Skip to main content
No último domingo, 13 de outubro, o Brasil perdeu um dos maiores gênios da publicidade, Washington Olivetto, aos 73 anos de idade. Sua criatividade, irreverência e habilidade única de contar histórias através da propaganda marcaram gerações e transformaram a publicidade em um verdadeiro fenômeno cultural. Ao longo de sua trajetória, Olivetto não só criou campanhas memoráveis, como também redefiniu o papel da publicidade no país, elevando-a ao status de arte. Em homenagem ao seu legado, reunimos 10 campanhas que simbolizam sua genialidade e seu impacto duradouro na indústria e na cultura brasileira.

1. “Meu Primeiro Sutiã” – Valisère (1987)
Este comercial icônico marcou gerações de meninas e está entre os 100 mais influentes de todos os tempos. Ele aborda de maneira sensível a transição da infância para a vida adulta, destacando a sensação de pertencimento proporcionada pelo primeiro sutiã. Até hoje, muitas mulheres lembram com carinho desse filme.
Ficha técnica: Cliente: Valisère / Agência: W/GGK / Direção: Julio Xavier / Criação: Rose Ferraz, Camila Franco e Washington Olivetto

2. “O Pingo” – Deca (1971)
Criado em 1971, este comercial garantiu um dos primeiros Leões de Cannes para o Brasil. Com simplicidade e objetividade, o filme destaca o sistema de vedação da marca e reforça a importância do uso racional da água, um tema relevante até hoje.
Ficha técnica: Cliente: Deca / Agência: Lince Propaganda / Produtora: Blimp / Direção: Guga de Oliveira

3. “Sonhos Garoto II” – Chocolates Garoto (anos 80)
Este comercial captura o romance juvenil de maneira sutil e encantadora, utilizando a canção “I Had the Craziest Dream” de Frank Sinatra. O filme retrata os bombons como presentes que os jovens podiam oferecer às suas paixões, tornando-se rapidamente um sucesso.
Ficha técnica: Cliente: Chocolates Garoto / Agência: W/Brasil / Produtora: Júlio Xavier Filmes / Direção: Júlio Xavier

4. “Passeata” – Staroup (1988)
Criado em um período de repressão militar no Brasil, “Passeata” foi ousado ao criticar a violência policial contra estudantes. Apesar de inicialmente ter sido vaiado, o filme foi premiado com o Leão de Ouro em Cannes, destacando sua relevância social e impacto.

5. “A Semana” – Revista Época (2000)
Este comercial não só marcou o lançamento da Revista Época como também foi o primeiro Grand Prix brasileiro no Clio Awards. O filme se destacou pela criatividade, ritmo e execução impecável, levando também um Leão de Ouro em Cannes no mesmo ano.
Ficha técnica: Cliente: Editora Globo / Agência: W/Brasil / Direção: Jarbas Agnelli

6. “Hitler” – Folha de São Paulo (1987)
Considerado por muitos o melhor comercial da história, o filme “Hitler” questiona o poder da manipulação de informações, destacando a importância de uma imprensa livre e crítica. Com direção de Washington Olivetto, o filme se tornou um dos mais aplaudidos em Cannes à época. A Ficha Técnica traz dois dos maiores publicitários do Brasil (Olivetto e Nizan), além da direção primorosa do gênio Andrés Bukowinski. O anúncio também está entre os 100 mais influentes de todos os tempos.

7. “Homem de 40 Anos” – Projeto de Lei (anos 80)
Inicialmente criado como um anúncio de jornal, “Homem de 40 Anos” foi adaptado para TV e gerou um impacto social ao levantar a questão da discriminação etária no mercado de trabalho. A campanha resultou em um projeto de lei que alterou as práticas de contratação no Brasil.

8. “Como Uma Onda” – Rider (1993)
Com a voz de Tim Maia e a música “Como Uma Onda”, este comercial capturou a essência dos anos 90 e permaneceu no imaginário popular. A escolha da trilha sonora foi um fator-chave para o sucesso do filme.
Ficha técnica: Cliente: Grendene / Agência: W/Brasil / Produtora: Jodaf

9. “Corrida no Parque” – Cofap (anos 80)
Este comercial foi tão popular que transformou o Dachshund no famoso “Cofapinho”. Com cachorro e criança como protagonistas, o filme cativou o público e se tornou um dos clássicos da publicidade brasileira.
Ficha técnica: Cliente: Cofap / Agência: W/Brasil / Direção: Julinho Xavier

10. “Garoto Bombril” – Bombril (1978)
A campanha de Bombril com Carlos Moreno foi listada no Guinness Book of Records como a mais longa estrelada por um mesmo ator. O “garoto Bombril” se tornou um ícone da publicidade brasileira, conquistando a simpatia do público por décadas.
Ficha técnica: Cliente: Bombril / Agência: DPZ / Criação: Washington Olivetto e Francesc Petit