Netflix lidera preferência entre brasileiros das classes A, B e C

Pesquisa aponta aumento no consumo de streaming e destaca variedade como principal motivo para assinatura

Adnews

26.08.2025

Netflix lidera preferência entre brasileiros das classes A, B e C

Sete em cada dez brasileiros das classes A, B e C consomem algum serviço de streaming de vídeo. Entre quem assiste a filmes e séries em plataformas pagas, 27% assinam apenas um serviço, 26% utilizam de dois a três e 19% mantêm quatro ou mais assinaturas, segundo levantamento da Nexus.

A adesão a quatro ou mais plataformas é maior entre pessoas da classe A (44%), com ensino superior completo (29%) e residentes do Norte e Centro-Oeste (24%). Já o consumo restrito a um serviço é mais comum entre quem está fora da População Economicamente Ativa (37%), moradores do Nordeste (35%) e integrantes da classe C (32%).

A Netflix é a plataforma mais popular entre as classes A, B e C, presente em 59% dos lares. O serviço é mais utilizado por moradores do Sul (78%), pessoas da classe A (71%) e com ensino superior completo (71%). Em seguida estão Prime Vídeo (33%), Globoplay (26%), HBO Max (22%) e Disney Plus (22%).

“Os serviços de streaming estão cada vez mais populares no Brasil. E isso não é mostrado apenas pelo número de assinantes, mas pelo número de pessoas que consomem os serviços no dia a dia. A Netflix, por exemplo, tem 25 milhões de assinantes, mas pouco mais de 70 milhões de pessoas (59% dos 120 milhões de brasileiros representados pela pesquisa Nexus) que acessam o serviço no país”, afirma Marcelo Tokarski, CEO da Nexus.

A Netflix também foi apontada como a melhor e mais completa plataforma por 48% dos entrevistados. Para 76%, ela está entre as três com maior qualidade e variedade de filmes e séries, com maior preferência entre mulheres (83%), pessoas da classe A (85%) e moradores do Nordeste (85%).

O Prime Vídeo ocupa a segunda posição no ranking das três melhores plataformas, com 48% das menções, principalmente entre pessoas da classe B (61%) e com ensino superior (60%). A Globoplay aparece em terceiro, com 33%, destacando-se entre os baby boomers (46%), geração X (43%) e residentes do Sudeste (40%).

Preferências e comportamento Filmes são a principal escolha para quem utiliza streaming, apontados por 81% dos entrevistados, seguidos por séries (73%), conteúdos jornalísticos (27%) e documentários (26%). Novelas e conteúdos esportivos aparecem com 22% cada.

Embora 35% tenham relatado aumento no consumo de TV tradicional após a assinatura de serviços de streaming, 69% afirmam assistir mais séries e filmes nas plataformas digitais do que em canais abertos ou pagos.

No quesito gasto, 35% destinam até R$ 50 mensais aos serviços de streaming, outros 35% entre R$ 51 e R$ 100, e 13% pagam de R$ 101 a R$ 200. Apenas 5% gastam acima de R$ 200.

A variedade de títulos é o principal motivo para assinatura de streaming, citada por 68% dos participantes. Custo-benefício (34%) e conteúdo exclusivo (29%) completam os principais fatores de escolha. Entre os assinantes, a variedade é mais valorizada na Netflix (75%) e no Prime Vídeo (73%), enquanto preços mais baixos são destaque para HBO Max (39%) e Globoplay (37%).

Metodologia A pesquisa foi realizada pela Nexus – Pesquisa e Inteligência de Dados com 1.000 entrevistas presenciais entre os dias 14 e 20 de julho de 2025, em todas as 27 Unidades da Federação. A margem de erro é de 3 pontos percentuais, com intervalo de confiança de 95%. A amostra considerou sexo, idade, região e População Economicamente Ativa, abrangendo classes A, B e C, que representam aproximadamente 120 milhões de brasileiros.

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