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O Festival Internacional de Criatividade de Cannes chegou novamente e teve a volta da criatividade como tema em 2022. Em um mundo onde boa parte da população viveu praticamente dois anos dentro de casa e sem grandes estruturas para se comunicar, nada mais natural que nessa retomada os influenciadores digitais ocupassem o lugar de destaque no evento. 

Mas o que fica vai muito além das premiações e saber quem ganhou ou perdeu. Neste ano, tivemos alguns destaques importantes e que precisamos prestar atenção. Por esse motivo, separei aqui alguns dos pontos mais relevantes de Cannes que talvez você ainda não tenha se dado conta. 

1. TikTok chegou e mandou recado 

2022 ficará marcado como o ano em que o TikTok marcou uma forte presença na prestigiada premiação, reforçando a importância dos criadores de conteúdo como uma tendência que se estabeleceu de vez. Podemos ver a relação com a consolidação do vídeo como formato que mais gera engajamento, conforme apontado pela Wavve como uma das principais tendências para o marketing de influência em 2022. 

Como a plataforma é um verdadeiro poço de criatividade, nada melhor do que lembrar que ela também é uma oportunidade incrível para as marcas que desejam criar uma conexão mais forte com seus públicos. Se a sua empresa ainda não tem uma estratégia de marketing, é hora de mudar os planos. 

2. Diversidade, igualdade e inclusão sempre 

Se esses três pilares não estão no coração da sua ideia, tenho algo bem chato para dizer… O recado dado pelo Cannes Lions 2022 é direto e mostra que não há como pensar em qualquer conceito, campanha ou ação se ela não abraçar de verdade esse espírito. 

A prova de que tal conceito é verdade é que qualquer conteúdo que não estivesse alinhado com esses princípios não seria sequer cogitado para participar do festival. Existem valores inegociáveis e os três acima são alguns deles.

Abraçar a diversidade, promover a igualdade e criar ferramentas para que mais pessoas se sintam incluídas é tudo que o mercado e o mundo precisam neste momento. 

3. Anúncios estarão mais presentes 

A declaração do co-CEO da Netflix, Ted Sarandos, sobre a inclusão de anúncios dentro da plataforma diz muito mais do que a possibilidade de pagarmos menos para conferir a próxima temporada da nossa série preferida. Trata-se de uma oportunidade. 

Cobrando mais criatividade do que é visto na televisão, o executivo praticamente pediu para que as marcas saiam do básico e chato na hora de atrair a atenção do público. É óbvio que a criatividade seria tema em um festival de… criatividade, mas não dá para negar que o recado é bem importante. Usar influenciadores digitais, explorar novos formatos e entender a linguagem certa para um novo canal é o começo do que precisamos entender por agora. 

4. O virtual é real 

A vencedora da categoria Social & Influencer não é uma pessoa de verdade. Ela não existe, não tem um CPF e nem recebe salário, mas é tão relevante que conquistou um dos prêmios mais importantes do ano. Não se trata do fim dos seres humanos de carne e osso, mas sim de um indicativo de que a tecnologia pode explorar a criatividade ao limite. 

Seja em uma nova plataforma, um efeito de vídeo ou uma personalidade virtual, o mundo está preparado e deseja ver mais barreiras se rompendo. 

Alguns dos tópicos citados aqui já estão em alta e devem se consolidar no mercado, enquanto existem tendências que ainda vão caminhar um pouco até atingir o topo no marketing. O que fica do Cannes Lions 2002 não são apenas os vencedores, troféus e cases, mas sim as ideias compartilhadas. E você, vai colocar alguma delas em prática? 

Esse artigo foi escrito por Felipe Oliva, co-founder e CEO da Squid.

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