Skip to main content

Com mais de 40 anos de história, o Sistema Brasileiro de Televisão aposta no SBT News como sua multiplataforma digital para levar uma nova experiência de jornalismo com integração para TV aberta. Uma equipe da emissora, fruto do sonho de seu fundador, Silvio Santos, marcou presença no Digitalks Expo 2023, principal evento de negócios do universo digital.

Marcelo Torres, repórter e apresentador no SBT, explica que o SBT News é um canal de notícias com transmissão na internet que nasceu em 2019 e que, em apenas três anos, passou de 125 milhões para 1 bilhão de visualizações por ano.

“Ao observar esse salto nas visualizações, passamos a tentar entender os fatores que contribuíram para esse crescimento. Uma das principais razões foi a ampliação de transmissões ao vivo durante o período da pandemia de Covid-19. Esse movimento foi muito importante naquele momento em que o público estava ansioso por mais informações sobre a crise sanitária”, disse Rodrigo Hornhardt, gerente de Integração e Planejamento de Jornalismo do SBT.

Ele ressalta que a produção de conteúdo exclusivo para o digital atingiu uma audiência maior, e os números refletem esse fato.

“Em 2020, fizemos 78 transmissões ao vivo. Em 2022, esse número cresceu para 787. Entre as campeãs de views, estão o 1º turno da eleição do ano passado, com 8 milhões de visualizações, e a despedida da cantora Marília Mendonça, com 5 milhões ”, afirmou Hornhardt.

Débora Bergamasco, repórter e apresentadora no SBT, destacou como o digital mudou a sua rotina de trabalho.

“Estou há cinco anos no SBT e faço a cobertura de política em Brasília. Com o espaço do digital, é possível expandir mais o material com apurações e exclusivas que vão rapidamente para o canal. A TV aberta também aproveita o material, mas em horários diferentes e com uma limitação de tempo para cada matéria”, explicou.

Hoje, o SBT News é integrado à TV aberta no período da madrugada (das 2h às 6h) e também possui dez programas que são exclusivos do digital. “O interessante de ocupar um espaço também na TV aberta nas madrugadas é que, com essa integração, conseguimos experimentar outras possibilidades para a TV, com outros formatos de conteúdos que não chegavam antes. Foi possível romper alguns paradigmas que determinados formatos ou conteúdos não cabem na TV”, afirmou Marcelo Casagrande, gerente de Jornalismo e apresentador no SBT.

* Com a colaboração de Arucha Fernandes | Foto de capa: Aline Porfírio

 

Acompanhe a gente no InstagramLinkedIn e Threads. Adnews, onde as transformações acontecem. ????