Suspensão do X melhora saúde mental de brasileiros, revela pesquisa

Uma pesquisa conduzida pela Broadminded, braço de pesquisa da Sherlock Communications, apontou que 34% dos brasileiros relataram melhora na saúde mental após o bloqueio da rede social X (anteriormente Twitter)….

Adnews

02.10.2024

Suspensão do X melhora saúde mental de brasileiros, revela pesquisa
Uma pesquisa conduzida pela Broadminded, braço de pesquisa da Sherlock Communications, apontou que 34% dos brasileiros relataram melhora na saúde mental após o bloqueio da rede social X (anteriormente Twitter). Além disso, quase um quarto (24%) dos entrevistados afirmou que não pretende retornar à plataforma, mesmo que a suspensão, determinada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) no dia 30 de agosto, seja encerrada.

O levantamento ouviu 1.045 brasileiros que usavam a rede social e buscou entender o impacto do bloqueio no país, que figurava entre os 10 maiores usuários globais da plataforma. Dentre os participantes, 51% afirmaram utilizar o X com frequência antes do bloqueio, enquanto 30% o usavam com menos regularidade. Um em cada cinco (19%) já havia reduzido ou abandonado o uso da plataforma antes da decisão, em grande parte devido ao aumento de conteúdos indesejados.

Perspectivas sobre o futuro do X no Brasil

Para 72% dos entrevistados, o X deveria adotar medidas mais eficazes para evitar discursos de ódio, enquanto 82% defendem que as redes sociais deveriam ser responsáveis por combater a disseminação de fake news. Em relação ao bloqueio, 43% acreditam que a decisão não foi justificada, enquanto 39% apoiam a medida, e 18% disseram não ter informações suficientes para opinar.

A pesquisa também revelou que 80% dos entrevistados acham que as redes sociais devem obedecer às leis dos países onde operam. No entanto, 35% demonstraram preocupação com o bloqueio, especialmente no que diz respeito à liberdade de expressão e ao futuro das redes sociais no Brasil.

Impacto das redes sociais e o uso excessivo de dispositivos móveis

Outro estudo, encomendado pelo site Nomophobia.com, revelou que 79% dos brasileiros admitem usar dispositivos móveis de forma excessiva. Em relação ao X, 76% dos entrevistados afirmaram que as notícias chegavam mais rápido na plataforma do que em outras redes, o que fazia com que 68% se sentissem mais atualizados.

No ambiente profissional, 28% dos entrevistados disseram que a suspensão do X afetou diretamente campanhas de marketing, estratégias de conteúdo e engajamento com o público. Além disso, 9% se sentiram mais distantes dos clientes devido ao bloqueio.

Sobre a migração para outras plataformas, as reações foram variadas:

  • 56% dos usuários disseram que não migraram para novas redes, apenas continuam usando as que já tinham.
  • 22% migraram para o Threads.
  • 15% optaram pelo Bluesky.
logo

INBOX

Aprenda algo novo todos os dias.
Assine gratuitamente as newsletters da Adnews.

Digite o seu melhor email
“O Agente Secreto”, com Wagner Moura, ganha teaser oficial | Boomer conquista contas de LIVE!, Dobro, Portão 3 e Cinesystem | Monkey-land assume comunicação da Natural One | Brahma transforma sombras em mídia para combater o calor | Eisenbahn leva consumidores ao festival João Rock | Elden Ring vai virar filme com direção de Alex Garland e produção da A24