Skip to main content

A OpenAI, empresa que criou o ChatGPT, lançou nesta quarta-feira (10), a GPT Store, uma loja de chatbots dentro do serviço de inteligência artificial. Esse lançamento, que ocorreu após atrasos sucessivos, marca uma expansão significativa no ecossistema da empresa, proporcionando novas possibilidades de uso para o ChatGPT. Desde o anúncio do programa GPT Builder em novembro, mais de 3 milhões de bots, denominados GPTs, foram criados por usuários. A OpenAI planeja destacar semanalmente os GPTs mais úteis na loja.

Inicialmente prevista para novembro de 2023, a abertura da loja foi adiada para dezembro e, posteriormente, para janeiro. A plataforma permite que pessoas que criaram seus próprios chatbots compartilhem publicamente suas versões do ChatGPT.

A empresa afirma que fará a curadoria da loja, apresentando os GPTs mais “úteis e encantadores” em diversas categorias, como redação, pesquisa, programação, educação e estilo de vida. A ferramenta de geração de imagens DALL-E da OpenAI também terá sua própria categoria na loja.

GPT Store contará com GPTs de empresas como Consensus, Khan Academy’s Code Tutore Canva. A OpenAI também anunciou um novo serviço “ChatGPT Team”, que custa US$ 25 por mês para cada usuário e oferece às equipes de pessoas dentro das empresas acesso a modelos como GPT-4 e DALL·E 3, bem como um espaço de trabalho colaborativo dedicado e ferramentas administrativas para gerenciamento de equipes. Tal como acontece com a oferta ChatGPT Enterprise da OpenAI, os dados enviados ao LLM ou gerados pelo LLM são isolados para que apenas a equipe possa acessá-los. A OpenAI afirma que não usará os dados para treinar outros modelos.

A loja foi comparada com a App Store da Apple, promovendo novos desenvolvimentos no espaço de IA de uma gama mais ampla de usuários. Meta oferece chatbots com personalidades diferentes em uma oferta semelhante.

Em um e-mail para desenvolvedores da plataforma na semana passada, a OpenAI disse aos usuários para garantirem que seus chatbots atendam às políticas de uso e às diretrizes da marca GPT. A nova loja está disponível para assinantes de seus serviços premium ChatGPT Plus e Enterprise. Os assinantes da equipe também podem criar GPTs personalizados para as necessidades da equipe.

 

Acompanhe o Adnews no Instagram e LinkedIn. #WhereTransformationHappens