Skip to main content

Salvador é uma das capitais mais conhecidas e visitadas do Brasil. Famosa pelo seu carnaval, a cidade vai muito além e tem atrações para todos os gostos. Gosta de história? A capital baiana tem mais de 400 anos de história para contar nas suas ruas e museus. Procura um tour gastronômico? As heranças africanas e europeias estão por todos os restaurantes e resultam em uma culinária única. Prefere uma praia? O que acha de visitar praias paradisíacas e com águas quentinhas? Na Bahia você também encontra.

O seu clima ameno permite que a cidade possa ser visitada o ano todo. Então, se você ainda não comprou sua passagem para Salvador porque acha que não vai ter tempo ou não sabe o que visitar, aqui vai um roteiro de 3 dias para se inspirar.

Dia 1: História 

Comece o dia visitando o famoso Pelourinho. Este bairro oferece um vislumbre do passado colonial do Brasil e é um Patrimônio Mundial da UNESCO. Visite a Igreja São Francisco, famosa por seu interior dourado, e a Catedral Basílica, considerada igreja-mãe de todas da cidade. As casas coloniais preservadas, as ruas de paralelepípedos e as fachadas bem preservadas das igrejas com certeza renderão boas fotos. Não deixe de passar pelo Largo do Pelourinho, onde está a Fundação Casa de Jorge Amado, dedicada ao renomado escritor baiano. Lá você também poderá encontrar o casarão famoso por estar no clipe que Michael Jackson gravou em Salvador.

O Elevador Lacerda conecta a Cidade Alta e a Cidade Baixa, além de oferecer uma vista espetacular da Baía de Todos os Santos. Na Cidade Baixa, você pode visitar o Mercado Modelo, onde encontra uma variedade de mercadorias locais e a tradicional cachaça. Poderá terminar o dia aproveitando a vida noturna do Largo do Pelourinho onde acontecem apresentações de capoeira e música ao vivo.

Dia 2: Orla e Praias

O Farol da Barra é um dos cartões postais da cidade e abriga o Museu Náutico, além de ter uma linda vista do mar. Muitos aproveitam o ponto para apreciar o pôr do sol. A Praia do Flamengo e a Praia de Stella Maris são ideias para aproveitar um belo dia de calor. Outras opções são a Praia da Barra e a Praia do Rio Vermelho. Nesta última, você pode encontrar o famoso acarajé da Dinha. Afinal, não tem como visitar Salvador e não provar a sua mais famosa iguaria, não concorda? 

O bairro do Rio Vermelho também oferece boas opções para aproveitar a noite baiana. Uma ótima opção é o Restaurante Casa de Tereza, que oferece pratos tradicionais com um toque contemporâneo. 

Dia 3: Cultura e Belezas Naturais

O Dique do Tororó abriga imponentes esculturas de Orixás, divindades do candomblé, flutuando nas águas. Em seguida, poderá visitar o bairro da Liberdade onde há várias opções de restaurantes com comida típica baiana como o vatapá, caruru e feijoada. 

Caso queira estender um pouco, a tarde poderá pegar um ferry-boat no Terminal Marítimo de São Joaquim e em cerca de uma hora, você chegará à Ilha de Itaparica. Famosa entre os baianos, a ilha oferece praias tranquilas, como a Praia de Ponta de Areia, e uma atmosfera relaxante, perfeita para encerrar sua viagem com chave de ouro.

Dicas Gerais:

  • Transporte: Salvador tem um trânsito intenso, especialmente em horários de pico. Considere utilizar táxis ou aplicativos de transporte para maior comodidade.
  • Segurança: Como em qualquer grande cidade, esteja atento aos seus pertences, especialmente em áreas turísticas e praias.
  • Vestimenta: Use roupas leves e confortáveis, e não esqueça o protetor solar e o chapéu, já que o clima de Salvador é tropical e quente durante todo o ano.

Este roteiro de três dias oferece uma amostra das muitas opções de Salvador, desde sua rica história colonial até suas belas praias e vibrante cultura afro-brasileira. Caso queira estender a viagem, com certeza não faltarão opções para aproveitar a capital baiana.

Então, o que está esperando? Compre a passagem, prepare a mala e curta cada minuto dessa cidade única, afinal, como os próprios baianos falam, “Salvador meu país!”.

 

Imagem de capa: Pixabay