Skip to main content

Que software de edição de vídeo os YouTubers e vloggers usam? Antes de mais nada, vale a pena lembrar que, antes de 2005, o YouTube não existia, e seu lançamento foi uma revolução. A título de comparação, o surgimento do YouTube pode ser comparado ao surgimento da televisão. Ou seja, quem nasceu durante a era da TV dificilmente se imaginaria vivendo uma vida sem esse item. Da mesma forma, quem nasceu depois de 2005 dificilmente se pode imaginar fazendo uma pesquisa escolar sem contar com a ajuda de canais educativos no YouTube.

Os primeiros vídeos na plataforma tinham uma qualidade visual muito inferior aos de hoje. Com o passar dos anos, mais e mais pessoas passaram a criar canais no YouTube, com diversas finalidades. Consequentemente, a indústria de softwares de edição de vídeo se beneficiou da onda de publicações no YouTube, já que os vídeos precisavam ter uma qualidade cada vez melhor.

Você sabe quais são os softwares de vídeo mais usados pelos YouTubers e vloggers? Neste guia, apresentamos uma lista deles, com suas respectivas funções, vantagens e desvantagens.

6 SOFTWARES DE EDIÇÃO DE VÍDEO MAIS USADOS POR YOUTUBERS E VLOGGERS

Adobe Premiere Pro

Quase todas as listas de softwares de edição de vídeo incluem o Adobe Premiere Pro. Isso não acontece por acaso, já que os vídeos editados com esse programa ganham um toque bastante atraente e profissional.

A edição de vídeos neste software é facilitada pelos fluxos de trabalho integrados, um aspecto encorajador para os usuários iniciantes. Além disso, o programa permite a edição de filmagens em 8K, ajuste de cores e curvas altamente preciso, e a remoção de ruídos de fundo.

Outra característica muito interessante do Adobe Premiere Pro é que ele tem compatibilidade com outros produtos da Adobe, como Adobe Audition, Adobe After Effects, Adobe Stock e Adobe Premiere Rush.

Este autoproclamado software de edição de vídeos “líder do setor para cinema, TV e web” também possibilita que o usuário edite gravações de qualquer formato, e está em constante atualização.

Vantagens:

·   edição altamente profissional dos vídeos;

·   integração com outros produtos da Adobe;

·   recursos com tecnologia de ponta;

·   fluxos de trabalho integrados;

·   edição de vídeos em qualquer formato;

·   disponível para os sistemas operacionais Windows e Mac.

Desvantagens:

·   a avaliação gratuita dura apenas 7 dias;

·   pelo alto número de recursos, é possível que usuários iniciantes demorem um pouco mais de tempo para se habituar ao programa;

·   dependendo do seu computador, é possível que os requisitos de sistema do Adobe Premiere Pro estejam além do que seu PC suporta.

Movavi

Um editor de vídeos não precisa ser complicado. Ele pode, ao mesmo tempo, oferecer recursos muito potentes e oferecer fácil usabilidade para os YouTubers e vloggers iniciantes. Esse é o Movavi Editor de Vídeo, um software de edição de vídeo com recursos que possibilitam a criação de vídeos e gravação de áudios com alto nível de profissionalismo.

Com o programa Movavi Video Editor, os usuários podem, entre outras coisas, inserir legendas, editar transições de excelente qualidade, processar vídeos em alta definição, e escolher um dos diversos tipos de efeitos especiais de vídeo e áudio.

Apesar do amplo número de recursos poderosos, Movavi Video Editor é um programa acessível para quem nunca usou um software de edição de vídeos. Em pouco tempo, caso você seja um usuário iniciante, se acostumará ao sistema do programa, e se beneficiará da tecnologia variada, porém de fácil uso, que Movavi Video Editor tem a oferecer.

Por último, vale a pena destacar o Movavi Effects Store, um tipo de loja em que você poderá encontrar títulos, transições e adesivos, que deixarão seu vídeo com toques mais descolados e profissionais. Porém, esses recursos do Movavi Effects Store não são gratuitos.

Vantagens:

·   ferramentas de edição suficientes para a criação de vídeos profissionais;

·   interface convidativa para os usuários mais iniciantes;

·   processamento de vídeos em alta definição;

·   Movavi Video Editor é um programa gratuito;

·   disponível para usuários de Mac e Windows.

Desvantagens:

·   as ferramentas disponibilizadas na Movavi Effects Store não são gratuitas.

iMovie

O software de edição de vídeos iMovie é feito para usuários de iOS e macOS, e permite que os usuários, entre outras coisas, editem vídeos com resolução 4K, insiram filtros temáticos, cortem clipes com apenas um toque, e adicionem efeitos sonoros inteligentes (há mais de 80 trilhas disponíveis).

Com iMovie, você poderá deixar seus vídeos com uma aparência bem profissional, à altura de grandes produções de cinema. Isso é possibilitado, por exemplo, pelo recurso de criação de trailers. Você poderá começar a editá-los no iPhone, e finalizá-los no Mac.

Caso você tenha um MacBook Pro, o mais potente da linha de notebooks da Apple, certamente se beneficiará do Touch Bar durante a edição de seus vídeos para o YouTube com iMovie. Com o Touch Bar, os comandos mais utilizados aparecem no teclado, e isso facilita não somente o uso do iMovie, mas de qualquer outro programa.

Se você tiver um iPad Pro, poderá usar o iMovie para criar um grande número de clipes em 4K e, de maneira extremamente rápida, efeitos de tela dividida e em tela verde. Os efeitos em tela verde possibilitam que uma pessoa pareça estar em um lugar onde, realmente, não está.

