Skip to main content

Spike Lee, renomado diretor americano, irá presidir o júri do Festival de Cinema de Cannes de 2021 e se tornará a primeira pessoa negra a assumir esse cargo, segundo informações divulgadas pelos organizadores do evento.

Lembrando que, Spike Lee iria ocupar a presidência do júri na edição de 2020, mas a pandemia forçou o cancelamento do concurso de cinema. Porém, neste ano, o festival, que costuma ser realizado em maio, foi adiado pelo mesmo motivo e irá ocorrer de 6 a 17 de julho.

Segundo o comunicado oficial, o cineasta americano é “um dos maiores diretores de sua geração”.

“Há 30 anos, o incansável Spike Lee traduz com precisão as questões de sua época de uma forma resolutamente contemporânea que nunca deixa o entretenimento de lado”, diz a nota.

Considerado pioneiro na área, Spike Lee “abriu caminho” para uma nova geração de diretores afro-americanos. Como por exemplo, Ryan Coogler (Pantera Negra) Jordan Peele (Corra!), Barry Jenkins (Moonlight) e Ava DuVernay (Selma: Uma Luta pela Igualdade).

Spike Lee
Foto: Divulgação

Importância de Spike Lee como líder do júri

Anteriormente, artistas negros, como a cineasta Ava DuVernay em 2018, e o ator Will Smith em 2017, já foram membros do júri do Cannes. Contudo, esta é a primeira vez que um artista negro é o presidente do júri do festival de cinema.

Portanto, a tendência é de que cada vez mais Festivais de cinema passem a valorizar os artistas negros. Assim como premiações, como por exemplo o Oscar, que nesta edição se destaca pela diversidade racial, com a indicação de nove atores “não brancos”.

Leave a Reply