se destacar em uma sazonalidade altamente competitiva. À medida que os consumidores fazem essas buscas com antecedência, atender às suas expectativas e oferecer ofertas relevantes se torna crucial. A personalização de anúncios e ofertas ajuda os e-commerces a se destacarem da concorrência. Os clientes são mais propensos a clicar em anúncios e comprar quando se sentem pessoalmente atraídos pelas ofertas”.
Cuide do seu inventário digital!
Um desafio para as campanhas de marketing durante o final do ano são os inventários digitais. Caso esses catálogos estejam desatualizados, as lojas podem enfrentar alguns problemas, como: a falta de precisão e confiabilidade de dados, por existir o risco de conter informações imprecisas; a experiência do cliente comprometida, pois é possível que haja um impacto na comunicação, oferecendo produtos que não fazem parte do interesse do cliente; desalinhamento entre canais de vendas, uma vez que, sem os dados atualizados, é possível gerar um ruído de comunicação, impactando diretamente na performance.
“Lidar com um inventário desatualizado na reta final do ano pode comprometer a experiência do cliente, resultando em perda de vendas, reclamações e danos à reputação da marca. Para evitar esses problemas, é crucial manter um sistema de gerenciamento de estoque eficiente, automatizar processos e comunicar prontamente a disponibilidade de produtos aos clientes”, enfatiza Gomes.
A importância dos dados nas vendas de fim de ano
De acordo com Cristiana Ivonisko, Account Executive da Retargetly, para os e-commerces, a utilização de dados é imprescindível, pois traz benefícios tangíveis, desde o aumento das vendas e da retenção de clientes até a otimização de processos operacionais e a melhoria constante da experiência do cliente. Segundo a executiva, a coleta e análise de dados bem executadas são essenciais para impulsionar o desempenho e a competitividade no mercado de comércio eletrônico.
Para Cristiana, a análise e o uso de dados no período de festas de final de ano é fundamental por alguns motivos:
Os dados são um grande aliado dos e-commerces durante a época. Mas, para que tudo isso funcione, é crucial equilibrar a retenção de informações com a privacidade, e estar em conformidade com as políticas regulatórias, como a LGPD. Essas práticas devem ser transparentes e respeitar as preferências dos clientes.
Enriquecendo a base de dados
Outro desafio enfrentado pelas marcas é como enriquecer sua base de dados para criar anúncios personalizados para uma audiência que pesquisa com antecedência.
“Tanto o Natal quanto o Ano Novo envolvem um grande volume de visitas a sites e transações que ocorrem em diferentes ambientes. Quando trabalhamos com uma estratégia de first-party data, também chamado de dados próprios, podemos alcançar o objetivo de fidelização de consumidores, porém, estamos falando de um universo reduzido de usuários, ou seja, àqueles que já são clientes. Por isso, é fundamental enriquecer sua base de dados combinando o fist-party com outras fontes de dados por meio de uma solução de DMP (Data Management Platform) para coletar, analisar e ativar diferentes grupos de informações”, disse Thiago Gusmão, Head de Desenvolvimento de Negócios Brasil da Retargetly. “A integração de dados próprios com audiências de terceiros pode melhorar a assertividade dos anúncios e ofertas, ao mesmo tempo que amplia o alcance para atingir outros usuários que ainda não são clientes, mas que tenham maior predisposição a comprar os produtos”, reforça.
Buscar outras fontes oferece às marcas uma visão mais completa do perfil comportamental da audiência. “Na Retargelty, desenvolvemos soluções que ajudam as marcas a identificar a classe social do público-alvo, assuntos de interesse, perfil de compra, dispositivos de preferência, entre outras características. Tendo esta visão mais clara, os varejistas podem oferecer conteúdos mais relevantes para esta audiência”, afirma Gusmão.
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