Vantagens:

·   o iMovie tem compatibilidade com todos os dispositivos da Apple;

·   formidáveis recursos para edição de clipes em 4K;

·   edição de vídeos com resultados bastante profissionais;

·   acessível para usuários iniciantes.

Desvantagens:

·   por ser da linha de programas da Apple, está disponível apenas para usuários dos produtos da marca;

·   espaço de armazenamento de projetos limitado.

Filmora Video Editor

Filmora Video Editor possui dois tipos de editores: o Filmora X, descrito como um editor de vídeo para todos os criadores, e o FilmoraPro, apresentado como um programa de edição de vídeo profissional simplificada.

De um modo geral, Filmora inclui a simplificação no processo de edição de vídeos, mas isso não significa que a qualidade das produções não seja profissional. Entre os recursos que facilitam a edição de vídeos no software Filmora, estão o de Audio Ducking (que desvanece o som de maneira rápida), o de Correspondência de Cor (você pode aplicar definições de correção de cor em vários clipes ao mesmo tempo) e teclas de atalho.

FilmoraPro, por sua vez, possui recursos mais avançados de edição de som, animações personalizáveis, rastreamento de movimento, gradação de cores, deformação e distorção, e mascaramento.

Ambas as versões de Filmora estão disponíveis para usuários de Windows e Mac, e podem ser baixadas no próprio site da empresa. Vale a pena citar, também, que Filmora disponibiliza pacotes de efeitos de vídeo da Filmstock, para que o usuário use o máximo possível de criatividade, e insira efeitos incríveis em seus vídeos temáticos para YouTube ou para vlog.

Vantagens:

·   possui duas versões de editores de vídeo;

·   simplificação aplicada ao processo de edição;

·   disponível para usuários de Mac e Windows;

·   pacotes de efeitos de vídeo.

Desvantagens

·   a versão gratuita de Filmora permite baixar apenas um pacote de efeitos de vídeo gratuitamente;

·   o suporte técnico não é gratuito para usuários registrados com uma conta gratuita.

Sony Vegas Pro

Sony Vegas Pro é um dos preferidos de YouTubers e vloggers. Com ele, podemos criar projetos audiovisuais com resultados incrivelmente profissionais, e o melhor de tudo é que, à diferença de outros programas de edição de vídeo, não é preciso ter um computador de fabricação tão recente para instalar o Sony Vegas Pro.

Os efeitos de transição e as funcionalidades de filtros de áudio e vídeo são o ponto alto de Sony Vegas Pro, que permite, também, o trabalho com um grande número de formatos de vídeos. Além disso, em sua nova versão, Sony Vegas Pro disponibiliza o fascinante recurso de edição assistida por Inteligência Artificial.

Caso o usuário tenha dificuldades durante a edição de vídeos, pode contar com o tutorial de Sony Vegas Pro. Esse software, porém, não é gratuito.

Vantagens:

·   matização avançada de cores;

·   edição de vídeos com ferramenta de Inteligência Artificial;

·   ferramenta de redução de ruído de vídeo;

·   resultados altamente profissionais;

Desvantagens

·   Sony Vegas Pro não é um programa gratuito.

Pinnacle Studio

Quem produz vídeos para o YouTube, sabe que os efeitos podem fazer uma diferença positiva muito grande. Caso você goste deles, dê uma chance para Pinnacle Studio. Esse programa disponibiliza mais de 1000 efeitos de vídeo, e permite a realização de edições em partes determinadas do vídeo.  Assim, por exemplo, o usuário pode usar máscaras de vídeo para editar somente aquelas partes necessárias, sem alterar o resto do vídeo.

Pinnacle Studio tem recursos poderosos, como a ferramenta que possibilita a gravação de tela, edição de vídeo em 360º, gradação de cores, edição multicâmera e rastreamento de movimento.

Além desses fantásticos recursos e outros, Pinnacle Studio tem um customizador de espaço de trabalho, para que o usuário edite clipes simultaneamente e configure atalhos para as funções mais utilizadas durante a edição.

Vantagens:

·   Pinnacle Studio tem mais de 1000 efeitos de vídeo;

·   edição em partes determinadas do vídeo, sem afetar o restante;

·   edição de vídeo em 360º e edição multicâmera;

Desvantagens:

·   período de teste válido por apenas trinta dias;

·   não é um programa muito barato.

CONCLUSÃO

Com tantas funcionalidades incríveis, é difícil fazer a escolha a partir de uma lista com alguns dos melhores softwares de edição de vídeo. Todos eles permitem que os usuários, dos iniciantes aos mais avançados, façam ótimas edições para YouTube e vlog. Logicamente, quanto mais experiência um usuário tiver, mais profissionais serão seus vídeos, e maiores serão as possibilidades de ele avaliar a qualidade entre um programa e outro.

A título de bônus, vale a pena dar uma conferida na versão avançada do Movavi Video Editor, mais conhecido como Movavi Video Editor Plus. Disponível para usuários de Mac e Windows, ele tem uma interface bastante simples, apesar de seus recursos avançados. Com esse editor, a edição dos vídeos se torna ainda mais profissional. Além disso, o usuário que pretende publicar seus vídeos no YouTube pode adicionar sua narração e fazer upload de músicas para o editor. Portanto, caso você seja um YouTuber ou vlogger, Movavi Video Editor Plus merece estar em sua lista de candidatos a editores dos seus vídeos.

Leave a Reply