A WeWork abre inscrições para a terceira edição do BlackLab, seu programa de incentivo ao empreendedorismo preto que já contemplou cinco empresas e teve mais 60 empresas inscritas. Interessados podem se inscrever gratuitamente até 11 de dezembro.
“Estamos comprometidos em fortalecer comunidades, que é o nosso core. Na terceira edição do BlackLab, reforçamos nossa contribuição para o empreendedorismo negro por meio dos nossos espaços de trabalho flexíveis, colaborativos e criativos”, comenta Bruna Neves, da WeWork no Brasil. “Estamos mais empenhados do que nunca em conectar espaços físicos, pessoas e ideias, promovendo um ambiente ainda mais propício para o crescimento e a diversidade empreendedora”, complementa.
Na primeira fase, todos os inscritos serão avaliados pelo coletivo de diversidade racial da WeWork, o We Of Color, com base nos seguintes critérios: o quadro societário da empresa deve ter ao menos uma pessoa autodeclarada preta ou parda; empresas com até dez colaboradores; ter time em São Paulo, Alphaville, São Bernardo do Campo, São José dos Campos, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Porto Alegre (localidades com unidades próprias da WeWork); Utilizar tecnologia como base de sua solução e solucionar um problema latente; e capacidade de impactar positivamente a sociedade brasileira por meio dessa solução. Ao todo, 10 empresas serão anunciadas para a segunda fase em 14 de janeiro de 2025.
Nessa etapa, elas terão a oportunidade de apresentar seus pontos de destaque e a viabilidade de sua solução para o comitê de avaliação, formado por Ricardo Silvestre, CEO e fundador da Black Influence, Daniele Mattos, CEO e cofundadora da Indique uma Preta, Nathalia Henrique, Idealizadora do Black Home Office e Bruna Neves diretora-geral da WeWork Brasil, em um evento híbrido realizado na WeWork, que analisará o potencial de crescimento da empresa de curto a longo prazo, inovação e impacto. Serão 3 empresas contempladas, anunciadas em 30 de janeiro de 2025.
Este é o terceiro programa destinado ao fomento do empreendedorismo negro da WeWork. A empresa teve uma versão beta em dezembro de 2020, reformulada para uma nova versão em 2024. Entre os contemplados da segunda edição, o comitê de avaliação selecionou Complete Magazine, Fazer Orçamento e Indique Uma Preta como as ganhadoras.
“O início de 2024 estava um pouco devagar, mas vencer o Black Lab foi uma injeção de ânimo. O prêmio nos permitiu usar a rede WeWork em todo o Brasil, apoiando nosso time híbrido e flexível, gerando engajamento e interação entre os membros, facilitando reuniões com clientes estratégicos e impulsionando nosso crescimento”, afirma Daniele Mattos, sócia co-fundadora da Indique uma Preta. “Recomendo a outros negócios que buscam expansão e fortalecimento. Foi uma parceria verdadeiramente enriquecedora para nós.”
“Desde o anúncio da nossa seleção, o Black Lab tem sido engrandecedor. A conexão com outras startups e participantes abriu novas portas, e receber um espaço na WeWork foi transformador para a nossa empresa, principalmente para o nosso time. Mais do que um local de trabalho, a WeWork se tornou um ambiente para receber clientes, realizar reuniões e impulsionar o negócio. A visibilidade da premiação atraiu a atenção de investidores e clientes, validando nosso trabalho”, conta Caíque Nucci, fundador e CEO da Complete Magazine. “Para o nosso time de oito pessoas, ter uma base fixa na WeWork facilitou a rotina e a dinâmica de trabalho. As mentorias, especialmente com Raul Assumpção, especialista de PR da WeWork, em comunicação e storytelling, foram essenciais para fortalecer nossa marca. Esperamos estender essa parceria e colher ainda mais frutos”, finaliza Nucci.
Para se inscrever e acessar mais informações, basta acessar o site.