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A 23ª edição do concurso ‘Comida di Buteco’ bateu recorde de empresas patrocinadoras e marcas: M Dias Branco (Piraquê, Frontera), JBS (Seara, Incrível), Heineken (Eisenbahn, Amstel), Ambev (Spaten), Santander, Getnet, McCain, Diageo (Gordon’s), Moet Hennessy (Chandon), Hypera (Zero-Cal), GPA (Assaí), Sebrae, Café Delta, Accor (Novotel) e UNISUAM. O concurso acontece anualmente, sempre no mês de abril, estabelecendo no calendário promocional brasileiro o “mês do Comida di Buteco”.

A agência Design Bridge and Partners é a responsável por toda a campanha de divulgação do concurso, desenvolvimento criativo, conceitual, estratégico, de conteúdo, mídia e identidade visual há 10 anos. O objetivo da iniciativa é transformar vidas através da cozinha raiz, sendo o “buteco extensão da sua casa”. 

Os butecos inscritos (sem taxa) devem ser negócios familiares com no máximo duas unidades, não podendo ter redes nem franquias. A executiva de marketing do Comida di Buteco, Flávia Rocha, destaca o sucesso do concurso pelo seu alcance nacional e capacidade de atrair anunciantes dos mais diversos segmentos, desde os mais perceptíveis, como alimentos e bebidas de várias subcategorias, até serviços como banco, adquirência, educação, varejo e hotelaria.

“Algumas indústrias e marcas tem ajudado a construir a nossa história com parcerias muito longevas, como Ambev há 20 anos, Heineken há 12 anos e Santander/Getnet há 8 anos”, afirma.

Desde 2016, o ‘Comida di Buteco’ é realizado em duas etapas: a primeira é regional, onde a votação é feita pelo público e jurados em cada um dos 25 circuitos em todo o Brasil. Depois de eleitos os campeões de cada circuito, outro corpo de jurados visita e avalia os campeões para que seja eleito, então, o Melhor Buteco do Brasil. 

Confira alguns marcos que o concurso atingiu neste ano.

  • 25 circuitos abrangendo, mais de 50 cidades, de norte a sul do Brasil;
  • 10 milhões pessoas impactadas diretamente nos butecos;
  • 1 milhão de votos físicos;
  • 730 mil fãs e 82 milhões de impressões nas redes sociais do concurso;
  • 10 milhões de alcance nas redes sociais;
  • Quase 10 milhões de pageviews no site;
  • Mais de R$ 400 milhões de impacto na cadeia de valor do ecossistema;
  • 150 mil turistas presentes nos circuitos;
  • Mais de 10 mil empregos gerados;
  • R$ 180 milhões em mídia espontânea;
  • 56% do público feminino.

Critérios de avaliação

Flávia Rocha explica que a eleição dos melhores butecos ocorre com visitas, tanto de jurados quanto do público, aos estabelecimentos, para dar notas de 1 a 10 nos quesitos Atendimento, Temperatura da Bebida, Higiene e Petisco. O petisco leva 70% do peso da nota, e as demais categorias, 10% cada uma.

O voto do público vale 50% do peso total, e dos jurados, 50%. A cada edição, 20% dos butecos são desclassificados para o ano seguinte, gerando renovação e acirrando a competitividade. 

“Somos uma plataforma que atinge trade e consumidor do ponto de vista das marcas, mas que gera uma verdadeira corrente do bem, que se inicia com o buteco, a indústria que patrocina, o público, as ferramentas de comunicação e até o poder público, que vê o retorno em geração de empregos, impostos e turismo urbano. Temos pesquisado ao longo dos anos vários países do mundo, e não há nada semelhante no sentido de uma eleição com tanto envolvimento do público e em torno de um ícone da cultura local, no caso, o buteco”, explica Flávia.

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