Skip to main content

Já está na hora de começar a descompressão para o fim de semana, e nada melhor que um bom vinho para acompanhar esse momento “relax”. Não sei você, mas toda a equipe do Adnews é apaixonada por vinhos, por isso escolhemos Dreo como nossa super parceira em todos os momentos!

Mais que uma marca, um estabelecimento e um serviço, a Dreo nasceu do conceito de vivenciar experiências com conforto e exclusividade. Por isso, ela conta com serviço de concierge para harmonizar o rótulo perfeito com o seu perfil ou momento especial, que pode ser qualquer um.

Falando em momentos especiais, se você pretende impressionar a gata, o crush ou os amigos nesse fim de semana, vem cá que a gente preparou uma seleção de 14 curiosidades sobre vinhos para você arrasar no papo. Se prepara e bora de listinha!

#1 São necessárias 300 uvas para produzir uma garrafa de vinho
A verdade é que depende de como foi feita a fermentação (se as uvas estavam cheias ou apassitadas). Mas, a média para um vinho comum, de produção tradicional, é que um hectare de videiras produz cerca de 33 barris de vinho. Dividindo esse número até chegar a uma garrafa, temos 300 uvinhas por garrafa!

#2 O consumo moderado pode trazer benefícios à saúde
Dessa você gostou, né? A gente também! O consumo moderado e regular de vinho tinto é constantemente associado a fatores como longevidade e combate a algumas doenças, como as cardiovasculares. Estudos apontam que a ingestão responsável de vinho auxilia na prevenção da hipertensão, de alguns tipos de câncer e até mesmo de distúrbios neurológicos.

#3 Uvas tintas também produzem vinhos brancos e rosés
Sim! Tanto é que existem raros Malbecs e Pinots Noirs brancos. Para que isso aconteça, basta fermentar a uva sem deixar as cascas em contato com o mosto, pois são elas que dão cor ao vinho. No caso dos rosés, é só manter o contato por pouco tempo, para que a coloração não chegue a ser tinta.

#4 A garrafa de vinho mais antiga do mundo é peça de museu
Segundo relatos históricos, a garrafa de vinho mais velha do mundo ainda lacrada é do ano de 325, mas só foi encontrada em 1867, na cidade de Speyer, na Alemanha, onde ainda se encontra exposta em um museu. A gente também quer saber como alguém conseguiu deixar uma garrafa de vinho fechada por tanto tempo…

#5 Vinho doce (de sobremesa) não tem adição de açúcar
Você também já quer incluir o vinho na dieta, né? Um vinho de sobremesa pode ser doce por vários fatores: pela maturação em excesso da uva, pela fortificação, pelas uvas serem atingidas pelo fungo botrytis cinerea ou por se tratar de um icewine. Mas, todos os processos são naturais, nunca com adição de açúcar. Os vinhos que levam açúcar são chamados de suaves, e são mais simples.

#6 Existem mais de 6 mil variedades de uvas
De acordo com um relatório da Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV), há mais de 6 mil tipos de uvas ao redor do mundo. No topo do ranking das uvas utilizadas para a produção de vinho está a Cabernet Sauvignon, com cerca de 340 mil hectares plantados, algo em torno de 5% do total das áreas de vinhas. Em seguida, vêm a Merlot e a Tempranillo.

#7 A diferença entre o vinho seco e o suave é a uva
O sabor mais ou menos adocicado é uma consequência da uva utilizada na produção do vinho. Vinhos suaves têm adição de açúcar. É um vinho de qualidade mais baixa, elaborado com uvas comuns de espécies americanas (de mesa, feitas para comer). Esses vinhos podem ser identificados pelo rótulo, e são facilmente encontrados em supermercados. Já os vinhos secos, também chamados de vinhos finos, são elaborados com uvas mais nobres (as de espécies viti viniferas). Qualquer resíduo de açúcar nesses vinhos é produzido naturalmente pela uva, durante a fermentação.

14 curiosidades sobre vinhos para impressionar socialmente
O sabor mais ou menos adocicado é uma consequência da uva usada na produção do vinho. (Foto: Freepik)

#8 Vinho do Porto não é feito no Porto!
Derrubamos um grande mito. O famoso Vinho do Porto, considerado licoroso e produzido especificamente com uvas da região do Douro, recebeu este nome porque, no século XVII, passou a ser exportado para diversos lugares do mundo a partir da cidade do Porto.

