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Para celebrar o Dia da Consciência Negra, que neste ano divide a data com a abertura do maior evento esportivo do planeta, o YouTube Shorts resgata a história de Arthur Friedenreich, o Tigre, grande futebolista brasileiro que, em 1921, não pôde participar da equipe brasileira simplesmente por ser negro. Além de criar uma camisa especial comemorativa para ressaltar a importância do Tigre para o mundo do futebol, o YouTube Shorts promove também uma série de conteúdos para contar a história do ídolo e um manifesto que destaca a influência da trajetória desse atleta na construção da luta contra o racismo no Brasil. 

Em 1921, às vésperas da disputa do torneio sul-americano que foi realizada na Argentina, o presidente do Brasil à época, Epitácio Pessoa, determinou que apenas atletas brancos fossem convocados para a equipe brasileira, a fim de “preservar a reputação do país no exterior”. Por conta dessa determinação, Arthur Friedenreich, o maior jogador brasileiro no período, foi impedido de compor o time para representar o Brasil, que perdeu a competição naquele ano. Ao todo, Tigre marcou 595 gols em 650 jogos em sua carreira, atingindo uma média de gols maior que o próprio Pelé.    

O rapper Djonga, importante voz na luta antirracista, é o responsável por contar a história do Tigre no vídeo manifesto que foi produzido pelo YouTube Shorts.

Samanta Yokota, Gerente de Marketing do YouTube Brasil, afirma:

“O objetivo do material é, além de trazer luz à história desse grande ídolo do esporte, ressaltar a importância do Dia da Consciência Negra, para que a data não seja ofuscada pelo início do maior evento do ano.”

Além do cantor, nomes importantes como Iza, Mc Soffia, Fioti, Tasha e Tracie, Luane Dias, Léo Bronks e Jean Paulo, entre outros, também vestem a camisa do Tigre para espalhar a mensagem.

Para encerrar a homenagem em grande estilo, o YouTube Shorts fará uma exposição celebrando Arthur Friedenreich a partir do dia 25/11, no Museu do Futebol, em São Paulo. Além de painéis expondo sua história de vida, camisas utilizadas pelo craque e um espaço interativo onde será possível assistir ao vídeo manifesto, a exibição contará com uma réplica customizada pelo artista Massai da taça da Copa América em que o Tigre foi impedido de participar. O YouTube Shorts também irá garantir dez ônibus para levar cerca de 400 crianças de instituições sem fins lucrativos para conhecer a exposição do Tigre e o Museu. Samanta ainda diz:

“Arthur Friedenreich foi um dos maiores jogadores do futebol brasileiro e sua história tem um significado enorme, já que marcou a luta contra o racismo e legado esportivo do país. Com esta campanha, salientamos a necessidade de fazer este tipo de retratação histórica, destacando O Tigre como um símbolo de todas as pessoas que ainda lutam contra injustiças sociais. O YouTube permite que as pessoas contem suas histórias e as mostrem para todo o mundo. O que estamos fazendo com esse projeto é aproveitar essa potência da plataforma para relembrar a história desse jogador que foi colocado à margem dos holofotes e trazê-la com destaque para a discussão sobre justiça racial.”

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