Com foco em identificar, reconhecer e compartilhar ações inovadoras que tornam os ambientes de trabalho mais inclusivos pelo país, a Blend Edu, startup especialista em inovação para D&I, revelou as vencedoras da edição do Prêmio Diversidade em Prática 2024. Neste ano, grandes marcas como Vivo, Coca Cola, Vale, Warner Bros. Discovery, Farm e Grupo Boticário figuraram entre as premiadas.
A divulgação das iniciativas ganhadoras ocorreu durante o Diversidade em Prática Summit, maior evento online dedicado à temática no país, realizado no início de outubro. Ao todo, onze empresas foram reconhecidas em nove categorias pelo comitê de avaliação, formado por 35 grandes especialistas nas áreas de diversidade, RH, ESG e gestão. Vale ressaltar que a premiação teve até 2 vencedores por categoria, contemplando uma companhia de pequeno/médio porte e outra de grande porte.
Confira as categorias e a lista completa de vencedores:
Categoria | Empresa vencedoras (Pequeno/Médio porte) | Empresa vencedoras (Grande porte) |
Comunicação Inclusiva | Warner Bros. Discovery com o case da campanha “com orgulho sempre (TNT Sports)” | Grupo Boticário com o case da campanha #respeitameucapelo |
Cultura Inclusiva | Tekbond Saint-Gobain com o case iniciativa do canal de denúncia | Vale SA com o case da campanha “Assédio Não” |
Educação e Empoderamento | Warner Bros. Discovery com o case “narrativas negras não contadas” | Sicredi com Curso Mulher Empreendedora Sicredi |
Estrutura Interna | Warner Bros. Discovery com o case da estratégia de Diversidade, Equidade & Inclusão da WBD | Hospital Isrealita Albert Einstenin com “responsabilizando o sistema de saúde com equidade em saúde em casos emergenciais” |
Infraestrutura e processos acessíveis e inclusivos | – | Cummins com o case ThisAbility |
Liderança Inclusiva | Warner Bros. Discovery com o case dos grupos de afinidade | Solar Coca Cola com o case de novas Lideranças para os Grupos de Afinidade e Grupos de Trabalho |
Negócios inclusivos | – | Farm – Grupo de Moda SOMA S.A com o case Re-Farm Cria: Edição Moda; |
Representatividade | DZ Estúdio e Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) com o case ‘Rumos mais pretos 2023’ | Solar Coca Cola com o case Solar de Portas Abertas Regional Norte |
Além destas citadas, a Vivo foi eleita, por meio de voto popular, a grande vencedora do Top of Mind #DiversidadeEmPrática, que homenageia a instituição mais lembrada pelo público pela temática D&I.
De acordo com Thalita Gelenske, CEO e fundadora da Blend Edu, a premiação tem o objetivo de valorizar as ações em destaque no mercado, inspirar as outras empresas, além de encorajar o mercado a colocar novas condutas em prática.
“O Diversidade em Prática reflete o compromisso das empresas em ancorar suas políticas e cultura de diversidade em exercícios concretos e impactantes. Reconhecer as iniciativas é fundamental para inspirar outras organizações a seguirem o mesmo caminho, promovendo um ambiente de trabalho mais inclusivo e igualitário em todo o país. O grande foco com o projeto é mostrar o quanto a temática impacta positivamente pessoas e negócios quando há dedicação e propósito”, detalha.
A edição deste ano contou com o patrocínio do Sebrae, Transformação Digital (TD), Dinastia e a MOTIM, além do apoio institucional da Associação Brasileira de Recursos Humanos do Rio de Janeiro (ABRH-RJ), All Dub, Distrito, Gupy, Hand Talk, Hub Home Box, Humanizadas, Movimento Capitalismo Consciente, PMR Advocacia, Sistema B, TAG Livros e Up Language Consultants.