Skip to main content

O Rappi e a Meta anunciam hoje o lançamento de uma iniciativa conjunta para apoiar o desenvolvimento de pequenos negócios liderados por mulheres no Brasil. O projeto integra a campanha #PorElas, liderado pelo superapp, e tem como objetivo apoiar o desenvolvimento de mulheres que já empreendem ou que desejam empreender, além de impulsionar o crescimento de seus negócios a partir de cursos gratuitos sobre temas como empreendedorismo, marketing e comunicação digital.

O Rappi também exibirá tags e banners promocionais da campanha, que destacarão em sua plataforma os estabelecimentos liderados por mulheres de forma a aumentar sua visibilidade junto aos seus usuários. Além disso, uma seleção exclusiva de lojas de empreendedoras poderá ser acessada desde a página inicial do aplicativo.

Segundo dados de janeiro de 2022 do Relatório Global Sobre a Situação das Pequenas Empresas, estudo conduzido periodicamente pela Meta, somente 19% das empresas lideradas por mulheres no Brasil reportaram aumento nas vendas em seus negócios durante o segundo semestre de 2021, enquanto 31% das empresas lideradas por homens disseram ter vendido mais. Esse é apenas um recorte dos dados que aparecem como consequência das diversas barreiras enfrentadas por empreendedoras na região, muitas vezes desfavorecidas pelo acúmulo de afazeres profissionais e cuidados com a casa, filhos e familiares.

Sandra Montes, CMO do Rappi Brasil, falou soobre a iniciativa:

“Lançar essa campanha em um período tão especial quanto o mês de março simboliza muito para o Rappi. Junto da Meta, buscamos fortalecer o protagonismo feminino na economia brasileira, oferecendo caminhos, meios e aprendizados para este grupo. Com a iniciativa #PorElas, vamos ajudar a construir um mercado mais justo e diverso”.

As aulas, que terão início em 23 março, foram elaboradas de acordo com as necessidades das empreendedoras e serão ministradas a cada duas semanas, ao longo de todo o ano de 2022. Com a condução de executivas da empresa, o Rappi oferecerá aulas sobre empreendedorismo, design de marca, área jurídica, marketing de influência e outras temáticas relevantes para o público empreendedor. Inaugurando o programa, Mariam Topeshashvili, head do Turbo do Rappi Brasil, falará sobre empreendedorismo feminino, introduzindo o tema a partir de uma iniciativa que, sob sua liderança, deu origem à vertical que mais cresce no app atualmente.

Com acesso gratuito e ilimitado, as aulas fornecidas pelo projeto serão disponibilizadas em formato de vídeo e poderão ser acessadas a qualquer momento. O conteúdo será lançado no site da Meta no modo “estreia”, que permite participação e trocas do público via chat em tempo real.

A Meta, por sua vez, disponibilizará às empreendedoras aulas de marketing digital com conteúdos sobre o uso das plataformas Facebook, Instagram e WhatsApp voltado aos negócios, além de aulas sobre a digitalização de serviços e atendimento aos clientes.

Débora Nitta, Diretora de Marketing de Negócios da Meta na América Latina comentou sobre o projeto:

“Esta colaboração com o Rappi se soma a uma série de outras iniciativas da Meta de apoio a projetos liderados por mulheres, para que assim possam prosperar e ter um impacto na economia. Esse é o compromisso do #ElaFazHistória, programa global mantido pelo Facebook desde 2016 e que busca contribuir para diminuição dos efeitos da desigualdade de gênero na vida de empreendedoras. Mais do que nunca, a iniciativa busca estar ao lado dessas mulheres, trabalhando para que oportunidades que possam ajudá-las a manter de pé os seus negócios cheguem até elas”.

As aulas estarão disponíveis na página do Rappi no Facebook e nas plataformas do programa Ela Faz História da Meta a partir do dia 23 de março. Quem tiver interesse na campanha, pode acompanhar mais detalhes no perfil do Rappi Brasil pelo Instagram.

Leave a Reply