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Pelo segundo ano consecutivo, o casal de jornalistas Daiana Garbin e Tiago Leifert realizam a campanha De Olho nos Olhinhos’, assinada pela agência Ogilvy Brasil. A ação busca conscientizar e alertar sobre o retinoblastoma, um tumor ocular que acomete crianças entre 0 e 5 anos. A filha do casal, Lua, hoje com quase 3 anos, foi diagnosticada com este tipo de câncer quando tinha 11 meses e continua em tratamento. Devido à falta de informação sobre a doença, o casal decidiu criar a campanha para promover o diagnóstico precoce e a saúde ocular na infância.

Tiago e Daiana descobriram o retinoblastoma de Lua quando ele já estava em um grau considerado avançado. O vídeo postado pela família Leifert no Instagram, em janeiro de 2022, comoveu milhões de brasileiros.

“O que mais gostaríamos era de estar navegando na internet e ter tido acesso a um vídeo de um casal dizendo o que está acontecendo com a filha deles. Queremos que as famílias consigam chegar ao diagnóstico antes do que conseguimos, e por isso, é fundamental divulgar informação e ficar de olho nos olhinhos”, afirma Tiago.

Daiana Garbin também alerta sobre a importância de ficar atento aos sinais, como um reflexo branco, o famoso olho de gato” ou estrabismo. Os sinais são fundamentais para detectar não só o retinoblastoma, mas várias outras doenças, e o diagnóstico precoce pode salvar a visão e a vida de muitas crianças.

De acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), há entre 200 e 250 novos casos de retinoblastoma por ano no Brasil, e de 7,5 mil a 8 mil no mundo, e a grande preocupação é o diagnóstico tardio. No Grupo de Apoio ao Adolescente e à Criança com Câncer (GRAACC), há de 12 a 15% de retinoblastoma extraocular, o que significa um tumor avançado.

Quando diagnosticado precocemente e tratado em centros de referência, a chance de cura é de 90%, mas a grande preocupação é quando o câncer já saiu do olho, o que chamamos de metástase. Quanto mais cedo identificar a doença, maior é a chance de cura, explica a Dra. Carla Macedo, oncologista pediátrica do GRAACC.

Segundo o Ministério da Saúde, o Sistema Único de Saúde (SUS) oferece atendimento, assistência, diagnóstico, tratamento e acompanhamento dos casos de retinoblastoma, de forma integral e gratuita. Para o Dr. Cristiano Caixeta Umbelino, presidente do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), todas as crianças precisam ser submetidas ao teste do olhinho no primeiro mês de vida, idealmente no berçário da maternidade. É preciso conscientizar as famílias sobre a importância da consulta oftalmológica de bebês e crianças pequenas.

“Muitas crianças vão ao oftalmologista pela primeira vez na idade de alfabetização, o que está longe do ideal e permite que doenças oculares não sejam precocemente diagnosticadas e tratadas. Além do retinoblastoma, outros problemas oculares podem se desenvolver silenciosamente na infância”, ressalta Umbelino.

Para a identidade da campanha De Olho nos Olhinhos, a Ogilvy Brasil procurou criar uma comunicação visual que chamasse ainda mais a atenção das pessoas para o tema. Com uma paleta de cores vibrantes e a criação de quatro mascotes que representam a diversidade das crianças, a mensagem chega de forma atrativa. Além de diversas peças para rede social, materiais educativos, como cartilha e vídeos, foram desenvolvidos para levar essa informação para todas as pessoas.

É ótimo ver que a segunda edição da campanha De Olho nos Olhinhoscresceu, fazendo a informação chegar a muitas famílias em todo o país. Criativamente, também se expandiu, com a animação dos mascotes, novos vídeos informativos e muito mais mídia. Contribuir com uma iniciativa como esta dá um super orgulho para todos nós da Ogilvy, destaca Claudia Pimenta, diretora de Criação da agência.

Nesta segunda edição, a campanha tem o apoio das mais importantes entidades médicas do Brasil, que são a Associação Médica Brasileira (AMB), Conselho Federal de Medicina (CFM), Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), Sociedade Brasileira de Oncologia em Oftalmologia (SBOO), Sociedade Brasileira de Oncologia Pediátrica (SOBOPE) e Sociedade Brasileira de Oftalmologia Pediátrica (SBOP), além do Departamento de Oftalmologia da UNIFESP, GRAACC, St. Jude Children’s Research Hospital, Aliança AMARTE, Associação Brasileira das Ligas Acadêmicas de Oftalmologia (ABLAO) e Associação Acadêmica de Pediatria (AAP).

Confira abaixo o filme completo da campanha.

Evento informativo e divertido

Neste sábado e domingo (dias 16 e 17), serão realizados eventos com atividades para crianças, totem para fotos e muita informação em nove shoppings da rede ALLOS: Shopping Eldorado e Shopping Taboão, em São Paulo (SP); Via Parque Shopping, no Rio de Janeiro (RJ); Boulevard Shopping, em Belo Horizonte (MG); Shopping da Bahia, em Salvador (BA); Shopping Passeio das Águas, em Goiânia (GO); Shopping Curitiba, em Curitiba (PR); Manauara Shopping, em Manaus (AM) e Boulevard Shopping, em Belém (PA). Leifert e Daiana estarão presencialmente no sábado (16) nos shoppings Taboão e Eldorado. Nos outros shoppings, a conscientização sobre o retinoblastoma ficará a cargo de voluntários médicos e outros profissionais de saúde.

Além do espaço físico, a ALLOS vai disponibilizar espaço de mídia eletrônica em 36 shoppings do grupo, mostrando vídeos de conscientização para um público estimado em mais de 45 milhões de pessoas. Os vídeos foram criados pela agência Ogilvy e produzidos pela Hogarth, duas empresas do grupo WPP. Vídeos da campanha também estarão em 30 salas de cinema da rede Cinemark em São Paulo, Goiânia e Vila Velha.

A Eletromidia também está apoiando a causa, e vai exibir vídeos e materiais da campanha em mais de 18 mil telas em prédios residenciais e 12 mil telas em edifícios comerciais por todo o Brasil, além de shoppings, linhas 1, 2 e 3 do metrô de São Paulo, no metrô no Rio de Janeiro e Supervia, e em 100 telas estáticas pelas ruas. Outros parceiros da campanha são a Dasa Genômica, Alta Diagnósticos, Advance Vision, Hasbro, Faber-Castell, Euamopapelão, Hotmacon , Oddy, 828 Eventos e Pridea Comunicação.

Na edição online, durante as próximas semanas, Daiana realizará lives em seu perfil no Instagram, entrevistando médicos. O casal também vai divulgar uma cartilha digital sobre sinais, sintomas e a importância do diagnóstico precoce do retinoblastoma, que pode ser facilmente compartilhada por celular, e um filtro de Instagram estará disponível para as pessoas compartilharem a campanha nas redes sociais.

* Fotos de capa: Danilo Borges

 

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