#9 Vinho verde não é verde!
Mais um grande mito. Lá nas margens do Minho, em Portugal, está a região demarcada de Vinho Verde, ou seja, a denominação de origem que dá nome ao vinho. Portanto, ele pode ser branco, tinto e até rosé, mas não verde.

#10 Cheiros estranhos no vinho são sinal de perigo
O vinho tem aromas agradáveis que remetem a flores, frutas e outros elementos olfativos. Mas, o contrário também é possível. Quando o vinho estraga por algum motivo, pode apresentar cheiros incomuns e desagradáveis, como o de papelão molhado, acetona e até vinagre. Isso acontece por conta de fatores biológicos, como oxidação, e pela presença de compostos químicos ou fungos durante o envase da bebida. 

#11 Os chineses são os maiores consumidores de vinho tinto do mundo
Calma, a gente também pensou que fossem os italianos ou os franceses. Mas, são os chineses que lideram o ranking. Em 2014, eles chegaram a consumir 1,86 bilhão de garrafas de vinho tinto, segundo pesquisas publicadas na revista Exame. Em cinco anos, a China apresentou um aumento de 136% no consumo da bebida! E uma curiosidade extra: o país que mais consome vinhos em geral é os Estados Unidos.

#12 O Brasil é onde o consumo de vinho mais tem crescido
Estamos no game! A OIV constatou que o consumo geral de vinhos aumentou na América do Sul em 2020. Países como a Argentina e o Brasil têm alavancado esse dado. O destaque vai para o Brasil, que consumiu mais de 4 milhões de hectolitros de vinho em 2020, um aumento de cerca de 18% na procura pela bebida.

#13 A Itália é a maior produtora de vinhos do mundo
Há aproximadamente cinco anos, a Itália assumiu a primeira posição, muito à frente de qualquer outro país (inclusive, da França). O fato dos Estados Unidos (maior consumidor desde 2002) preferir os vinhos italianos aos franceses e as condições climáticas da França também contribuíram para que a Itália dominasse o ranking.

#14 O vinho não deve ser guardado na cozinha!
Esse é aquele momento “meu mundo caiu”, no melhor estilo Maysa. Um dos piores lugares da casa para manter seu vinho armazenado é a cozinha, por conta do calor excessivo que costuma ser liberado pelos eletrodomésticos, como forno e fogão. A conservação adequada dos vinhos faz toda a diferença na longevidade da bebida, que pode sofrer danos caso esteja em locais inapropriados.

Vinho da Semana

14 curiosidades sobre vinhos para impressionar socialmente

Além dessa aula sobre a nossa bebida favorita, temos também a tão esperada indicação, com curadoria exclusiva dos especialistas de Dreo. E o vinho dessa semana, meus amigos… Não merece palmas, merece o Tocantins inteiro e o Brasil junto! Estamos falando do Vinho Tinto Primitivo Di Manduria ILMorante, um exemplar italiano produzido com uvas 100% primitivas, que harmoniza perfeitamente com queijos, carpaccio, carnes frias e grelhadas.

No coração de Puglia, entre as planícies que abrigaram campos de oliveiras, está a vinícola La Pruina, onde nasceu o Primitivo Di Manduria ILMorante. Uma curiosidade é que o nome da vinícola é um acrônimo das palavras ‘Proteggere’ (em português, proteger); ‘Rispettare’ (em português, respeitar); ‘Unire’ (em português, unir); ‘Intessere’ (em português, entrelaçar); ‘Nutrire’ (em português, nutrir); e ‘Aspettare’ (em português, esperar), que correspondem ao processo de produção do vinho!

O Primitivo Di Manduria ILMorante surgiu dos cuidados manuais e métodos tradicionais de vinificação dos cultivadores, e o uso exclusivo de leveduras nativas durante a fermentação alcoólica gerou essa grande obra de arte.

Esse pode ser o rótulo que falta na sua adega pessoal. E além da exclusividade e comodidade, Dreo também oferece descontos que deixam os produtos ainda mais saborosos! Quem não gosta de economizar?

Você encontra estas e outras indicações no site oficial da marca. Conheça e experimente! E não deixe de conferir as nossas indicações da semana passada, que também são excelentes.

* Conteúdo publicitário

Fique ligado no Adnews pelo InstagramLinkedIn e Threads! Pra gente, sair do óbvio é tão óbvio quanto criar e transformar.