Skip to main content

Brasil Imperial é uma série independente, produzida pela Fundação Cesgranrio e com distribuição da ELO Company.  A série que estava disponível pela plataforma de streaming Amazon Prime Vídeo aqui no Brasil, Portugal e na África, a partir deste mês de abril está disponível também através da mesma plataforma para toda América Latina e Espanha e em breve também estará disponível para os Estados Unidos e Canadá.

A história

Narrada pelo jornalista Gonçalves Ledo (interpretado pelo ator Ricardo Soares), a história retrata o período de permanência de D. João nas Américas e o primeiro império de D. Pedro apresentando as negociações, tramas e conspirações políticas que marcaram aquele período. 

Assim como também as atitudes autoritárias do Imperador e seus romances extraconjugais, a morte da Princesa Leopoldina, as revoltas populares em busca de maior liberdade e o estabelecimento de uma elite econômica e política orientada por privilégios, além da corrupção e interesses escusos que pautaram a vida do Brasil nesse período, que são o pano de fundo para o intrincado romance de Arrebita e Ana do Congo. 

Gonçaves Ledo

Gonçalves Ledo nasceu em 11 de dezembro de 1781 em Cachoeiras de Macacu, município do Rio de Janeiro. Em 1795, foi para Portugal terminar os estudos e cursar Direito na Universidade de Coimbra e devido à morte prematura de seu pai, Ledo retornou ao Brasil em 1808. 

No decorrer da história na série, Ledo, opositor das ideias absolutistas daquele período, juntamente com seus companheiros da maçonaria e outros jornalistas da época, luta pelos ideais republicanos, tendo nessa trajetória importantes embates com José Bonifácio, ministro de D. Pedro.   

Sinopse oficial da série

“Brasil Imperial” narrada por Gonçalves Ledo, conta a história de Arrebita que chega ao Brasil junto com a corte portuguesa em 1808, fato inaugural de um período de grandes transformações políticas e sociais que transformaram o Rio de Janeiro em capital do reino português e criaram as condições para a independência do país. 

Produção

A produção conta com o roteiro de Antônio Ernesto Martins e direção de Alexandre Machafer, mesmos roteirista e diretor do longa-metragem “O Filho do homem” que esteve em circuito nacional brasileiro em 2019 e que atualmente também está disponível pela Amazon Prime. 

Totalmente filmada na cidade do Rio de Janeiro, a produção não utilizou estúdio e optou por locações reais como a Igreja Nossa Senhora do Outeiro da Glória, o Paço Imperial, o Real Gabinete Português de Leitura, o Centro Cultural da Justiça Eleitoral e a Casa Marquesa de Santos. 

TRAILER OFICIAL: 

Leave a Reply