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Empreendedores de diversas regiões do país são as estrelas da nova campanha de reposicionamento de marca do Itaú Empresas, unidade de negócio voltada ao atendimento e assessoria para pequenas e médias empresas (PMEs) – que também conta com o ex-jogador Ronaldo Nazário para dar luz a histórias de sucesso de clientes que têm o banco como parceiro em seu crescimento. Nos filmes, o Fenômeno aparece de surpresa em alguns dos empreendimentos, estabelecendo com os empreendedores uma conversa sobre os desafios de empreender e as trajetórias de sucesso traçadas por eles com o apoio do banco.

Sob a visão dos próprios clientes, em diferentes ramos, regiões e estágios de maturidade, Ronaldo explora desafios e aprendizados, criando identificação imediata. Composta por mais de 15 filmes para TV e digital além de outras frentes, todas sob o conceito “Jogando Junto”, a campanha, criada pela agência GALERIA.ag, destaca como a evolução da proposta de valor do Itaú Empresas nos últimos anos foi fundamental para apoiar suas conquistas, consolidando o banco como o melhor e mais atuante parceiro do empreendedor.

“Quando iniciamos este projeto, nós tínhamos uma certeza: iriamos dar à luz para os nossos clientes. O mundo de um empreendedor é desafiador e solitário, precisávamos criar identificação imediata. Nossos clientes são diversos, de vários ramos, possuem negócios em diferentes estágios de maturidade e estão em diversos locais do nosso país; eles eram as melhores pessoas para contar cada um dos pilares da nossa nova proposta de valor”, afirma Aline Bozzi, superintendente de marketing do Itaú Unibanco. “Ronaldo se reinventou como um empreendedor de muito sucesso nesta nova fase de sua carreira. Sua história teve desafios, contratempos, como as de nossos clientes. Colocá-los juntos, dividindo suas histórias, traduz nossa busca por entender as dores e desafios de cada cliente. Jogar junto é estar próximo e fazer a diferença de fato no que elas precisam”.

Entre os empresários que dividem suas experiências e são surpreendidos por Ronaldo nesse novo momento da campanha, após o filme Manifesto (veja abaixo), estão Clemilson Correia, CEO da Buysoft; Isabela Akkari, fundadora da marca de mesmo nome especializada em doces saudáveis e artesanais; Eduardo Rocha Filho, CEO da VRZ Blindados; e Raul Matos, fundador da Biscoitê. Em cada conteúdo, eles destacam como o banco é um grande aliado e foi essencial em diversos momentos de suas jornadas empreendedoras, contribuindo para potencializar seus resultados.

“As necessidades das PMEs mudaram muito nos últimos anos. Cada vez mais, elas precisam, além dos serviços e produtos financeiros, com excelência nas necessidades bancárias diárias, de assessoria estratégica que o apoie nos momentos decisivos para sua empresa. Assim, reestruturamos nosso negócio, saindo de um olhar voltado a transação e produto para um modelo consultivo, integrado e próximo. Focamos nas principais dores do empreendedor brasileiro, buscando atuar como um parceiro para resolver seus problemas e ajudá-los a prosperar. A solidão é um tema muito presente na vida do empreendedor e entendemos que poderíamos ter um papel importante para apoiá-los nas próprias jornadas”, afirma André Rodrigues, diretor de Pequenas e Médias Empresas do Itaú Unibanco.

Ronaldo visita empresa em Maringá-PR

No filme, o time da Buysoft, com sede localizada em Maringá (PR), é surpreendido no escritório ao perceber que Ronaldo está sentado em uma das mesas, participando de uma videochamada com Clemilson Correa, CEO da empresa. Após a surpresa, ambos compartilham as principais dificuldades que enfrentaram em seus negócios. Clemilson conta como a parceria com seu gerente, Pedro Branco Junior, foi essencial para conseguir crescer – mostrando como a relação de proximidade e o entendimento do negócio foram fatores decisivos a evolução desde o marco zero.

“Quando estamos no início da nossa jornada, é muito comum receber não e isso nos devasta, comigo não foi diferente. Foi com o Pedro, gerente do Itaú Empresas, que tive o meu primeiro sim. Após o contato, ele foi até a minha casa – a primeira sede da minha empresa, localizada na periferia de Maringá, no Paraná. Começamos com uma conta corrente e um cheque especial de três mil reais”, conta Clemilson. “Alguns anos depois, quando nosso terceiro escritório foi inaugurado, o Pedro estava presente e o vi chorando de emoção. Para mim, essa cena sintetiza o que é o Itaú: é humano sempre, com um time preparado para o dia a dia, momentos importantes, com pessoas que trabalham juntos para crescerem juntos.”, detalha.

Segundo o empresário, o Itaú está presente em mais de 80% da operação da Buysoft. “Ano após ano, estamos crescendo continuamente, e para financiar esse crescimento é necessário contar com parceiros de confiança, que entendam nosso momento e indiquem as ferramentas adequadas. Existem múltiplos produtos no mercado, e eu digo com muita convicção que tive uma pós-graduação em finanças com o Itaú. Conheci e fiz uso de muitas soluções e produtos à nossa disposição para impulsionar a empresa, conhecimentos que faculdade nenhuma consegue nos ensinar.”.

