Skip to main content

Celebrado no dia 5 de junho, o Dia Mundial do Meio Ambiente é uma das datas mais importantes para debater a preservação e a manutenção das nossas florestas. E para reforçar o seu comprometimento com a sustentabilidade e reflorestamento ambiental, o TikTok anuncia uma série de iniciativas, entre elas o plantio de árvores, vídeos exclusivos de grandes artistas brasileiros, como Gilberto Gil, além de uma live no dia 8 de Junho.

A campanha #UmaSóTerra faz parte da união de esforços entre TikTok, PNUMA (Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente), organizações do terceiro setor, criadores, artistas e toda a comunidade da plataforma para compartilhar boas práticas de ações concretas que estejam colaborando com o meio ambiente

Os criadores que desejam contribuir com a campanha devem postar na plataforma, até o dia 13 de junho, suas histórias inspiradoras sobre como ajudam ou gostariam de ajudar o meio ambiente. O TikTok irá plantar uma árvore para cada vídeo publicado contendo a hashtag #UmaSóTerra.

“A atual situação ambiental exige não apenas uma atenção maior, mas atitudes concretas para preservamos o planeta. O TikTok, por meio da hashtag #UmaSóTerra, incentiva toda a sua comunidade a adotar ações transformadoras em busca de um futuro mais consciente e sustentável. Estamos muito felizes em poder colaborar, ao lado de grandes parceiros como o PNUMA, com uma causa essencial para existência de um futuro para as próximas gerações”, afirma Handemba Mutana dos Santos, diretor do TikTok For Good no Brasil.

A campanha do PNUMA, em parceria com o TikTok, defende a mudança ambiental transformadora em escala global e chama a atenção para a ação climática, a ação pela natureza e a ação contra a poluição, ao mesmo tempo em que incentiva a todos e todas a viver de forma sustentável.

Capacitação de criadores e educação ambiental

A PNUMA e o TikTok também realizaram na última quarta-feira (1º), uma capacitação virtual com 46 criadores de conteúdo sobre os desafios ambientais e a Década da ONU da Restauração de Ecossistemas. O objetivo do encontro foi ampliar a compreensão sobre a tripla crise planetária da mudança climática, perda de biodiversidade e poluição que o planeta enfrenta, além de detalhar os caminhos para impulsionar a restauração de ecossistemas.

“Nos alegra saber que momentos como esse deixam legados e conseguem levar as questões ambientais para um público que talvez ainda não tenha pleno conhecimento sobre a grave crise ambiental que enfrentamos. Hoje, ressaltamos novamente que a hora para agir é agora e que precisamos urgentemente restaurar nossa relação com a natureza”, afirma Matheus Couto, Oficial de Programas do PNUMA.

Handemba Mutana destacou a importância de somar cada vez mais esforços para superar e evitar novas situações provocadas pela crise climática e fez um chamado: “não dá mais para olhar para os problemas ambientais atuais e achar que é um problema de outras pessoas. Cada um de nós tem um papel, e precisamos exercê-lo. Essa foi uma grande oportunidade de aprender com o PNUMA; e o TikTok agradece por poder propiciar esse momento”.

Quer saber mais? Não deixe de seguir o ADNEWS nas redes sociais e fique por dentro de tudo!