Skip to main content

Thor: Amor e Trovão chegou, tornando Thor o primeiro (e único) dos Vingadores originais a romper a marca da trilogia em uma quarta parcela solo – pegue isso, Homem de Ferro. É isso mesmo, o improvável deus nórdico de alguma forma sobreviveu a todos os seus companheiros super-heróis da Fase 1 e ainda está forte – mas a questão é: o que realmente acontece em Thor 4 e o que isso significa para o Vingador Mais Forte?

Vamos detalhar o final de Love and Thunder, incluindo os stingers pós-créditos, aqui e agora. Isso obviamente significa que teremos alguns grandes spoilers no post, então, por favor, prossiga com cautela e não diga que não avisamos.

Amor e trovão

Gorr (Christian Bale), empoderado pela Necrosword matadora de deuses, fez de sua missão cortar uma faixa sangrenta pelo universo, matando todos e quaisquer deuses indiscriminadamente. Mas o genocídio metódico da deidade não era sua missão principal. Em vez disso, ele estava tentando encontrar um caminho para a Eternidade, um lugar místico escondido no centro do universo, onde uma pessoa poderia ir para realizar um desejo. Presumivelmente, o desejo de Gorr seria acabar com os deuses dessa maneira, como seu próprio estalo pessoal da Manopla do Infinito. Na verdade, a opinião do MCU sobre a Eternidade não apenas soa muito como uma versão muito mais simples (e menos orientada para buscas) da Manopla do Infinito, mas também soa como o livro de Vashanti de Doutor Estranho no Multiverso da Loucura. Aparentemente, o MCU é apenas solto com todos os poderosos MacGuffins nos dias de hoje. Quem poderia adivinhar?

Para orquestrar este plano, Gorr sequestrou crianças Asgardianas para atrair Thor, que tinha Stormbreaker, para o reino das sombras, o que permitiria que Stormbreaker destrancasse o portão para a Eternidade e concedesse acesso a Gorr. A maioria desses detalhes não foi elaborada – como por que o recém-criado (a partir de Guerra Infinita) Stormbreaker seria um componente-chave em uma antiga caixa de quebra-cabeça interdimensional – mas dada a natureza semi-senciente das armas de Thor, é completamente possível que esses tópicos serão explorados a tempo.

Após um grande confronto, onde tanto as crianças Asgardianas (representadas como pequenos Thors) quanto Jane como Thor desempenharam papéis enormes, Gorr conseguiu abrir o portão para a Eternidade, mas Thor conseguiu segui-lo, interrompendo seus planos de, presumivelmente, desejar pela morte de todos os deuses. Em vez disso, Thor o convence a desejar a ressurreição de sua filha – com o entendimento de que a Necrosword estava matando ativamente Gorr e ele não sobreviveria para vê-la. Não está claro por que o desejo também não poderia ter estipulado que Gorr poderia ter sobrevivido – mas também não está claro se matar todos os deuses com seu desejo foi realmente o plano de Gorr o tempo todo.

O desejo de Gorr funciona, matando-o, mas revivendo sua filha, que Thor cuida dele – ela está longe de ser uma criança normal, pois é fortalecida pela Eternidade e capaz de empunhar o Stormbreaker. Os dois se tornam aventureiros – “Love and Thunder” viajando pelo universo para proteger os necessitados com Thor agindo como seu “tio”.

Eternidade?

Embora tecnicamente não seja a primeira vez que a Eternidade é mencionada no MCU (foi, de improviso, referenciada em Guardiões da Galáxia Vol. 2 durante a visão de Peter do Ego), é a primeira vez que é explorada ativamente – embora muito é deixado incerto. Nos quadrinhos, é um “conceito abstrato”, a personificação senciente do tempo e a origem da consciência no universo. Como a maioria das ideias abstratas nos quadrinhos da Marvel, isso pode significar muito – e muda com frequência. Além disso, o que vemos no filme tem muito pouca semelhança com o que vemos nos quadrinhos, e a ideia de se tornar (ou capacitar) uma criança é nova para o MCU.

Dito isto, é difícil arriscar muitos palpites sobre o que essa nova criança – o amor – realmente significará daqui para frente. Podemos supor que ela continuará sendo a sobrinha / pupila de Thor por um tempo, que seus poderes continuarão a crescer e ela acabará sendo um jogador importante de alguma forma, em algum momento da estrada. Mas nem ela nem Thor têm aparições confirmadas na Fase 4, então é difícil saber quando isso acontecerá.

Sabemos, no entanto, que Thor retornará em algum momento, graças a um cartão de título útil no final dos créditos, só não sabemos quando.

Jane, Valquíria e todos os outros

Claro, Thor e o recém-criado Love não são as únicas pessoas na mistura para este filme. Há também a recém-coroada Mighty Thor, Jane Foster, que, após um diagnóstico de câncer, é capacitada pelo Mjolnir para se tornar uma super-heroína. Semelhante aos quadrinhos, Mjolnir dá superpoderes e saúde a Jane, mas ao contrário dos quadrinhos, não atua como uma cura temporária para o câncer – ela ainda está morrendo ativamente, mesmo quando está empoderada, e correndo em um relógio.

Naturalmente, isso vem à tona na batalha final com Gorr quando Jane usa o Mjolnir para destruir a Necrosword de Gorr, efetivamente matando a ele e a si mesma. Seu sacrifício é honrado pela aceitação em Valhalla, que vemos na segunda cena pós-créditos, com Heimdall lá para cumprimentá-la e recebê-la.

Enquanto isso, Valquíria retorna a Nova Asgard, onde continua a trabalhar como rei. Sif também chega à cidade, após uma breve lesão que lhe custou o braço, e trabalha para começar a treinar a próxima geração de guerreiros Asgardianos junto com Valquíria.

Dessas crianças asgardianas, a mais importante provavelmente será Axel, o filho recém-apresentado de Heimdall, que desempenhou um papel importante em ajudar Thor e a equipe a encontrar as crianças sequestradas sob o esquema de Gorr. No entanto, não sabemos quando ele aparecerá novamente, ou o que o futuro reserva para ele.

A(s) cena(s) pós-créditos

Como mencionado anteriormente, a segunda cena pós-créditos foi um ferrão para garantir aos fãs que, apesar de sua morte, Jane Foster iria viver em Valhalla. Incluiu uma participação especial de Heimdall, que morreu em Guerra Infinita – mas, naturalmente, essa não foi a única cena a ser observada.

Antes disso, a cena do meio dos créditos abre no panteão grego, com Zeus (que se pensava ter sido morto) falando com alguém, se recuperando de seus ferimentos. Ele tem um rancor óbvio contra Thor agora, depois que Thor o humilhou e o feriu, e ele planeja fazer algo a respeito. Ele vai enviar seu filho – Hércules (interpretado por Brett Goldstein, de Ted Lasso) para caçar Thor.

Nós só temos uma pequena participação de segundo de Hércules, concordando com o comando de Zeus, mas parece que ele está falando sério. Quando, onde e como esse conflito vai afetar qualquer um dos personagens não está claro – mas certamente algo a ser observado no futuro.

Essa matéria é uma tradução da escrita por Mason Downey para o site GameSpot.

Quer saber mais sobre as novidades? Não deixe de seguir o ADNEWS nas redes sociais e fique por dentro de tudo!