Denúncia de Felca sobre exploração infantil gera repercussão e mobiliza Congresso
Influenciador impulsiona debate sobre segurança online e leva a propostas de leis mais rigorosas
Levantamento realizado pelo PiniOn mostra que, embora 1 em cada 3 pessoas já utilize IA no dia a dia, preocupações com relações humanas e desconforto na interação ainda são barreiras relevantes, especialmente entre mulheres
Pedro Aguirra
14.08.2025
Um levantamento realizado pelo PiniOn aponta que 33% dos brasileiros utilizam IA com frequência, mas o entusiasmo pela tecnologia vem acompanhado de preocupações, especialmente entre as mulheres.
Enquanto 43,1% dos homens afirmam se sentir sempre confortáveis interagindo com IA, essa taxa cai para 33% entre as mulheres. Para eles, o principal receio é a dependência tecnológica; para elas, a perda da capacidade crítica. Segundo Talita Castro, CEO do PiniOn, o dado reflete como experiências distintas moldam a relação com a tecnologia, reforçando a importância de soluções éticas, inclusivas e adaptadas a diferentes públicos.
O estudo, realizado em maio de 2025 com 917 entrevistados de todas as regiões do país, também mostra que 45,6% temem o distanciamento humano causado pela IA, 35,7% receiam perder o emprego e 35,7% temem ser vistos como menos competentes ao utilizar essas ferramentas.
Apesar dos receios, a IA é vista como potencial aliada: 69,8% acreditam que ela pode ajudar na análise de cenários econômicos e sociais, prevenir catástrofes ambientais e combater ameaças cibernéticas e fraudes financeiras. A adesão é maior entre jovens de 18 a 34 anos, com uso voltado a fins educacionais, enquanto pessoas acima de 35 anos priorizam aplicações profissionais.
Influenciador impulsiona debate sobre segurança online e leva a propostas de leis mais rigorosas
OXXO lança concurso cultural para artistas criarem ilustrações que vão estampar copos da marca de café andatti.
Fortaleza inaugura Sorox Wellness Club, espaço ao ar livre que oferece atividades gratuitas de bem-estar e esporte em parceria com Mude e Sorox.