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#Sextou, e enquanto você está aí relaxando no sofá, a gente está aqui conhecendo todas as campanhas vencedoras do Festival Cannes Lions 2023 e escolhendo as nossas favoritas para um #TopPubli mais do que especial. A criatividade também corre nas nossas veias, por isso é delicioso ver trabalhos tão particulares ganhando o mundo!

O Adnews crê na publicidade que vai além do consumo. Gostamos do que ensina, do que informa, do que auxilia, do que diverte, do que se aproxima das pessoas e revoluciona a sociedade. As marcas e agências têm esse poder nas mãos, e nós gostamos de reconhecer aqueles que fazem bom uso. Esse é o nosso trabalho nesse quadro queridinho da nossa audiência, e foi também o trabalho do júri em Cannes, que concedeu 92 Leões ao Brasil.

Foram 2 Grand Prix, 1 Titanium Lions, 11 Ouros, 28 Pratas e 50 Bronzes. Nós amamos todas as campanhas e queremos parabenizar cada um dos profissionais envolvidos. Mas, fizemos o nosso Top 8, que você vai conhecer agora.

Quer saber quem faturou o quê em cada categoria? Então, vamos de listinha!

#8 Heinz – Heinz Tattoo Ink
Agência: SOKO

Se a gente pudesse definir essa campanha em uma palavra, seria ‘inteligência’. Antenada com a atualidade, a Heinz pegou carona na proibição de diversos tipos de tintas para tatuagens na Europa para trazer informação e ainda sugerir uma solução biocompatível para a tinta vermelha, cor do carro-chefe da marca, que é o ketchup. Simplesmente amamos! A campanha faturou o Bronze na categoria Brand Experience & Activation.

#7 Piraquê – Accept Real Cookies
Agência: Lew’Lara\TBWA

Como chamar a atenção para um produto de forma divertida e, de quebra, viralizar? Pergunta pra Piraquê, ela sabe! Não bastava produzir uma campanha inteligente e bem humorada, ela precisava dar cookies de graça. DE GRAÇA. Ô Piraquê, manda uns aqui da próxima vez… Mereceu demais um Bronze na categoria Media, e outro na categoria Creative Commerce.

#6 Stella Artois – Uncomfortable Food
Agência: SOKO

Expressões como “sair do óbvio”, “pensar fora da caixa” e “fazer diferente” vem sendo cada vez mais faladas, mas é difícil praticar. Nesse quesito, a campanha de Stella Artois deu aula! A marca convidou um timaço feminino de chefs para falar sobre… representatividade na Gastronomia! “E a cerveja?”, você deve estar se perguntando. Bem, uma cerveja gelada é um excelente acompanhamento para diversos pratos. Além disso, a marca investe em iniciativas sociais e quis dar esse recado por meio do seu marketing. Assim, abocanhou um Bronze na categoria PR e outro na categoria Glass.

#5 Intimus – Lea
Agência: Ogilvy

Ninguém melhor que uma marca de absorventes para mostrar o quanto as mulheres estão cansadas. Cansadas de ser menosprezadas, apontadas como frágeis ou incapazes dessa ou daquela função. Essa campanha foi mais uma aula de representatividade, agora no futebol, mostrando que lugar de mulher é onde ela quiser e quando ela quiser, inclusive se estiver menstruada! Parabéns, Intimus. Ouro merecido na categoria Entertainment For Sport.

#4 Urihi Associação Yanomami – The Cost Of Gold
Agência: DM9

O sucesso de poucos pode custar a vida de muitos, e não nos damos conta disso. A publicidade também é um veículo informativo e educativo, e pode colocar luz sobre temas escondidos na correria do nosso cotidiano e iniciar movimentos efetivos de mudança social, cultural e estrutural. Foi exatamente essa a proposta da Urihi Associação Yanomami ao aproximar dos brasileiros o drama do garimpo ilegal, um problema sério presente no coração da Amazônia. Um trabalho necessário tendo visibilidade em um festival do porte de Cannes! Conquistou o Ouro com louvor na categoria Design.

#3 KondZilla Records – Save The Favela
Agência: BETC Havas

Chegamos ao nosso pódio! O terceiro lugar no nosso coração não poderia ser outro: Save The Favela. Esta é a publicidade, mais uma vez, educando sobre preconceito e iniciando um movimento em favor da vida nas comunidades brasileiras. Com participação do ator André Ramiro, conhecido pela interpretação do policial Mathias na franquia ‘Tropa de Elite’, a KondZilla Records produziu um clipe forte e sensível na medida certa para passar essa mensagem ao mundo em Cannes, na voz dos MCs Bielzin, Borges, Cabelinho e Poze do Rodo. Garantiu a Prata na categoria Entertainment For Music.

#2 B3 e Pacto Global da ONU – EART4
Agência: AlmapBBDO

Uma analogia inteligente e assertiva na linguagem que muitas pessoas entendem atualmente: dinheiro. Essa campanha nos prendeu de uma forma que não conseguimos descrever. Repetimos o filme várias vezes, e cada uma nos despertou diferentes e estranhas sensações. Por isso, EART4 é o nosso segundo lugar, e arrematou o Bronze e o Grand Prix na categoria Creative B2B.

#1 Eletromídia – Guarded Bus Stop
Agência: AlmapBBDO

Nossa campanha favorita no #TopPubli infelizmente não venceu o Grand Prix, mas deveria. Se você é mulher, provavelmente já esteve nessa situação. A identificação foi uma grande arma nessa campanha, que orgulhosamente, também iniciou um movimento de mudança, e a gente torce para que ele se espalhe por todo o país e fortaleça a mensagem de união feminina, de segurança e pertencimento. Ao invés de parabenizar, a nossa equipe quer agradecer a Eletromídia por esse presente, que levou o Bronze na categoria Brand Experience & Activation e o Ouro na categoria Media, em Cannes, mas tem o nosso máximo respeito e reconhecimento!

E aí, curtiu o nosso ranking? Fique com a gente, que nesta semana tem mais!

* Com a colaboração de Cathy Birle

Fique ligado no Adnews pelo Instagram e LinkedIn! Pra gente, sair do óbvio é tão óbvio quanto criar e transformar.