Skip to main content

Assim como em 2020, 2021 começou ainda sob os danos causados pela pandemia global de COVID-19. No ano passado, a pandemia acabou por impulsionar, de forma inédita, o avanço tecnológico, iniciando ou acelerando tendências que tendem a continuar em 2021. Tudo isso, devido a mudança no estilo de vida das pessoas mundo a fora, gerou uma enorme demanda por novas tecnologias que ajudassem a todos os seres humanos a sobreviverem e passarem por esse momento de extrema dificuldade. Por isso, a maioria das novas tendências tecnológicas em voga nesse ano de 2021 está ligada a necessidade do mundo atual de se comunicar e de funcionar sem contato físico entre as pessoas e muitas vezes sem sequer, a presença de um ser humano. Hoje nós da Betsonly.net trazemos para você uma lista de algumas tendências tecnológicas desse ano.

A primeira grande tendência tecnológica de 2021 são as ferramentas de comunicação a distância. 2020 experimentou um boom no número de acessos e na utilização de sites e aplicativos de comunicação à distância, como o Skype e, principalmente, o Zoom. Esse último, então, viu seu número de usuários crescer enormemente e a conta de seu fundador, e dono, engordar na mesma proporção. Isso porque como as pessoas não podem se encontrar pessoalmente elas precisam se comunicar de alguma outra forma. E é por isso, que cada vez mais pessoas veem usando os serviços de vídeochamadas. E mais, esse serviços estão se aprimorando a cada dia para oferecer uma experiência cada vez mais realística e parecida com aquela que uma pessoa teria em um encontro pessoal. Além das comunicações pessoais, as pessoas têm cada vez mais utilizado esses serviços para comunicações profissionais. Como é sabido, boa parte das pessoas teve que começar a trabalhar de casa (o chamado “home office”) devido aos inúmeros lockdowns e as limitações na capacidade de ir e vir impostas, mundialmente, afim de tentar combater a pandemia. Dessa forma, se tornou imprescindível dispor de meios para a comunicação remota entre os diversos empregados e trabalhadores de uma empresa. Por isso, as videoconferências passaram a ser cada vez mais utilizadas pelas empresas, aumentando assim a utilização de sites e aplicativos de comunicação à distância.

Outra tendência iniciada no ano passado, e que deve continuar nesse ano, são as entregas sem contato entre o entregador e o recebedor. O serviço é promissor e já vem sendo utilizado por grandes empresas desse ramo, como a Uber Eats. Novamente, essa demanda vem crescendo devido a pandemia e a necessidade de isolamento social, afim de conter o avanço do COVID-19. Existem empresas já trabalhando em entregas feitas por robôs e, mesmo, por drones. Especialistas acreditam que isso continuará a ser uma tendência mesmo após o fim da pandemia e que esse tipo de tecnologia deverá ser aprimorada nos próximos anos. Para isso, empresas do mundo todo veem trabalhando em avanços no campo da inteligência artificial (outra grande tendência tecnológica de 2021). Já que é ela quem permitirá que entregas sejam feitas cada vez mais de forma automática e sem a necessidade de intervenção humana.

Para terminar, não poderíamos deixar de falar da telemedicina. O exercício da medicina à distância já era uma tendência antes da chegada do COVID-19, mas a pandemia fez com que essa tendência se acelerasse bastante. A necessidade de cuidados médicos em tempos de isolamento social, fez com que cada vez mais gente buscasse consultas pela internet, sem a necessidade de sair de casa e sem a necessidade de contato físico com alguém. Além disso, a limitação na capacidade de deslocamento fez com que muitos médicos não pudessem se deslocar para atender seus pacientes  e tivessem que se desdobrar para diagnosticá-los à distância. Com isso, houve uma onda não apenas de consultas remotas, mas também, de compra de medicamentos pela internet. Para se ter uma ideia, especialistas calculam que, em 2021, ocorreram mais de 1 bilhão de consultas virtuais só nos Estados Unidos.

Leave a Reply