Conversa no Carro

Eduardo Rocha Filho, CEO da VRZ Blindados, de São Paulo-SP, estará dirigindo um dos carros blindados nas ruas de Maringá e estaciona em frente a uma agência, quando vê Ronaldo saindo e vindo em sua direção. O Fenômeno entra no carro, e Eduardo conta como conduziu a sua empresa do zero até virar o segundo player do setor de carros blindados. Para ele, o Itaú Empresas foi muito mais que um agente financiador: o banco atuou como um verdadeiro consultor que ajudou a direcionar o crescimento da empresa – indicando a hora de acelerar e de brecar, e estando próximo o suficiente para entender as dores e oferecer soluções personalizadas que ele precisava em cada um dos momentos que passou. Seu negócio está associado a prover segurança; por isso para ele sempre foi importante contar com um parceiro que ofereça proximidade, solidez e alta performance. Reveja abaixo:

“Vejo que o Itaú Empresas se posiciona para estar próximo de seus clientes. No começo da minha jornada, me sentia muito sozinho, mas sempre tive o Itaú como um consultor para me ajudar a direcionar crescimento, e de forma especializada, entendendo as dores do meu negócio e oferecendo o que eu precisava comprar, não o produto que queriam vender. São esses atributos que o diferenciam muito da concorrência”, destaca o empresário. Com mais de 3000 veículos entregues em 4 anos, a VRZ está em constante evolução, investindo em novas ferramentas e qualificação de mão de obra, entregando aos seus clientes o que há de mais tecnológico quando pensam em blindagem automotiva. Em 2022, quando passaram pela segunda ampliação de produção, mudaram para uma fábrica de 10 mil metros quadrados, com capacidade de produção para até 400 carros por mês.

Surpresa na loja

Já no caso da Isabela Akkari, confeiteira especializada em doces saudáveis e artesanais em São Paulo, a surpresa acontece quando ela chega em sua loja e se depara com Ronaldo vendendo seus produtos. Isabela conta como, em fevereiro de 2020, um mês antes da pandemia, pensava em uma solução para suas vendas para a Páscoa, e o Itaú sugeriu um capital de giro para que ela comprasse o chocolate necessário à vista. Um movimento que fez toda a diferença, e permitiu que a empresa desse um grande salto em termos de visibilidade e faturamento. “O nosso gerente de atendimento sempre foi muito próximo. É uma relação humanizada, como se ele já fizesse parte da nossa equipe, trazendo soluções assertivas para cada momento da empresa, e já prevendo demandas futuras que iremos precisar. É algo que ajuda muito no crescimento e sinto muita segurança de estar com o Itaú Empresas”, reforça. Pioneira na confeitaria saudável no Brasil, a marca Isabela Akkari está há 10 anos no mercado e vem conquistando a cada dia mais espaço e clientes, sendo referência na confeitaria sem glúten, sem lactose e sem refinados.

Ronaldo na Fábrica

Em uma visita à fábrica da Biscoitê (clique aqui para assistir), em São Paulo, Ronaldo aparece de surpresa na produção, oferecendo sua ajuda à Raul Matos, que conversava com alguns colaboradores naquele momento. O empreendedor conta que já teve outras empresas, e com a ajuda de um plano de negócios e análises de dados realizadas pelo time do Itaú, decidiu expandir no modelo de franquias – uma forma de crescer e fazer com que mais pessoas fossem sócias do seu sonho. “Eu amo empreender e quero ajudar outras pessoas nesse sentido. O Itaú Empresas foi essencial para termos essa plataforma de empreendedorismo. Quando decidimos que era o momento de dar o salto de governança, para auditar a empresa, abrir mais lojas, expandir linha de produção e mão de obra, o Itaú já estava pronto para esse passo, com um plano de negócios completo e preciso. A relação que temos é de confiança, de aconselhamento. É um trabalho que eles fazem para contribuir com o negócio”, relembra o empreendedor. Fundada em 2012 com a missão de transformar a paixão por biscoitos finos em uma verdadeira arte, a Biscoitê se transformou nos últimos anos em uma próspera rede com mais de 50 boutiques espalhadas por todo o Brasil.

 

Mais empreendedores ao longo da campanha

Além dos filmes com o Ronaldo, a campanha também conta com vídeos de mais 11 histórias de clientes de diversas regiões do país, estratégia online, mídia Out-of-Home, vinhetas, rádios, mídia impressa e produção de conteúdo.

Os empreendedores que contam suas histórias são:

  • Carolina Meirelles, CEO da Café Fazenda Floresta
  • Monica Cavenaghi, diretora da Cavenaghi, indústria de adaptação de automóveis para pessoas com necessidades especiais
  • Ana Lygia Faria e Alexandre Silva, fundadores da confeitaria PikurruchA’S
  • Thiago Miranda, diretor do Grupo Mirandinha, indústria de plásticos
  • Fernando Baraldi, fundador da Baraldi Imóveis, administradora de condomínios
  • Eliana Morita, sócia-fundadora da CITI Hinode, clínica de tratamento de infertilidade
  • Felipe Cassola, CEO da SEV Exclusivv, indústria de vidro
  • Patrícia Fonseca, triatleta transplantada e fundadora do Instituto Sou Doador
  • Julia Vergueiro, fundadora da Nossa Arena, empresa especializada em futebol feminino
  • Gustavo de Barros, fundador da São Judas Materiais Médicos
  • Edgar Mothe, fundador da Bio Mundo, rede de lojas de produtos naturais e nutrição esportiva

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