Skip to main content

As pessoas buscam maneiras simples de entrar em contato com os comerciantes, seja para tirar dúvidas, obter ajuda ou encontrar algo que gostariam de comprar. Assim como, os comerciantes buscam facilitar suas vendas. No objetivo de agradar esses dois lados, WhatsApp lançou duas novas funções: WhatsApp Business agora tem QR Code e novo modo de compartilhar catálogo de produtos. 

Segundo o WhatsApp, cerca de 50 milhões de negócios utilizam o WhatsApp Business. A versão oferece ferramentas voltadas ao atendimento de clientes, como a criação de mensagens padronizadas e respostas automáticas, para que pequenas e médias empresas se aproximem ainda mais de seus clientes.

Usar o código QR para iniciar conversas com empresas

 

As empresas agora poderão exibir o QR Code em suas vitrines, embalagens e recibos, por exemplo. Assim, usuários poderão iniciar uma conversa instantaneamente.

O código QR funciona como a porta de entrada digital de uma empresa facilitando o primeiro contato de um cliente. No passado, ao encontrar empresas de seu interesse, as pessoas precisavam adicionar manualmente o número de telefone de cada uma delas às suas listas de contatos. Agora basta escanear o código QR na vitrine de uma loja, em uma embalagem ou em um recibo para iniciar uma conversa com uma empresa no WhatsApp.

Ao escanear um código QR, o usuário verá uma mensagem predefinida pela empresa para que ele possa iniciar a conversa no WhatsApp. Com as ferramentas de mensagem do WhatsApp Business, as empresas podem enviar informações rapidamente, como compartilhar seu catálogo, e tornar a conversa mais dinâmica. 

O recurso de código QR já está disponível para empresas do mundo todo que usam o app WhatsApp Business e a API do WhatsApp Business.

Compartilhar o catálogo para exibir produtos e serviços

 

Empresas que já podiam criar catálogos, agora, passam a poder compartilhar os seus links em sites, em redes sociais como Facebook e Instagram e em outras plataformas. O compartilhamento também poderá ser feito pelos clientes, seja pelo WhatsApp ou por outras plataformas.

Os links do catálogo já estão disponíveis para os usuários do WhatsApp Business em todo o mundo. 

Para Rodrico Ricco, CEO e fundador da Octadesk, startup que auxilia empresas a venderem e atenderem via canais digitais, o timing é perfeito para as novas funções WhatsApp Business começar a rodar no país. Segundo levantamento interno, a interação entre clientes e empresas no aplicativo (WhatsApp) teve um aumentou em 500% no período de isolamento em decorrência da Covid-19.

Leave a Reply