Skip to main content

Se você costuma navegar pelas redes sociais, provavelmente se deparou com um tal de Zé da Manga e com a música que leva seu nome, que se tornou um fenômeno da internet. Isso tem uma razão: nos últimos seis meses, esse foi um dos memes mais procurados na web brasileira, com mais de 400 mil pesquisas nos mecanismos de busca de norte a sul do país!

Nesse caso, a música foi postada originalmente pelo Sr. Nescau, canal no Youtube conhecido por montar remixes de canções aleatórias em batida de funk. Só que, aos poucos, o que era um meio de trollaralguém (já que a frase é cantada de forma parecida com o clássico “gemidão do zap”) viralizou pela web, especialmente após o streamer Nobru cair na trollageme também passar a utilizá-la.

Mas, além do Zé da Manga, outros conteúdos virais estiveram por trás dos picos de buscas online em todo o país nos últimos meses. Um levantamento recente da plataforma Preply revelou quais deles mais despertaram o interesse das pessoas entre março e agosto deste ano, e a gente separou os destaques desse ranking para te explicar. Só vem!

Levantamento aponta os memes mais buscados nos últimos seis meses. (Foto: Divulgação/Preply)

Fui ao mossar
Brincadeiras envolvendo a língua portuguesa estão entre as mais amadas pelas redes sociais, principalmente se o erro for gritante e público ao mesmo tempo! Foi exatamente o que aconteceu com o dono de uma loja, que resolveu deixar uma placa na porta do estabelecimento com a frase Fui ao mossar(Fui almoçar).

Postado pela primeira vez em 2015 no Gramaticando, perfil do Facebook, o meme ganhou vida nova neste ano, sobretudo após o canal South America Memes publicar a foto para seus 4 milhões de seguidores. De lá para cá, muitas pessoas têm publicado conteúdo nas redes defendendo o autor da frase e chamando atenção para os preconceitos linguísticos.

Suquinho de maracujá
Esse é um daqueles memes fofinhos: filmado pelos pais no carro, em maio, um garoto apareceu no Instagram expressando prazer enquanto tomava um suco de maracujá (ou murucujá, como ele diz). Ao fundo, tocava a música Caiu No Meu Papinho Já Era, de Kevin o Chris e MC Caja, que ele cantava e dançava.

A identidade do menino logo foi descoberta. Trata-se de Arthur Pires, de 6 anos, que mora em um bairro da periferia de São Paulo. Publicado há quatro meses, o post já soma cerca de 80 milhões de visualizações na rede, o que lhe rendeu mais de um milhão de seguidores na plataforma!

Não gostei, asmei
Em junho, o podcast PodPah recebeu o cantor angolano Príncipe Ouro Negro para uma conversa com o comediante Diogo Defante, no quadro Rango Brabo. Tudo ia bem até que, durante a prova de um doce, o convidado lançou a frase que se tornaria meme: Não gostei, asmei”. Na hora, Defante caiu na risada, enquanto Ouro Negro permaneceu comendo o doce.

O meme, porém, se explica por outro motivo: a multidão de influencers angolanos que arrancam risadas dos brasileiros pelo sotaque com que falam português. O próprio Ouro Negro, em uma música bastante popular nas redes, pronuncia a palavra macacocomo masqueicos”, canção composta depois da viralização de um vídeo seu procurando pelos animais em uma floresta. Vale lembrar que o cantor é chamado, na Angola, de Rei do Kuduro.

Attenzione pickpocket
Até o momento, é provável que este seja o meme mais viral do Brasil em 2023. Tudo começou quando, em julho, ganhou repercussão mundial o vídeo de uma mulher italiana alertando os turistas para se protegerem dos batedores de carteira em Veneza. Para se ter uma ideia, somente no post original, no canal Cittadini Non Distratti, mais de 10 milhões de pessoas já deram play no material.

