Casa Chango estreia nova temporada com patrocínio da Cimed e foco em conteúdo para a geração Z
As experiências serão compartilhadas nos perfis sociais dos criadores de conteúdo que somam mais de 100 milhões de seguidores
Criadores de conteúdo e usuários estão preocupados com as medidas tomadas pela plataforma e o futuro de seus canais
Adnews
23.11.2021
O YouTube tem acionado o mecanismo de strike contra vários canais brasileiros por conta de vídeos antigos publicados na plataforma. A ferramenta preocupou os youtubers e expectadores de grandes canais da plataforma com o risco de terem não só seus vídeos, mas seus canais excluídos.
A ferramenta de strike é uma medida que o próprio YouTube criou para deixar a regulação e manutenção das regras da plataforma mais fáceis. O mecanismo funciona por meio dos strikes, que seria um tipo de alerta para o canal, principalmente para o uso indevido de copyrights. Se determinado canal receber três strikes, ele é excluído do site.
A questão entre os profissionais da área é que as regras por trás dos famosos e temidos strikes nem sempre é tão clara ou funcional. Muitos vídeos antigos, com músicas que até então não eram afetadas pelo direito de imagem, agora estão recebendo strikes na plataforma.
O Youtuber Patife, que tem mais de 2 milhões de inscritos em seu canal, publicou um vídeo relatando seu problema com os strikes. Patife publicou o vídeo no dia 09 de Novembro com o título Meu fim no Youtube – Meu canal vai ser deletado a qualquer momento”.
No vídeo, Patife menciona sobre como os strikes são prejudiciais para seu canal, mesmo que ele não perca a conta, já que ele teria que excluir uma série de vídeos. O youtuber mencionou que seu canal tem mais de 7 mil vídeos, entretanto, mais de 1,6 mil deles tiveram que ser privados por conta do copyright.
Os problemas dos strikes não param só no risco do canal ser deletado e na exclusão de vídeos antigos ao público. Os canais com dois avisos, como o caso de Patife, podem acabar sendo colocados na lista de “canais não confiáveis”. Com o canal adicionado a lista, o alcance dos vídeos na plataforma também diminuí.
Patife não foi o único a reclamar do sistema de avaliação e regras do YouTube. Os youtubers Rato Borrachudo e Vinicius 13, conhecidos por publicar vídeos de video game e vlogs na plataforma, também foram afetados pelos strikes. Ambos reclamaram através de suas redes sociais, Vinicius também publicou um vídeo no seu canal.
Até o momento, o YouTube não se pronunciou sobre ajustes relacionado ao problema dos strikes, entretanto, a comunidade de youtubers tem se pronunciado e tentado auxiliar criadores de conteúdo que estão sofrendo com o problema.
As experiências serão compartilhadas nos perfis sociais dos criadores de conteúdo que somam mais de 100 milhões de seguidores
Nutella, marca da Ferrero, lança sua nova campanha “Nutella Bom Dia”, que homenageia a diversidade dos amanheceres brasileiros e fortalece sua relação com o café da manhã nacional.
O QuintoAndar, maior plataforma de moradia da América Latina, lançou uma nova campanha com foco na jornada de compra de imóveis. Com tom emocional e provocador, a ação convida os brasileiros a refletirem sobre o adiamento dos próprios sonhos, especialmente o de conquistar a casa ideal.
Aprenda algo novo todos os dias.
Assine gratuitamente as newsletters da Adnews.