Dados de 2021 apontam que, no período de um ano, mais de 26 milhões de mulheres sofreram algum tipo de assédio no Brasil, segundo pesquisa do Instituto Datafolha para o Fórum Brasileiro de Segurança Pública. Esse número, no entanto, deve ser ainda maior: muitas das vítimas ainda sofrem em silêncio por medo, vergonha e até crença na impunidade. Por isso, a TIM – reafirmando seu compromisso por uma sociedade mais justa – se uniu a três cantoras brasileiras para jogar luz sobre o tema na campanha “Imagine que é possível ser ouvida”.
A ação criada pela BETC HAVAS cala três das mais potentes vozes da atualidade: Agnes Nunes, Cynthia Luz e Marina Sena. Após as cantoras anunciarem que lançarão uma música inédita juntas, celebrando o Dia Internacional da Mulher, a canção é divulgada sem letra ou qualquer voz.
Segundo Ana Paula Castello Branco, diretora de Advertising e Brand Management da TIM:
“A ideia é causar mesmo um impacto. A música tão aguardada não tem voz e mostra que muitas brasileiras são silenciadas todos os dias, em suas casas, no trabalho, nas ruas… O assédio está presente em diversas situações”.
Ela ressalta ainda que a empresa vem investindo em ações internas e externas de combate ao assédio sexual e moral, preconceito e outros tipos de violência. “Estamos atuando fortemente, desde revisão de políticas internas até a adesão a movimentos reconhecidos pela sociedade”, destaca.
A partir do lançamento da música instrumental, a operadora e as cantoras convidam mulheres que já vivenciaram qualquer tipo de assédio para contarem suas histórias com a hashtag #SoltaAVoz, encorajando-as a falar e lembrando que elas que não estão sozinhas nessa luta. Embaixadoras da TIM, como IZA, Pequena Lo e Camila Loures, além de Gabriela Loran, Nah Cardoso, Thamires Hauch e Cris Guerra amplificam a mensagem. Com a mobilização nas redes, até o fim de março, alguns dos depoimentos serão os responsáveis por dar vida, letra e voz à canção que será interpretada por Agnes, Cynthia e Marina. Por ora, a canção “Hit Silenciado”, ainda sem voz, pode ser ouvida nas plataformas Apple Music, Deezer e YouTube.
Para Alexandre Vilela (Xã), VP de Criação da BETC HAVAS:
“O principal objetivo da campanha é levar o tema ao maior número possível de pessoas, mostrando o quão urgente ele é. Trazermos uma canção sem voz e com artistas tão emblemáticas da música brasileira é extremamente potente e simbólico e vai ao encontro da rede que a TIMvem construindo em prol de uma sociedade mais justa. Para nós, da agência, é muito gratificante participar, de fato, dessa construção”.
Campanha está conectada a outras ações
Reforçando o compromisso com o enfrentamento às violências contra as mulheres, a TIM anuncia umaparceria com o Instituto Avon – organização não-governamental que atua na defesa de direitos fundamentais femininos. A operadora já integra, desde o ano passado, a Coalizão Empresarial pelo Fim da Violência Contra Mulheres e Meninas e agora conecta e divulga no app Mulheres Positivas a assistente virtual Ângela – criada pelo Instituto Avon para que as pessoas em situação de violência possam pedir ajuda de forma rápida e discreta, via WhatsApp, sem usar a voz.
Ao receber uma mensagem, a Ângela faz perguntas objetivas para entender o grau de risco que a mulher está exposta, e, ao avaliar a condição, dá o encaminhamento necessário, oferecendo, por exemplo, apoio psicológico ou jurídico e auxílio transporte ou acolhimento. A ideia de conectar a assistente ao Mulheres Positivas – aplicativo do movimento liderado pela TIM em prol da empregabilidade e desenvolvimento de carreiras das brasileiras – é, além de oferecer mais um canal de acesso, estimular que as mulheres acolhidas possam conhecer e se beneficiar da plataforma, que reúne vagas de emprego em mais de 50 empresas e cursos de capacitação gratuitos.
A parceria será anunciada em mais uma edição do TIM Convida, que acontece neste dia 08, às 16h30. O bate-papo virtual promovido periodicamente pela operadora em seu canal no Youtube abordará, dessa vez, os caminhos para o enfrentamento à violência contra mulheres e meninas. Participam Gabriela Manssur, Promotora de Justiça e especialista na Promoção e Defesa dos Direitos das Mulheres; Regina Célia Barbosa, Gerente de Causas do Instituto Avon; e Fabi Saad, idealizadora do aplicativo Mulheres Positivas e parceira da TIM no projeto.
Internamente, a companhia mantém o programa “Respeito gera respeito”, focado em promover um ambiente de trabalho mais seguro e livre de qualquer tipo de discriminação. A empresa revisou e criou políticas, realizou treinamentos sobre o tema, que serão ampliados para mais pessoas ao longo de 2022 e lançará, ainda este ano, um serviço diferenciado de apoio psicológico para as colaboradoras.