A Visa, em parceria com a Rede Mulher Empreendedora (RME), anuncia as dez candidatas selecionadas para a terceira etapa do Elas Prosperam, que apoia micro e pequenas empreendedoras negras de todo o Brasil, com foco na diversidade, incluindo mulheres negras cis, trans, moradoras de comunidades e PcDs.
Após a primeira fase, onde 100 das mais de 1000 inscritas de todo o Brasil foram escolhidas para realizar um curso de capacitação, 20 candidatas passaram por uma rodada de pitches para apresentar seus negócios para uma bancada de avaliação. Dez foram selecionadas para a terceira fase do projeto, onde passarão por um processo de aceleração individual de negócios ao longo de um mês. São elas:
Alessandra (RJ) – Espaço Maria Maria: salão especializado em cabelos crespos e cacheados, voltado para recuperação da autoestima da mulher preta.
Ebonny (SP) – Ebonny Paranhos Fisioterapia Pélvica: clínica especializada em saúde íntima e bem-estar feminino, que oferece tratamentos personalizados para disfunções sexuais, dor pélvica crônica, incontinência urinária, preparo e recuperação pós-parto, e suporte para pacientes oncológicos.
Edilaine (AC) – Ecoarteac: ateliê de pinturas em telas, em tecidos, madeira, MDF e paredes e produção de acessórios ecológicos utilizando madeira com pintura a mão livre com temas amazônicos.
Emilia (MS) – Run2Mamy: comunidade para mães que desejam começar a correr ou realizar qualquer atividade física, com conteúdo para aprendizagem e foco na saúde mental e física.
Giselle (PA) – Espaço Aconchego de Mãe: espaço multifuncional dedicado ao bem-estar materno-infantil e ao empreendedorismo feminino, conta com consultórios especializados, área de doceria, loja colaborativa, sala de capacitação e mentoria para empreendedores e sala de atividades para crianças.
Karine (SC) – Regenera Art: marca de brinquedos divertidos e sustentáveis, feitos de madeira reaproveitada.
Marcia Cristina (RJ) – Studio Sou Maaz: espaço de estética com design de sobrancelhas, maquiagem e serviço de trancista.
Maria Simony (SC) – Criália: hub empresarial digital para micro e pequenas empresas com foco em inovação co-criativa.
Raquel (RS) – Ateliê Lummus: marca de papelaria personalizada, produz lembrancinhas, convites, kits entre outros.
Thayanne (PA) – Thay Petit: marca de objetos com design autoral da ilustradora e grafiteira. Oferece itens de decoração, papelaria criativa, cangas de praia, camisetas, ecobags e outros objetos com arte personalizada.
Após o período de aceleração, as dez mentoradas participarão do DemoDay, no dia 26/09, onde apresentarão seus projetos para uma nova bancada de jurados. Cinco serão selecionadas para receber o capital semente de R$10 mil para investir em seus negócios.
“O Elas Prosperam busca capacitar essas mulheres empreendedoras, estruturando, formalizando e ampliando o acesso ao capital para seus negócios. Buscamos promover a independência financeira em um dos grupos com grande potencial de empreendedorismo no país”, explica Ana Fontes, presidente e fundadora da RME. “Este programa é uma resposta crucial para o fortalecimento econômico e social das empreendedoras negras”.
Em sua 5ª edição, o Elas Prosperam acontece de forma inteiramente remota, abrangendo mulheres de todo o país e facilitando a criação de redes locais de empreendedoras por meio de lições de empreendedorismo e educação financeira, além de mentorias temáticas. Os temas da edição incluem autoconhecimento e liderança, gestão financeira, formalização, acesso a capital, redes de contatos e colaboração, e preparação para apresentações de negócios (pitch).
“O Elas Prosperam ajuda essas empreendedoras a cada pequeno e importante passo rumo aos seus objetivos e suas conquistas na jornada para construir um negócio sustentável, seguro e eficiente”, explica Sabrina Sciama, diretora executiva de Comunicação Corporativa da Visa do Brasil. Para a executiva, iniciativas como esta são fundamentais para as mulheres, que desempenham um papel importante na economia, exercendo impacto significativo em suas famílias e comunidades.
“A Visa está comprometida em fornecer às mulheres empreendedoras os recursos, conhecimentos, redes de contato e financiamentos necessários para impulsionar seus negócios. Nosso programa tem como objetivo expandir e facilitar a mobilidade econômica, criando condições para que essas mulheres não apenas prosperem, mas também se tornem agentes de transformação,” finaliza.