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A RD Station líder em soluções de tecnologia para marketing digital e vendas no Brasil, lança nesta terça-feira (11/06) a segunda edição do Panorama de Marketing, maior pesquisa do setor no Brasil. O levantamento, realizado com profissionais do setor, mostra que 75% das empresas não conseguiram atingir suas metas de marketing em 2023, ao mesmo tempo em que 36% das equipes de marketing não têm definição das mesmas para 2024. Apesar do cenário desafiador, a maior parte dos entrevistados (78%) tem expectativas de crescimento neste ano.

“Vimos que as empresas seguem com dificuldades de bater as metas de marketing, mantendo os 75% do último Panorama de Marketing e, também, um aumento de 25% para 36% versus a edição anterior daquelas que não têm metas definidas. Isso reforça nosso posicionamento sobre a importância da definição de metas claras e indicadores de desempenho para o sucesso das equipes que atuam nessa área, de modo que elas consigam saber se estão evoluindo ou não em suas estratégias. Além disso, é fundamental fazer uso correto dos canais em todos os processos do funil de marketing, desde a geração de leads, bem como adotar tecnologias para melhorar o relacionamento com os clientes e alcançar melhores resultados”, destaca Bernardo Brandão, CMO da RD Station.

Entre as empresas que tiveram sucesso em atingir seus objetivos, os setores de maior destaque foram o varejo (37%), o e-commerce (34%) e o de saúde e estética (33%).Um destaque positivo observado no Panorama de Marketing 2024 foi a queda em praticamente todas as dificuldades de análise de dados, demonstrando um avanço neste quesito estratégico para as empresas.

 

Mais investimentos e expectativa de crescimento em 2024

Para 2024, mesmo em meio a um cenário com desafios, 78% dos entrevistados revelaram ter expectativas de crescimento e 49% afirmaram que irão investir mais do que em 2023 nas ações de marketing. Entre os principais objetivos apontados, estão gerar mais demandas de vendas (34%); mais reconhecimento da marca (29%); e inovar nas estratégias de Marketing Digital (15%).

Foto: Divulgação/RD Station

Foto: Divulgação/RD Station

 

Uso de Inteligência Artificial no Marketing

Com a popularização das ferramentas de inteligência artificial desde 2023, o setor de marketing também passou a fazer uso de recursos de forma estratégica. Se no Panorama de Marketing do ano passado 73% dos profissionais destacaram a IA como principal tendência para aumentar a produtividade, nesta edição já se percebe, de fato, o uso por grande parte das equipes de marketing (55% dos respondentes).

Vale destacar que 64% das empresas que usam IA alcançaram seus objetivos, enquanto 34% das que não usam conseguiram atingir as metas. O destaque fica, principalmente, entre as agências de marketing, com 71% de atingimento.

 

Conversacional e WhatsApp

Quando questionados sobre o uso de canais, o WhatsApp segue em destaque como um dos que mais teve crescimento desde o último ano, sendo utilizado por 70% das empresas em suas estratégias – 60% declararam usar na edição 2023. Os negócios B2C são os que mais utilizam – 72%, frente a 61% dos negócios B2B.

Dentre os principais usos apontados pelos profissionais estão: enviando mensagens individuais ou por lista de transmissão de forma manual (45%); captação de leads com botão de WhatsApp (44%); captação de Leads vindos de anúncios de mídia paga (39%); com uma plataforma que integra WhatsApp e demais canais digitais, como Facebook, Instagram, Telegram, etc.( 34%); manualmente, gerindo grupos de WhatsApp (33%).

Foto: Divulgação/RD Station

Foto: Divulgação/RD Station

Na temática de tendências, o uso do WhatApp por meio da atuação omnichannel (multicanal) aparece como a segunda tendência mais apontada pelos respondentes. A inteligência artificial segue como principal, com 61% dos respondentes destacando seu uso para mais produtividade e eficiência na operação.

“O Panorama de Marketing 2024 destaca a singularidade do marketing brasileiro em relação ao que se vê em pesquisas similares de outros mercados, e é um verdadeiro guia para os times. Se reflete como um índice de acompanhamento, no qual, a cada edição, conseguimos ver a evolução dos dados e entender o cenário nacional, propondo novas soluções e produtos, bem como iniciativas de educação para potencializar a eficácia das ações estratégicas e o crescimento das empresas”, conclui Brandão.

 

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