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YouTube anunciou que, a partir de 6 de abril, os chamados “anúncios de sobreposição” serão eliminados dos vídeos na versão de desktop do aplicativo de reprodução de vídeos.

Esse tipo de anúncio, que aparecem como banners ou Gifs nas partes inferiores dos vídeos já haviam sido proibidos em dispositivos móveis, como celulares. No entanto, em computadores e notebooks, a situação permanecia. A tela maior dos computadores tornava ainda mais fácil a interação não intencional com esse tipo de publicidade no YouTube.

Embora os anúncios fossem considerados eficientes, já que boa parte dos telespectadores tinham uma chance grande de interação, além de atingir quase todos os usuários de uma vez, a experiência desagradável foi levada em consideração na hora de tomar a decisão.

Para suprir a ausência desse recurso sem prejudicar criadores de conteúdo, a Google, proprietária do YouTube, afirmou que outros tipos de anúncios serão mais valorizados na plataforma, sendo até mesmo encarecidos para possíveis anunciantes.

Ainda que o YouTube esteja tomando essas medidas pensando na experiência do usuário, vale lembrar que no ano passado a plataforma tentou fortalecer ainda mais sua renda através de anunciantes. O aplicativo chegou a testar transmitir 5 anúncios não puláveis para os espectadores, mas a ideia não teve uma boa aceitação por parte do público.

Essa matéria usou como fonte a escrita por André Lopes para o site Exame.

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