Skip to main content

A aguardada nona edição do Rock in Rio abre seus portões logo mais às 14h, no Rio de Janeiro, e quer deixar sua marca não apenas como um megafestival musical, mas como um evento mais comprometido com a sustentabilidade.

Uma das novidades são os ingressos no formato digital, que podem ser baixados no celular, substituindo as pulseiras; exemplo simples, mas que, em larga escala, impacta na redução de resíduos.

O palco Mundo – o maior palco principal de toda a história do festival – é de aço 100% reciclado e reciclável. Desenvolvido em parceria com a Gerdau, as 200 toneladas do material usadas na estrutura, podem ser reutilizadas em novos palcos ou reaproveitadas em projetos de casas, edifícios e carros, por exemplo.

No palco se apresentam hoje atrações como Sepultura e a Orquestra Sinfônica Brasileira, às 18h, e na sequência Dream Theater, Megadeth e Iron Maiden.

Pela primeira vez, o evento tem um plano de sustentabilidade público, anunciado em setembro do ano passado, com metas para 2022 e compromissos para 2030.

Reciclagem

Segundo a organização do Rock In Rio, o evento foi primeiro da América Latina a ser certificado pela ISO 20121 — Sistema de Gestão de Eventos Sustentáveis — enviando atualmente para reciclagem 80% de todos os resíduos gerados durante sua realização. A meta para 2030 é desviar todos os seus resíduos de aterro.

Para esta edição, as marcas Rock in Rio, Coca-Cola, Heineken®, Natura, DORITOS®, KITKAT® e Braskem se uniram para reciclar copos plásticos, embalagens de salgadinhos e de chocolates consumidos durante o evento.

Serão 4,5 milhões de copos plásticos produzidos para os sete dias do festival, cerca de 130 mil embalagens de KITKAT®, além das de DORITOS®.

O objetivo é incentivar o público a fazer o descarte correto durante o evento. Heineken e Coca-Cola imprimiram mensagens de incentivo nos copos. O volume desse material recolhido na Cidade do Rock será transformado pela Braskem em matéria-prima circular para a produção de embalagens de produtos da Natura.

Campanha da Braskem “Transformar o Plástico dá Rock”

Já no caso das embalagens de salgadinhos e de chocolates, a Braskem ficará responsável pelo processo de captação e encaminhamento dos materiais para reciclagem. DORITOS® e KITKAT® fortalecerão a estratégia de comunicação no festival para convocar as pessoas a se engajarem no projeto de sustentabilidade.

A ação pretende incentivar as pessoas a fazerem o descarte correto dos resíduos, não apenas em lixeiras mas nos quatro pontos de descarte onde a Braskem tem pontos de coleta.

Posto Braskem RIR
 engajado em sustentabilidade
Posto de coleta de materiais plásticos da Braskem no Rock In Rio

Os materiais plásticos descartados na ação da Braskem podem ser trocados por pontos, que se transformam em brindes, a serem usados no evento, como protetor solar, colchonetes infláveis ou porta-carregador de celular.

“Este ano, além das iniciativas com os recicláveis, estamos destinando para compostagem o resíduo orgânico dos caterings artístico e de fornecedores. Apenas na montagem já temos menos 650kg de resíduos orgânicos para o aterro”, diz Roberta Medina, vice-presidente executiva do Rock in Rio, sobre as ações de sustentabilidade desta edição do evento.

“Temos convicção de que só conseguiremos fazer melhor a cada dia se toda a cadeia produtiva estiver envolvida e se essas iniciativas estiverem ao alcance de mais e mais empresas. Essa união de várias empresas em prol de um mesmo objetivo é um exemplo de como isso pode acontecer”, afirma.

O pós-evento incluí um planejamento para a destinação dos resíduos. Envolve parceiros do Rock In Rio como Comlurb, cooperativas, Braskem, Clean Plastic e Reutiliza Já, até que a resina reciclada seja entregue à Natura, para a fabricação de embalagens de produtos de cuidados pessoais.

Foto de Destaque: Palco Mundo do Rock In Rio 2022 (Divulgação)