A Vivo lançou recentemente o filme “App Real Life”, que convida os espectadores a refletirem sobre qual aplicativo realmente oferece a melhor experiência: a própria vida. O texto, co-criado pela atriz Denise Fraga, utiliza metáforas baseadas em recursos tecnológicos para destacar a importância das relações humanas e do contato com a natureza, incentivando as pessoas a olharem além das telas.
Com criação da GALERIA.ag, a campanha dá continuidade ao premiado “Tem Tempo Pra Tudo”, vencedor do Prêmio Profissionais do Ano 2024 na categoria nacional. Assim como na produção anterior, o novo filme alerta para os impactos do uso excessivo de telas e reforça a necessidade de equilíbrio. A trilha sonora é uma versão instrumental de “Life”, de Des’ree, acompanhada por imagens que destacam a ausência intencional de dispositivos digitais, enfatizando a mensagem central.
O impacto foi imediato: nas primeiras 24 horas, a campanha alcançou mais de 26 milhões de visualizações em plataformas como YouTube, Meta e TikTok. A marca registrou mais de 40 mil interações nas redes sociais, e o filme foi compartilhado 17 vezes mais que outras campanhas da Vivo no mesmo período.
Veiculada em TV aberta e fechada, a iniciativa também conta com desdobramentos em mídias digitais, impressas e sociais, ampliando o alcance da mensagem de conscientização sobre o uso da tecnologia.
“Propositalmente, não trouxemos telas nas imagens desse filme, para que as pessoas percebam a riqueza de sensações fora delas. Essa reflexão é urgente e a Vivo, como líder de mercado, entende a sua responsabilidade de provocar esse olhar nas pessoas. Este é um posicionamento que estamos trabalhando de forma consistente, pois acreditamos no uso consciente da tecnologia. O sucesso da parceria com a Denise Fraga, que também aborda essa relação em suas criações, é fruto da sinergia deste conceito”, reflete Marina Daineze, diretora de Marca a Comunicação da Vivo.
Segundo Ana Coutinho, Head de Negócios da GALERIA.ag, “a tecnologia foi desenvolvida para facilitar nossas vidas, mas, paradoxalmente, muitas vezes nos distancia do que realmente importa. Nosso desafio para essa campanha, foi criar uma mensagem que não apenas impactasse, mas que realmente ressoasse como um convite à reflexão. Ao descrever funcionalidades de aplicativos e relacionar com o nosso dia a dia, buscamos ressaltar a importância dos acontecimentos do cotidiano, com esse App simples que se chama Vida, e que nos ajuda a viver melhor o nosso tempo”.
A campanha está sendo veiculada na TV aberta e fechada, e também conta com desdobramento para impressos, digital e social media. Confira aqui o filme completo.
Pesquisa aponta desejo de desconexão
O uso sem limites das telas no dia a dia dos brasileiros tem se tornado um desafio para muitas pessoas e uma pesquisa de VTrends, hub de insights e pesquisas da Vivo, descobriu que para o próximo ano, 30% das pessoas pretendem usar a tecnologia sem excessos. O levantamento mostra ainda que entre os jovens de 18 a 24 anos, esse desejo é ainda maior, para cerca de 35% deles.