Skip to main content

No último sábado, o projeto promoveu um debate inédito no Brasil sobre a invisibilidade de pessoas negras com síndrome de Down incentivando o público presente – evento também foi transmitido online pelo Instagram @caminhoscommanu – a refletir sobre as questões sociais que envolvem o racismo e o impacto dessa invisibilidade na expectativa de vida e no desenvolvimento pleno dessas pessoas.

Carla Schultz, fundadora da Iniciativa Kids, comenta:

“A Iniciativa Kids é um evento que busca conectar famílias com a temática da Diversidade e estou sempre buscando estourar bolhas, não é só sobre falar de parentalidade atípica, pois a minha inspiração é que se eu busco uma sociedade mais justa, respeitosa e plural para todos não adianta pedir respeito para a Manu – minha filha de 05 anos com síndrome de Down – mas, ser homofóbica, racista, classista e olhar só para a nossa bolha cheia de privilégios. É essa reflexão que eu e o comitê do projeto buscamos levar para as famílias a cada encontro. Tem sido muito rico e recompensador. As pessoas estão abertas a ouvir e refletir. Como foi neste sábado com a pauta racial.”  

O evento busca sempre trazer discussões relevantes e representatividade em suas pautas, para o tema “Invisibilidade de pessoas negras com síndrome de Down”, além da presença do embaixador Claudio Arruda que é pessoa com síndrome de Down, o debate contou com um time de pessoas que representaram a pauta com sucesso: os fundadores do Instituto InvisibiliDown, Thiago Ribeiro e Alyne Gonçalves, que são pessoas pretas e pais de crianças com síndrome de Down, além de Tamara Braga, Head de Diversidade e Inclusão da Gupy, que também trouxe a representatividade e mais interseccionalidade para a pauta com sua experiência no mercado corporativo como pessoa preta e LGBTQIAP+.

Thiago Ribeiro, fundador do InvisibiliDown sobre sua participação no evento do último dia 29 de outubro, diz:

“Não ver pessoas negras e com síndrome de Down nos meios de comunicação, campanhas, eventos e organizações é somente a ponta do iceberge oculta diversas camadas de problemas relacionados à desigualdade. No Brasil, a maioria da população que mais sofre é negra, ou seja, pretos e pardos. E lideram quaisquer indicadores sociais quando nos referimos a ausência de direitos, falta de acesso à saúde, educação e lazer, além de indicadores de violência. O recorte racial nas pautas de inclusão é urgente, pois não estamos falando sobre representatividade estética ou meramente decorativa, mas sobre o direito a um desenvolvimento pleno, à cidadania e, principalmente, o direito à vida. É sobre a sociedade entender que o Noah, meu filho preto e com síndrome de Down, deveria ter assegurado o direito de ter acesso às mesmas oportunidades disponíveis para pessoas brancas. Inclusão para quem? Poder participar, a convite da Carla Schultz, desse evento, do Iniciativa Kids, é o resumo de tudo o que foi plantado até aqui. Não há palavras que sejam suficientes para agradecer pelo apoio que fez com que nossas questões deixassem de ser invisíveis e pudessem ser apresentadas para tantas pessoas. Que no futuro tenhamos mais pessoas sensíveis, empáticas e atentas às dores de outras pessoas, como a Carla.”


Famílias com filhos com ou sem deficiência na cidade de São Paulo que estejam interessadas em participar do Iniciativa Kids podem se inscrever aqui: https://forms.gle/3jvrRKQzkxSPzNHJ9 ou acompanhar pelas redes sociais no Instagram @iniciativakids e @caminhoscommanu

Quer saber mais sobre as novidades? Não deixe de seguir o ADNEWS nas redes sociais e fique por dentro de tudo!