A aguardada nona edição do Rock in Rio abre seus portões logo mais às 14h, no Rio de Janeiro, e quer deixar sua marca não apenas como um megafestival musical, mas como um evento mais comprometido com a sustentabilidade.
Uma das novidades são os ingressos no formato digital, que podem ser baixados no celular, substituindo as pulseiras; exemplo simples, mas que, em larga escala, impacta na redução de resíduos.
O palco Mundo – o maior palco principal de toda a história do festival – é de aço 100% reciclado e reciclável. Desenvolvido em parceria com a Gerdau, as 200 toneladas do material usadas na estrutura, podem ser reutilizadas em novos palcos ou reaproveitadas em projetos de casas, edifícios e carros, por exemplo.
No palco se apresentam hoje atrações como Sepultura e a Orquestra Sinfônica Brasileira, às 18h, e na sequência Dream Theater, Megadeth e Iron Maiden.
Pela primeira vez, o evento tem um plano de sustentabilidade público, anunciado em setembro do ano passado, com metas para 2022 e compromissos para 2030.
Reciclagem
Segundo a organização do Rock In Rio, o evento foi primeiro da América Latina a ser certificado pela ISO 20121 — Sistema de Gestão de Eventos Sustentáveis — enviando atualmente para reciclagem 80% de todos os resíduos gerados durante sua realização. A meta para 2030 é desviar todos os seus resíduos de aterro.
Para esta edição, as marcas Rock in Rio, Coca-Cola, Heineken®, Natura, DORITOS®, KITKAT® e Braskem se uniram para reciclar copos plásticos, embalagens de salgadinhos e de chocolates consumidos durante o evento.
Serão 4,5 milhões de copos plásticos produzidos para os sete dias do festival, cerca de 130 mil embalagens de KITKAT®, além das de DORITOS®.
O objetivo é incentivar o público a fazer o descarte correto durante o evento. Heineken e Coca-Cola imprimiram mensagens de incentivo nos copos. O volume desse material recolhido na Cidade do Rock será transformado pela Braskem em matéria-prima circular para a produção de embalagens de produtos da Natura.
Já no caso das embalagens de salgadinhos e de chocolates, a Braskem ficará responsável pelo processo de captação e encaminhamento dos materiais para reciclagem. DORITOS® e KITKAT® fortalecerão a estratégia de comunicação no festival para convocar as pessoas a se engajarem no projeto de sustentabilidade.
A ação pretende incentivar as pessoas a fazerem o descarte correto dos resíduos, não apenas em lixeiras mas nos quatro pontos de descarte onde a Braskem tem pontos de coleta.
Os materiais plásticos descartados na ação da Braskem podem ser trocados por pontos, que se transformam em brindes, a serem usados no evento, como protetor solar, colchonetes infláveis ou porta-carregador de celular.
“Este ano, além das iniciativas com os recicláveis, estamos destinando para compostagem o resíduo orgânico dos caterings artístico e de fornecedores. Apenas na montagem já temos menos 650kg de resíduos orgânicos para o aterro”, diz Roberta Medina, vice-presidente executiva do Rock in Rio, sobre as ações de sustentabilidade desta edição do evento.
“Temos convicção de que só conseguiremos fazer melhor a cada dia se toda a cadeia produtiva estiver envolvida e se essas iniciativas estiverem ao alcance de mais e mais empresas. Essa união de várias empresas em prol de um mesmo objetivo é um exemplo de como isso pode acontecer”, afirma.
O pós-evento incluí um planejamento para a destinação dos resíduos. Envolve parceiros do Rock In Rio como Comlurb, cooperativas, Braskem, Clean Plastic e Reutiliza Já, até que a resina reciclada seja entregue à Natura, para a fabricação de embalagens de produtos de cuidados pessoais.
Foto de Destaque: Palco Mundo do Rock In Rio 2022 (Divulgação)