Skip to main content

Na hora de planejar estratégias de marketing que façam o negócio crescer, muitos empreendedores travam entre tantas alternativas. Afinal, onde minha marca deve estar, entre tantos canais online e off-line?

A resposta é mais simples do que você acredita: esteja onde o seu cliente está.

Hoje, o marketing não tem fronteiras e o cliente está ligado em todos os lugares. Por isso, comece conhecendo o cliente.

A melhor estratégia não é só focar no digital ou fora dele, mas saber identificar as características, hábitos e necessidades do seu potencial cliente e aplicar ações que o levem a considerar a sua empresa como a melhor alternativa.

Seja criativo e sempre teste todas as formas de abordá-lo. O que funcionar fica, o que não der certo, você descarta e testa outra coisa.

Quer conhecer 10 dicas do que fazer para atrair e encantar seu cliente, independente da tecnologia? Continue a leitura e comece a aplicar!

10 dicas para decolar seu negócio on e off:

#1 – Desenvolva conteúdo constantemente

Criar autoridade no setor em que você atua é importante. Portanto, seja criativo e teste temas e formatos diversos, até encontrar aquele que conversa melhor com seu público.A produção de conteúdo hiperpersonalizado é uma tendência, por isso é fundamental conhecer detalhes sobre sua persona para entregar conteúdo que realmente interessa.

#2 – Invista em mídia online

O grande benefício do marketing digital é a possibilidade de retorno com baixo investimento. É possível controlar o desempenho dos seus anúncios em tempo real e manter somente aqueles que performam melhor. Uma estratégia assertiva e barata.

#3 – Use influenciadores com sabedoria

O marketing de influência é uma das maiores tendências para criar uma relação de confiança entre sua marca e o público. Aproveite a autoridade dos influenciadores para se aproximar do público.

#4 – Tenha um site otimizado

Ter um site otimizado para aparecer nas primeiras posições do Google e que seja responsivo, ou seja, que se adapta para dispositivos móveis, é imprescindível. Em 2017, 49% dos brasileiros acessaram a internet apenas pelo celular.

#5 – Desenvolva um processo de conversa contínua com seus clientes

O processo de estabelecer e manter uma conversa com seus clientes é importante. O e-mail marketing ainda é uma ferramenta importante para manter o diálogo entre vocês sempre em dia.Use estratégias de segmentação da base de clientes e envie conteúdo relevante para eles.

#6 – Automatize a comunicação

Para estabelecer uma conversa coerente com seu público, é importante ter constância. Para diminuir o seu trabalho e otimizar a rotina, além de aumentar o controle de resultados, use uma ferramenta de automação de marketing.

#7 – Crie um clube de relacionamento

Fazer parte. Todos querem pertencer a um grupo. Sua marca pode tornar-se um verdadeiro clube de relacionamento e seus clientes serão seus maiores propagadores.Um case de sucesso é o Nubank, um banco digital que revolucionou a comunicação com seus clientes e criou um clube do qual todos querem participar #SouNu.

#8 – Dados acima de tudo

O marketing orientado por dados é muito mais do que uma tendência tecnológica. Orientar suas estratégias com base em dados torna os resultados mais efetivos e otimiza o orçamento.Portanto, sempre que possível, busque e agregue dados dos seus clientes. Use essa informação a favor deles – ofereça produtos, conteúdo e ofertas relevantes.

#9 – Participe de feiras e palestras

Participar de feiras e eventos que o seu público também participa é uma oportunidade e tanto de ser visto por eles. Vá onde os clientes estão! Lá você poderá interagir com ele, mostrar seus produtos e até captar dados para uma ação online futura. Tudo está interligado!

#10 – Faça parcerias

Estratégias colaborativas e economia compartilhada, já ouviu falar? Seguindo a tendência do “dividir para multiplicar”, você pode aplicar marketing compartilhado. O co-marketing nada mais é do que a união de forças entre duas marcas que compartilham o mesmo público alvo e têm interesses alinhados.Ofereça seu produto agregado a outro complementar, faça comunicações em conjunto, compartilhe a força entre as marcas!

Por André Vasconcellos, CEO da SalesRush