Skip to main content

Programa disponibiliza urnas de coleta para descarte de produtos eletrônicos de pequeno e médio porte.

O Samsung Recicla, programa de logística reversa da Samsung, aumentou em 115% o volume de resíduos eletrônicos coletados em 20231, em comparação ao ano anterior. A iniciativa é conhecida por coletar produtos eletrônicos quebrados ou sem uso de todas as marcas para destiná-los a um processo de reciclagem adequado para o meio ambiente e fácil para as pessoas.

No Brasil desde 2017, o programa Samsung Recicla disponibiliza, nas lojas e centros de serviço da Samsung, urnas de coleta para produtos2 de pequeno e médio porte como baterias, carregadores, smartphones, fones de ouvido, tablets, notebooks e televisores abaixo de 40 polegadas. Já para descartar produtos de grande porte como refrigeradores, lavadoras, fogões, eletrodomésticos e TVs acima de 40 polegadas, o consumidor pode solicitar a coleta em sua própria residência.

“Este resultado reforça o nosso compromisso constante em criar ações ecologicamente responsáveis, colaborando para um futuro melhor para as pessoas e para o planeta. Entendemos a importância da logística reversa, não apenas em termos de ações empresariais e internas, mas também de estimular as pessoas a adotarem esses hábitos. O Samsung Recicla dá aos consumidores essa oportunidade de descartar seus equipamentos quebrados ou sem uso de forma adequada”, afirma o diretor sênior de Customer Service da Samsung Brasil, Luiz Xavier.

 

Saiba como descartar o seu dispositivo com o Samsung Recicla

Para o descarte de produtos de pequeno porte, você pode ir até uma loja ou centro de serviço autorizado Samsung e depositar nas urnas de coleta os itens a serem descartados. Entram nessa modalidade produtos como smartphones, tablets, acessórios, pilhas, baterias e peças menores. Ao depositar esses objetos na urna, o proprietário do aparelho deve preencher e assinar um termo, garantindo que está ciente e de acordo com o descarte ambientalmente correto pela Samsung, seguindo os requerimentos da legislação vigente. O termo online pode ser preenchido através do link.

Já os consumidores interessados em descartar produtos de médio e grande portes, como refrigeradores, máquinas de lavar, aparelhos de ar-condicionado e televisores, devem entrar em contato com a Samsung por meio dos canais digitais WhatsApp e Live Chat para o agendamento da coleta, a ser realizada em sua residência, conforme passo a passo no site.

É importante saber que, antes de descartar qualquer aparelho tecnológico, o proprietário deve transferir seus dados para outro dispositivo e apagá-los completamente do aparelho descartado. Em caso de celulares de modelos antigos e smartphones, também é importante remover o chip da operadora e o cartão de memória. Essa prática é importante porque todos os dados armazenados nos aparelhos descartados serão destruídos no processo de reciclagem dos objetos.

 

Conheça os programas de Trade-In da Samsung

Além do programa de logística reversa, a Samsung dá aos consumidores a possibilidade de obter desconto na aquisição de um novo produto dando seu aparelho antigo como troca. Com os programas Vale Mais, Troca Smart e Eco Troca, é possível obter descontos nas lojas Samsung na entrega de um smartphone, televisor ou eletrodoméstico antigo de qualquer marca. Clique aqui para saber mais.

1 De acordo com dados internos levantados pela Samsung.
2 A coleta está disponível para produtos eletrônicos de qualquer marca.

 

Acompanhe o Adnews no Instagram e LinkedIn. #WhereTransformationHappens