A Webedia anunciou a chegada de Xataka ao Brasil, ampliando seu portfólio com o publisher de tecnologia criado na Espanha há 20 anos. Reconhecido por sua cobertura de eventos da indústria e sua presença em países da América Latina como México, Argentina, Colômbia, Chile e Peru, Xataka reúne atualmente 45 milhões de usuários únicos por mês.
“Para ampliar ainda mais nosso portfólio vamos explorar um novo território e trazer toda a expertise global de Xataka para o país. Todo o conteúdo será recheado de oportunidades para que as marcas dialoguem com essa comunidade. Nesse início, chegamos ainda com uma estratégia de criação de conteúdo exclusivo e imersivo para as marcas endêmicas, com a parceria dos nossos influenciadores nas redes sociais para uma entrega completa”, afirmou Marina Croce, CEO da Webedia Brasil.
A proposta de Xataka é abordar o universo tecnológico de maneira acessível, conectando desde leigos até especialistas e descomplicando temas ligados à inovação e ciência. Marina destacou que a iniciativa atende a uma demanda de mercado por um veículo que cubra o setor de forma abrangente. A projeção da Webedia é posicionar o Xataka entre os 10 principais players de tecnologia da Comscore no Brasil em até dois anos.
Luciano Amaral como embaixador oficial
O ator e apresentador Luciano Amaral, conhecido por seu envolvimento com o universo geek e tecnológico, foi anunciado como embaixador oficial da marca no Brasil. “Estou muito feliz de poder trabalhar com um player conhecido mundialmente nessa área que sou tão fã. Vamos trazer para Xataka tudo sobre tecnologia, um conteúdo rico e com muitas oportunidades para as marcas entrarem na conversa”, comentou Luciano.
Estratégia de lançamento
Para a chegada ao Brasil, a Webedia utilizou sua rede de marcas estabelecidas, como IGN Brasil, AdoroCinema e TudoGostoso, e realizou um estudo sobre as demandas do público brasileiro no setor de tecnologia. A estreia ocorre com um acervo inicial de 300 conteúdos, incluindo vídeos, textos, posts em redes sociais e canal de WhatsApp.
A Webedia também aposta em seu histórico de engajamento com audiências interessadas em temas como smartphones, gadgets e inovação científica. Segundo a empresa, a estratégia de conteúdo será adaptada às demandas locais, mantendo a abordagem global de Xataka.
A iniciativa busca consolidar Xataka como referência no mercado brasileiro de tecnologia, reforçando o compromisso da Webedia com a diversificação de seu portfólio.