Skip to main content

Milhões de pessoas já “cantarolaram” seus jingles, e também há quem o conheça como vocalista e guitarrista do conjunto nacional The Clevers. Esse era Francis Monteiro, publicitário e compositor que será homenageado no disco ‘NOUTRAS MÃOS – Os Temas Nunca Gravados de Francis Monteiro’. O álbum contará com músicas autorais inéditas, e vai chegar às plataformas digitais no próximo sábado (10). No mesmo dia, haverá também o lançamento em show no Jazz B, às 21h, com participações de Trio Corrente, Fábio Peron, Neymar Dias, Swami Jr., Toninho Ferragutti e Brazuquinté.

O projeto que retrata a obra de Francis tem como diretor artístico seu próprio filho, Thiago Monteiro, pianista com indicações ao Grammy e também criador do selo Blaxtream. A ideia da homenagem ainda em vida surgiu pouco tempo depois de Francis sofrer um AVC, em 2019, e ser impedido de continuar tocando em função das sequelas motoras. 

Além disso, Thiago reuniu obras inéditas de seu pai e convidou os mesmos artistas presentes no show realizado no Jazz B para executá-las em um álbum que tinha como instrumento central o violão. A gravação contou com a presença do próprio homenageado, que faleceu em 2022, antes do disco ser finalizado.

O repertório é formado pelas canções ‘Estrada do Engenho’, ‘Estudo 27’, ‘Vamo Lá Garoto’, ‘Muros Mouros’ e ‘Choro Pro Sivuca’, todas composições de Francis Monteiro, e ‘Choro em Valsa’, de sua parceria com André Marques. Todos os arranjos são do publicitário.

Trajetória de Francis Monteiro

Nascido em família de artistas, Francis iniciou sua carreira na Jovem Guarda, no The Clevers, grupo com o qual lançou dez discos. Durante uma temporada na casa de shows ‘O Beco’, em 1972, Abelardo Figueiredo o incumbiu de compor a música de lançamento do Chevrolet Chevette no Brasil. Ali começava sua carreira de criador e produtor publicitário.

Em seguida, emplacou o jingle de Natal para a Riachuelo, que foi um sucesso, no mesmo ano. Paralelamente, tocou por seis anos com o Jongo Trio, um dos mais importantes grupos do período de transição da MPB, com fortes influências de jazz. 

O segundo dos jingles que compôs tornou-se um marco na propaganda do país por inovar, e consequentemente, acumular inúmeros prêmios: ‘Duchas Corona, um banho de alegria num mundo de água quente’. Suas criações foram sucessos consecutivos, tornando-o uma das maiores referências em jingles do Brasil. Foram mais de 27 mil jingles criados e produzidos ao longo de sua carreira, um marco passível de reconhecimento pelo Guinness Book.

Suas premiações incluem 2 Clio Awards (o Oscar da Publicidade), 10 Profissionais Do Ano (Globo) e mais dezenas por todo o Brasil. Nos anos 80, Francis Monteiro também foi convidado a assumir o cargo de diretor musical da TV Bandeirantes (atual Band), e posteriormente, também da TV Record. Produziu discos para artistas, apresentadores de TV, além de compor, principalmente com a guitarra e o violão, uma obra riquíssima e que não havia sido gravada.

Relembre o clássico jingle ‘Duchas Corona, um banho de alegria num mundo de água quente’ abaixo.

Sobre a Blaxtream

A Blaxtream é um selo e gravadora de música, que tem como objetivo principal reunir grandes compositores e intérpretes da música instrumental e jazz, para ampliar o espaço e a difusão do gênero, promovendo o intercâmbio global. 

O projeto, sem fins lucrativos, consegue se tornar realidade pela união de pessoas e empresas que acreditam nesses mesmos propósitos. Entre os artistas e grupos já lançados pelo selo estão André Marques, Carol Panesi, Salomão Soares, Ludere, Edu Ribeiro, Vinícius Gomes, entre outros.

Serviço
Show ‘NOUTRAS MÃOS – Os Temas Nunca Gravados de Francis Monteiro’
Data: 10 de junho de 2023
Locais: Jazz B | Rua General Jardim, 43 – Vila Buarque, São Paulo (SP)

Ingressos
Venda de Ingressos online: Sympla

Fique ligado no Adnews pelo Instagram e LinkedIn! Pra gente, sair do óbvio é tão óbvio quanto criar e transformar.