Skip to main content

Descrever e resumir a experiência vivida no Hacktown 2023, o maior festival de economia criativa e tecnologia, não é tarefa fácil. O evento reuniu, na pequena cidade mineira de Santa Rita do Sapucaí (MG), 40 mil pessoas, por quatro dias. Conhecida como Vale do Silício brasileiro, a cidade tem 30 mil habitantes, e durante o evento, se transforma na capital da inovação.

Mas, dizer tudo isso ainda é muito pouco para traduzir a incrível vibe que a cidade irradia. É o exemplo perfeito do conceito de smart city, ou cidades que se reinventam como startups. São polos e hubs de criatividade e tecnologia que crescem com atração de talentos.

A Oficina Consultoria levou um time de 22 pessoas para o evento, proporcionando uma imersão profunda na vivência do Hacktown. Como descreve a sócia-fundadora da Oficina, Patrícia Marins, a gênese do festival surgiu a partir do movimento para a cidade gerar experiência de transformação pessoal, comunitária e global, fazendo encontro de mentes visionárias numa pequena cidade do interior.

A ideia cresceu e prosperou, e hoje, são muitas as mentes e empresas com espírito visionário que marcam presença no Hacktown em busca de novas possibilidades de prototipagens e de design para empresas e soluções para clientes.

O primeiro debriefing da Oficina Consultoria sobre o festival deste ano, você acessa no Arena de Ideias Download Hacktown SRS 2023, nosso webinar quinzenal para troca de ideias inteligentes e debates sobre comunicação, reputação, inovação e tecnologia. Vamos promover outros eventos para aproveitar o imenso aprendizado e riquíssimo brainstorming que é o festival.

O tema da edição de 2023 foi ancestralidade, com muitas palestras e conversas versando sobre antropologia e saberes ancestrais. Uma reflexão inspiradora sobre como tecnologias podem contribuir para um futuro inovador. Esta abordagem, que mergulha nos saberes ancestrais como ponte que viabiliza um futuro cheio de novas possibilidades, é uma das questões que podem explicar a potência energética do evento.

O Hacktown é assim, pleno de caminhos simples, de encruzilhadas que soam mais como convites, um “isto ou aquilo”, a dúvida na decisão de qual próxima palestra ir. A edição de 2023 trouxe um novo acrônimo-síntese: F.O.B.O = Fear of Better Option, medo de estar perdendo uma opção melhor. Mas sem pressão, pois há uma infinidade de novos saberes e conteúdos diluídos entre os 800 painéis.

O festival abre novos caminhos, e saímos de cada painel com novos olhares, com esperança e fé em tempos melhores. Esta é a essência da riqueza do Hacktown. Uma viagem a sabedorias ancestrais, cujo destino é nos levar a um futuro melhor, com mais confiança social, mais inovação, uma ressignificação de propósito e valores.

Miriam Moura é consultora de Conteúdo e Curadoria da Oficina Consultoria.

 

Acompanhe o Adnews no InstagramLinkedIn e Threads. #WhereTransformationHappens ????