Skip to main content

Impulsionada pelo sucesso do Campeonato Paulista nos últimos anos, a Record está determinada a ampliar sua programação esportiva. A emissora de Edir Macedo fez uma proposta pelos direitos de transmissão da Eurocopa de 2024 e 2028, em uma concorrência encerrada no final de maio. Globo, SBT e ESPN também estão na disputa, e o resultado será anunciado neste mês.

De acordo com informações do colunista Daniel Castro, do UOL, Antonio Guerreiro, vice-presidente de Jornalismo da Record, liderou a iniciativa com o apoio da área comercial. A emissora comemorou o aumento na arrecadação do Campeonato Paulista de 2023 em comparação com o ano anterior, o que motivou a entrega da proposta no dia 22 de maio.

A participação da Record na disputa surpreendeu a CAA Eleven, agência responsável pela negociação dos torneios da União das Associações Europeias de Futebol (UEFA). A Record e o SBT estão lutando pelos direitos de transmissão na TV aberta, enquanto a proposta da Globo abrange também plataformas pagas, como TV por assinatura e streaming. A Disney, seguindo a estratégia da Globo, está interessada em fortalecer a ESPN e o Star+.

De fato, a Record tem motivos para buscar mais futebol, já que o Campeonato Paulista 2023 alcançou uma média de 11 pontos na Grande São Paulo (SP) e frequentemente superou a Globo nas tardes de domingo. Além disso, a emissora conseguiu atrair grandes anunciantes, como Claro, McDonald’s e Itaú, que geralmente não investem em sua programação. O reality show A Grande Conquista, por exemplo, enfrenta dificuldades para atrair anunciantes de alto nível.

Quem pode mais?

A experiência passada da Record pode ser um trunfo nessa disputa. A emissora transmitiu a Eurocopa em 2004 e 2008, alcançando bons índices de audiência e vencendo a Globo em jogos eliminatórios. Essa iniciativa contribuiu para popularizar o futebol europeu no Brasil.

Por sua vez, a Disney possui uma carta na manga: adquiriu os direitos de transmissão da Eurocopa em países vizinhos. Recentemente, a empresa do Mickey Mouse foi declarada vencedora na disputa pelos direitos de exibição em toda a América Latina e Caribe. Espera-se que o mesmo aconteça no Brasil.

Já a Globo pretende manter um evento que foi de grande importância em um momento desafiador. A Eurocopa ajudou a sustentar os números do SporTV após a emissora líder de audiência ter perdido os direitos de transmissão da Libertadores na TV por assinatura, em uma medida para reduzir os custos.

Enquanto isso, o SBT pretende se tornar a “casa do futebol europeu” na TV aberta. A emissora de Silvio Santos já possui os direitos de transmissão da Champions League, da Europa League, da Conference League e da Supercopa da Europa até 2024. A proposta do SBT pela Eurocopa foi considerada “boa” nos bastidores. E aí, quem você acha que leva a melhor nessa disputa de gigantes?

A Eurocopa de 2024 será realizada na Alemanha, entre 14 de junho e 14 de julho do próximo ano. A edição de 2020 (disputada em 2021 devido à pandemia de Covid-19) foi um sucesso na televisão brasileira, com a Globo e o SporTV quebrando recordes de audiência.

Fique ligado no Adnews pelo Instagram e LinkedIn! Pra gente, sair do óbvio é tão óbvio quanto criar e transformar.