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Atualmente, devido à pandemia as pessoas mudaram a forma de consumir, principalmente em relação aos aplicativos. Dentre eles, não é novidade que o TikTok revolucionou a cultura online, além de evidenciar a importância de se comunicar com a geração Z.

Além disso, o aplicativo também tem se destacado por sua influência na indústria da música. A fim de estudar o tema, a Winnin, martech brasileira que mapeia a cultura nas redes com inteligência artificial, realizou um estudo sobre o impacto do TikTok no consumo de música online.

A empresa analisou os formatos, trends e creators, para dessa forma identificar como o aplicativo gerou este impacto na forma de consumirmos música online.

A plataforma criou uma linha do tempo para entender como uma música se torna viral no aplicativo e consequentemente acaba sendo buscada nos streamings de música:

– A trend é lançada no TikTok

É quando o vídeo começa a ter visibilidade e viralizar a música, seja ele com uma coreografia, point of view, dublagem, covers ou challenges.

– Participando da trend

As pessoas começam a reproduzir a música em seus vídeos, ao realizar duetos ou dançar, para dessa forma, criar uma nova trend com aquele música.

– Busca pela trilha sonora em streams de música

Por aparecer em diversos vídeos dentro da plataforma, as pessoas começam a buscar pela trilha sonora completa nesses streams de música, para ouvirem no cotidiano.

– A música viraliza

Após as pesquisas, a música viraliza gerando um engajamento positivo em todas as plataformas digitais.

A plataforma combinou o potencial de visualização de um assunto de acordo com o tamanho da sua audiência e chegou aos cinco gêneros musicais mais consumidos pela geração Z no app:

1º K-Pop;

2º Rap e Hip-Hop;

3º Música Latina;

4º Pop;

5º Funk Brasileiro.

Dessa forma, pode se notar o crescimento da influência do TikTok, ao traçar um paralelo com as 10 músicas mais ouvidas em 2020 no Spotify, pelo menos sete delas viralizam primeiro no TikTok.

Além de entender o processo de viralização de uma trilha no app, o estudo também mapeou quais os formatos que mais engajam as músicas. Desse modo, as coreografias estão no topo da lista, seguidas dos challenges, que unem a música com um desafio.

Logo em seguida, estão os covers e duetos que contribuem para que novos creators também divulguem suas músicas. Por último, os POV’s (point of view), que têm ganhado espaço dentro do aplicativo e dado fama a algumas pessoas, como o LzMario conhecido pelo bordão “Roi, Letícia né?”.

Apesar de ser uma das plataformas mais relevantes do momento, o TikTok ainda não é aproveitado em sua totalidade pelas marcas. O aplicativo, que impulsiona a criação de conteúdo altamente replicável, tem um grande impacto na cultura online e, principalmente, na música.

Assim como a indústria musical foi impactada pela força do TikTok, outros segmentos já estão passando por essa transformação. Para participar dessa revolução, as marcas precisam se tornar verdadeiros creators, explorando formatos e colaborando com os nomes que estão impulsionando a nova era de conteúdos.

Metodologia do relatório


O levantamento levou em consideração o aumento de buscas por determinadas trilhas, relacionadas ao uso delas no TikTok no ano de 2020/21 e dentro dessas temáticas, analisou os criadores de conteúdos e os formatos que auxiliam nesse engajamento da indústria da música.

Primordialmente, todos os insights foram construídos a partir de dados do software proprietário de inteligência de vídeo da startup, o Winnin Insights.

A ferramenta mapeia novas tendências emergentes de acordo com múltiplas variáveis como setor, público-alvo e objetivo de negócios, entregando insights e permitindo que marcas e agências ajam rapidamente para criar produtos, ações e estratégias mais assertivas e relevantes.

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