Skip to main content

The Batman, novo filme do homem morcego, chega as telonas essa semana, no dia 3 de Março. Depois de mais de 7 filmes individuais, Bruce Wayne já é uma das figuras mais emblemáticas da cultura pop e todos conhecem a história do bilionário órfão que usa seus recursos para combater o crime em Gotham City.

Ainda assim, o novo filme dirigido por Matt Reeves promete trazer algumas novidades em relação as produções anteriores. Começando pela escolha de elenco, com a decisão que surpreendeu a todos a mais de 2 anos atrás: Robert Pattinson, o astro que estrelou a saga Crepúsculo no começo da década passada, é o novo Batman.

Mesmo que muitos elementos da história ainda estejam guardados a sete chaves, as entrevistas e vídeos promocionais já dão pistas sobre o filme. Para ninguém ficar perdido no que esperar do filme, nós separamos algumas informações que podem ser importantes ou que valem ser mencionadas.

Mas antes de mais nada, confira o trailer principal de The Batman:

O maior detetive do mundo

A maior curiosidade de todos provavelmente é como será o novo Batman. Ainda que o herói seja marcante, cada versão dele tem sua própria particularidade e traços próprios. Com Robert Pattinson, dificilmente será diferente, principalmente levando em consideração as falas do diretor em entrevistas.

Ao que tudo indica, a versão de Pattinson em The Batman irá representar o homem morcego de forma mais humana, abordando melhor seus traumas e principalmente sua raiva. Matt Reeves ainda falou um pouco sobre suas inspirações para criar a personalidade do protagonista no filme, chegando a mencionar até mesmo Kurt Cobain, vocalista do Nirvana, entre elas.

Além de tudo isso, o filme também irá mostrar mais sobre o lado mais detetivesco do Batman. Já tendo sido como uma história de detetive, o filme vai abordar uma faceta do herói que nunca foi tão explorada nos cinemas, ainda que ele seja conhecido como o maior detetive do mundo. Alguns desses elementos podem ser vistos nos próprios trailers.

Os vilões em The Batman

Os filmes do cavaleiro das trevas sempre tiveram um foco bem grande nos antagonistas. Desde o primeiro filme, em 1989, quando Jack Nicholson foi escolhido para viver o Coringa, existe a curiosidade sobre quem serão os inimigos e quem irá interpreta-los. Os principais aqui são o Charada e o Pinguim.

Paul Dano (Sangue Negro, Os Suspeitos) é o escolhido para viver o Edward Nashton (ou Nigma), o Charada. Com um visual repaginado, com inspirações em assassinos em série da vida real, como o famoso “Zodíaco”, essa versão do personagem parece mais crua e brutal que a de Jim Carrey que apareceu em Batman Eternamente.

Ainda que não saibamos tanto da história por trás do Charada em The Batman, alguns comerciais revelam que os traumas que compõe o vilão vêm desde a infância, com imagens dele criança já tendo sido divulgadas. Além disso, um plano envolvendo os encanamentos da cidade também deve ser formulado pelo vilão durante a trama, assim como na HQ “Batman: Terra 1”.

O Pinguim, por outro lado, deve desenvolver o lado mais urbano do herói, sendo um vilão ligado a máfia de Gotham City. Já sabemos também que outros personagens conhecidos da mitologia do homem morcego estão no filme, como Carmine Falcone, figurão do submundo da cidade. O Pinguim, ao que tudo indica, será um capanga do chefe do crime da cidade e irá ascender durante a trama.

Inspirações dos Quadrinhos

Como já era de se esperar, The Batman conta com algumas inspirações do material original do personagem. Entre as histórias citadas estão Ego, uma HQ menos conhecida que aborda os conflitos internos de Bruce Wayne e seus dilemas morais em relação a sua vida dupla como Batman.

Outro história que vale ser mencionada e que Matt Reeves já deixou claro ter usado como base para o roteiro é O Longo Dia das Bruxas. Sendo uma das mais clássicas de sua história, ela aborda tanto o lado de detetive já mencionado quanto as histórias conectadas a máfia de Gotham, com Carmine Falcone sendo um dos principais antagonistas aqui.

Vale mencionar novamente Terra 1, uma das histórias em quadrinhos que reconta a origem do homem morcego. Nessa HQ o vilão também é o Charada, mas outros elementos importantes que a compõe valem a pena ser mencionado. Entre os destaques aqui, está Alfred, que é um pouco mais agressivo do que suas outras versões, algo que deve ser levado ao longa.

Outros filmes que serviram de inspiração para The Batman

O diretor também deu declarações relatando algumas obras que serviram de base para dirigir a nova aventura do homem morcego. Entre elas estão alguns clássicos vencedores do Oscar como O Silêncio dos Inocentes, de 1991, que venceu o prêmio de melhor filme daquele ano, ou Chinatown, de 1974, vencedor de melhor roteiro original.

O estilo de filmes noir, muito marcantes na primeira metade do século passado também marca presença em The Batman, até para dar o ar de filme de detetive que a produção quer passar. Além disso, filmes slasher, um dos subgêneros mais marcantes do terror, também serviram de inspiração para Reeves.

The Bat and The Cat

E claro, não dá pra falar desse filme sem falar da Mulher Gato. A personagem volta as telas depois de 10 anos, dessa vez interpretada por Zoe Kravitz. Ainda que seu papel na trama não tenha sido tão revelado até então, já sabemos que a clássica personagem irá ajudar o homem morcego e talvez até se tornar uma parceira romântica do herói no decorrer da história.

Os ingressos para The Batman já estão disponíveis para a venda.

Leave a Reply