Skip to main content

O planejamento de uma festa pode ser estressante, especialmente quando se trata de preparar pratos deliciosos para os convidados. Mas, a Samsung está incorporando inteligência artificial na cozinha moderna para transformar a maneira como os usuários cozinham.

Durante a Consumer Electronics Show (CES) 2024, realizada entre os dias 9 a 12 de janeiro em Las Vegas (EUA), a Samsung Electronics convidou o influenciador gastronômico britânico conhecido como ‘elburritomonster’ para mostrar como a IA simplifica o planejamento de menus, o ato de cozinhar e compartilhar alimentos, permitindo que os anfitriões gastem menos tempo na cozinha e desfrutem de mais momentos de qualidade com seus convidados. Oliver, que possui 40 mil seguidores no aplicativo Samsung Food, fez uma demonstração culinária de suas refeições favoritas para jantares utilizando os eletrodomésticos inteligentes da marca.

A Samsung Food é uma experiência culinária inovadora que utiliza o poder da IA para oferecer receitas personalizadas e conselhos sobre dieta. Lançada em agosto de 2023, a plataforma funciona como um assistente pessoal de cozinha, orientando os usuários para descobrir novos pratos, elaborar menus personalizados, gerenciar estoque de ingredientes e controlar remotamente seus eletrodomésticos de cozinha. Os usuários também podem compartilhar suas receitas favoritas nas redes sociais, transformando-a em uma plataforma completa para entusiastas da culinária.

Oliver iniciou a apresentação procurando itens para seu jantar no aplicativo Samsung Food. Usando o recurso de busca de imagens, ele tirou fotos dos ingredientes que tinha disponíveis. Entre as diversas receitas recomendadas pelo aplicativo, ele optou por um burrito de café da manhã com vinagrete de manga.

Para garantir que os convidados conseguissem desfrutar da refeição que ele preparou, Oliver usou o recurso Personalize Recipe, permitindo-lhe ajustar a receita de acordo com várias restrições alimentares ou preferências dietéticas, incluindo opções veganas, sem glúten, sem lactose, entre outras. Optando por uma receita vegana, ele substituiu o queijo convencional por uma versão vegana e trocou a linguiça por feijão. Além disso, escolheu a alternativa sem glúten, substituindo as tortilhas normais por outras sem glúten. Para os ingredientes adicionais necessários, ele os comprou facilmente usando o aplicativo Samsung Food.

Mantenha os alimentos frescos e a geladeira abastecida

Enquanto Oliver colocava os tomates e as cebolas que comprou na geladeira, a câmera interna tirava fotos automaticamente desses ingredientes, criando uma lista de inventário de alimentos e registrando a data de armazenamento dos ingredientes. Esta função inovadora foi possível usando o recurso AI View Inside do refrigerador BESPOKE 4-Door Flex com AI Family Hub+, que teve sua estreia na CES 2024.

“O recurso AI View Inside representa uma revolução para os entusiastas da culinária. Sua incrível conveniência permite notificações automáticas quando os ingredientes estão próximos do vencimento, eliminando a necessidade de verificar manualmente a data de validade de cada produto. Além disso, o recurso sugere receitas através do aplicativo Samsung Food, levando em consideração os ingredientes já presentes na geladeira”, disse Oliver.

Cozinha perfeita com eletrodomésticos inteligentes

A receita que Oliver salvou no aplicativo Samsung Food em seu smartphone apareceu perfeitamente na tela do Slide-in Range. Quando ele pressionou o botão Start Cooking, as configurações de cozimento ideais para a receita, incluindo temperatura e tempo, foram definidas automaticamente e transmitidas imediatamente. Com a ajuda de uma tela LCD de 7 polegadas, Oliver conseguiu controlar facilmente a receita e o tempo restante de cozimento.

Para compartilhar sua criação culinária, Oliver fotografou o burrito pronto, compartilhando-o com seus seguidores na conta da Samsung Food Community e dando uma grande mordida junto com seu colega anfitrião, enquanto muitos na plateia sussurravam que também adorariam dar uma mordida. Oliver enfatizou a ampla variedade de receitas disponíveis no Samsung Food e recomendou entusiasticamente a plataforma para qualquer evento futuro.

Samsung Food e eletrodomésticos inteligentes, como o refrigerador BESPOKE 4-Door Flex com AI Family Hub+ estão revolucionando as experiências de cozinha por meio do poder da IA avançada. No futuro, a Samsung pretende explorar maneiras adicionais de aprimorar a conectividade entre dispositivos, proporcionando experiências mais inteligentes e convenientes aos consumidores na cozinha.

Homenageado com o Prêmio de Inovação na CES 2024, o Samsung Food continuará a evoluir e atender às necessidades dos usuários. Os produtos Samsung apresentados no evento ainda não têm previsão de lançamento no Brasil.

 

Acompanhe o Adnews no Instagram e LinkedIn. #WhereTransformationHappens