A Riachuelo, buscando o aperfeiçoamento e capacitação de seus colaboradores, criou o curso de Reaprendizagem Criativa que será ministrado por Murilo Gun, palestrante, professor e fundador da Keep Learning School, e vem com o intuito de incluir a criatividade na rotina dos funcionários da varejista. 

A empresa ainda vai fornecer certificados individuais e trará exercícios práticos e diários para a estimulação dos funcionários engajados. Além disso, os funcionários também desfrutam dos conteúdos da plataforma, a Universidade da Moda. Hoje, já são mais de 3 milhões de horas de cursos. Nele, serão disponibilizadas rodas de conversas, trocas de experiências e um banco de ideias com os diversos departamentos que fazem parte da Riachuelo. 

E para entender um pouco mais sobre esse momento de oportunidades e capacitação desenvolvido e oferecido pela Riachuelo, nós conversamos com Demetrio Teodorov, head de pesquisa e desenvolvimento da Riachuelo, que nos contou tudo sobre a ideia, a importância e necessidade de ações como essas para os funcionários. Confira a entrevista: 

 

ADNEWS – Qual a importância de atitudes como essas para os funcionários?Demetrio Teodorov: Os cursos que disponibilizamos agregam não só no crescimento profissional, mas também reforça a preocupação que a Riachuelo tem com o crescimento pessoal de cada colaborador, beneficiando ambas as partes. Nós acreditamos que o aprimoramento das habilidades de nossas equipes gera maior motivação de todos, propiciando um ambiente de trabalho mais agradável, além de refletir positivamente nos negócios da companhia.

AD – De onde surgiu essa ideia de disponibilizar cursos para os funcionários? A Riachuelo já tinha pensando em algo próximo?
Teodorov: Nós acreditamos que trabalhar as habilidades de nossos colaboradores é fundamental para ter um time engajado. Já tínhamos um projeto chamado Universidade da Moda, em que disponibilizamos conteúdo de diversos segmentos para as equipes e contabilizamos mais de 3 milhões de horas de treinamento na plataforma. Agora, oferecemos este novo curso. Nossa preocupação não é apenas com o nosso sucesso no mercado, mas também com a satisfação dos nossos colaboradores.

AD – Para a Riachuelo, esse período em casa é uma oportunidade de todos os funcionários e da própria marca de se reinventar?
Teodorov: Com certeza. Acreditamos que esse é o momento em que pequenas e grandes empresas devem olhar para dentro e ressignificar para viver neste “novo normal”. O mesmo serve para as equipes.
Estamos vivendo em um cenário desafiador que também está servindo para nos reinventarmos, pensarmos em nossos valores, hábitos, posicionamentos e investirmos mais em nós mesmos também.

AD – Como a Riachuelo está lidando com as necessidades dos funcionários em outros aspectos, como o home office ou da saúde dos funcionários que necessitam trabalhar presencialmente?
Teodorov:
Estamos comprometidos em oferecer o melhor ambiente de trabalho possível para cada um de nossos colaboradores e, no momento em que os funcionários dos escritórios foram trabalhar de forma remota, providenciamos a estrutura necessária para realizarem suas atividades de casa de forma confortável. O bem estar de todos é nossa prioridade. Agora, como temos algumas unidades que já voltaram a funcionar, os colaboradores que estão atuando nas lojas estão seguindo todas as recomendações das autoridades de saúde, utilizando equipamentos de proteção como máscaras, as lojas estão sendo higienizadas a cada duas horas, estamos mantendo a distância em corredores, filas e caixas e há controle de acesso nas lojas e aferição da temperatura dos clientes na entrada. Sabemos o quanto estar próximo faz diferença neste momento e por isso realizamos reuniões entre as equipes para discutir sobre o momento atual, sanar dúvidas ou orientar os colaboradores, e contamos com o Espaço Saúde, programa interno que dá apoio médico aos colaboradores.

AD – Você poderia nos explicar melhor sobre o curso Reaprendizagem Criativa? O que os funcionários vão encontrar?
Teodorov:
O curso Reaprendizagem Criativa, ministrado por Murilo Gun, conta com diversos módulos que focam em estabelecer uma nova maneira de pensar criativamente, focando no empreendedorismo e inovação para resolução de problemas e novas formas de produzir.

AD – Esse novo curso pode ajudar em uma possível e futura remodelação criativa da Riachuelo no ‘pós-pandemia’?
Teodorov:
A Riachuelo é uma empresa com DNA inovador, que aplica a criatividade e inovação em seus processos internos e em soluções para seus clientes. Este curso é mais uma forma das equipes estarem engajadas e alinhadas com o jeito Riachuelo de trabalha e pensar e com certeza agregará muito para a nova rotina de trabalho que já estamos tendo por conta do momento atual de pandemia.