O áudio da mulher berrando pelas ruas da cidade enquanto filma os ladrões (ela também grita attenzione, borseggiatrici, o equivalente a “cuidado com os batedores de carteiras”, em português) foi usado para produzir uma variedade de outros memes, o que não foi visto com bons olhos pela italiana. Em meio à ampla divulgação de seu vídeo, Monica Poli, o nome por trás do alerta engraçado, usou suas redes sociais para se defender da zoação e dizer que ela só estava tentando ajudar os desavisados.

Fake Natty
Um dos canais mais engraçados do Brasil atualmente é, sem dúvidas, o do nutricionista Rodrigo Góes. Uma verdadeira fábrica de memes, é dele a expressão fake natty(pronuncia-se fake néri), criada para denunciar pessoas que postam fotos com o corpo sarado nas redes sociais mas, na verdade, usam hormônios sintéticos para chegar ao resultado.

No canal de Góes, a expressão é uma espécie de julgamento, e não à toa, ele o faz com um martelo de juiz, batendo sobre a mesa quando a pessoa avaliada é definida como falsa natural”, enquanto ele explica suas motivações. Já entraram no crivo do fake nattyfamosos como o apresentador Marcos Mion; Hulk, atacante do Atlético-MG; e o cantor Gusttavo Lima.

Lá ele
Não é novidade que os memes com gírias regionais ou sotaques sempre dão o que falar. Por esse motivo, um dos mais buscados na internet em 2023 é sobre o jeito baiano de conversar. A expressão Lá eleé popular, especialmente em Salvador (BA), para negar uma frase de duplo sentido que foi dita antes por outra pessoa. Exemplo disso é quando alguém diz Vou dar tudo de mim”, e como resposta, ouve de um amigo Lá ele.

Embora já seja bastante conhecido na Bahia, vale dizer que o bordão cresceu na Copa do Mundo de 2022, quando o nome do mascote do torneio (La’eeb) era pronunciado de forma parecida com a gíria. A viralização foi tamanha que, no começo desse ano, o cantor Tierry aproveitou a febre para compor uma música chamada Lá eleao lado de outro fenômeno: o cantor (e meme!) Manoel Gomes.

Apocalíptico
Outro meme que brinca com o português. No começo do ano, o influencer Estevão Ferreira, de Recife (PE), viralizou nas redes sociais com um bordão que ele criou de propósito: apocalíptico. É um jeito particular de enfatizar que algo é polêmico, que chama atenção, fazendo barulho onde chega.

Ferreira também é famoso nas redes por publicar vídeos em que ele corrige as pessoas sobre seu nome, quando não assina aleatoriamente. No fim das produções, o pernambucano sempre repete o nome inteiro como uma forma de marcar quem está falando. Caso o nome não soe tão desconhecido por aí, é porque Estevão Ferreira já é famoso desde 2020, quando criou outro bordão clássico, o beijos de luz. Realmente, uma fábrica de memes!

A pesquisa da Preply teve como ponto de partida os termos em ascensão relacionados ao tema “meme” na ferramenta Google Trends, analisando pesquisas realizadas entre março e agosto deste ano nos mecanismos de busca. Depois, a pesquisa avaliou a quantidade total de buscas realizadas sobre cada meme nesse período para criar um ranking com base no comportamento digital dos brasileiros nos últimos seis meses.

A Preply é uma plataforma de aprendizado online que conecta alunos a professores nativos em todo o mundo, oferecendo aulas de idiomas e outros conteúdos educacionais. Fundada em Kiev, na Ucrânia, a empresa já alcançou mais de 140 mil professores que ensinam 50 idiomas, fornecendo uma experiência de aprendizado de qualidade a preços acessíveis. Mensalmente, a Preply realiza estudos e pesquisas nas áreas de educação, mercado, estilo de vida e outros temas relevantes para o mundo globalizado.

* Foto de capa: Divulgação/Preply

 

Acompanhe o Adnews no InstagramLinkedIn e Threads. #WhereTransformationHappens ????