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Recentemente, li uma discussão acalorada entre profissionais de marketing de conteúdo sobre se o ChatGPT e outras ferramentas de inteligência artificial generativa substituirão muitas das funções de marketing que conhecemos hoje em dia. Essa não foi a primeira discussão que presenciei sobre o assunto, e certamente não será a última.

Ninguém pode realmente dizer se a IA generativa substituirá ou não a inteligência humana, mas uma coisa é certa: os profissionais de marketing que aprenderem a utilizar essa ferramenta para otimizar, melhorar e agilizar seu trabalho obterão uma vantagem competitiva e ajudarão a melhorar resultados para suas iniciativas de marketing.

Se você está um pouco hesitante sobre como começar, aqui estão algumas maneiras simples de usar ferramentas de IA generativa, como o ChatGPT, para criar conteúdo mais envolvente e converter clientes por uma fração do custo e tempo:

Copys de anúncios

Chamar a atenção para os anúncios está cada vez mais difícil, considerando a quantidade crescente de conteúdos online disputando a atenção do público. Algumas estatísticas mostram que a Geração Z tem uma janela de atenção de apenas um segundo de duração, o que significa que você precisa trabalhar duro para capturar sua audiência.

Solicitar ao ChatGPT informações específicas sobre o produto ou serviço que você está promovendo, ou ainda perguntar os motivos pelos quais usuários devem comprá-lo podem ajudá-lo a criar uma série de copys criativas que se conectem com sua audiência.

E-mail marketing

As campanhas de e-mail marketing continuam sendo a principal forma de alcançar o público-alvo. Esse canal de comunicação, no meio do funil, é uma ótima maneira de chamar a atenção para seu produto ou serviço. O segredo para atrair a atenção do destinatário é lembrar qual é o seu objetivo em cada etapa da jornada do cliente.

A primeira etapa é fazer o usuário abrir o e-mail, por isso, é preciso ter uma linha de assunto chamativa e com um bom call to action. Por exemplo, eu pedi ao ChatGPT para criar uma linha de assunto para um e-mail de acompanhamento após participarmos de um evento de marketing de afiliados, com base em um briefing que recebi da equipe de eventos. A ferramenta me deu 10 sugestões interessantes, com alto potencial de criar uma alta taxa de abertura.

No entanto, se o conteúdo for muito longo, chato ou mal formatado, você perderá a atenção do remetente. Eu pedi ao ChatGPT para criar um e-mail envolvente de acompanhamento direcionado a profissionais de marketing de afiliados. O resultado foi incrível!

Landing Pages

Para os profissionais de marketing de desempenho, o objetivo final de uma página de destino é fazer com que os usuários convertam. Muitas vezes, investimos em anúncios incríveis, tráfego de qualidade, copy criativa e design sofisticado, mas esquecemos de garantir que nossa página de destino esteja cumprindo a única coisa que queremos dela: fazer com que os usuários tomem uma atitude.

O ChatGPT é uma ótima ferramenta para ajudar a personalizar as landing pages existentes para esse objetivo e otimizá-las para conversões. Você também pode pedir a ele para criar várias versões alternativas de páginas de destino a partir do mesmo conteúdo, direcionando para diferentes micropúblicos.

Basta ter o texto básico e o formato de uma landing page, e a partir disso, o ChatGPT faz um bom trabalho adaptando o texto com várias versões personalizadas da página para diferentes públicos.

SEO

Ter uma estratégia de SEO bem definida é fundamental em qualquer cenário, ainda mais agora. Com os orçamentos de mídia paga cada vez mais focados, você precisa de uma vantagem orgânica para que seu produto ou serviço esteja presente na mente das pessoas e nos resultados de pesquisa.

Com o ChatGPT, é simples otimizar seu conteúdo para pesquisa orgânica. Na verdade, a única tarefa mais complexa é criar uma lista de palavras-chave que tragam o tráfego orgânico de qualidade que você procura. É possível chegar a um resultado satisfatório em menos de um minuto.

Reaproveitamento de conteúdo

Com a variedade de canais e plataformas de marketing usados para geração de leads, reutilizar e reciclar conteúdo é fundamental para qualquer profissional de marketing de desempenho. Mas, muitas vezes, o esforço supera os benefícios potenciais que ainda precisamos comprovar. Vale a pena investir tempo e dinheiro na criação desse conteúdo apenas para ver se gera os leads que procuramos?

Ah, se houvesse uma ferramenta que pudesse fazer isso por nós em menos de 5 minutos. Ah, existe! O ChatGPT é a ferramenta definitiva para reaproveitamento de conteúdo e pode transformar qualquer conteúdo em um ativo potencialmente gerador de leads em pouco tempo.

Aqui está um exemplo simples: peguei o roteiro que usamos para um webinar sobre Reaproveitamento de Anúncios Sociais para Nativose pedi para transformá-lo em um guia. Recebi uma resposta em pouco tempo com um esboço básico para um guia sobre o assunto.

Dominando a IA para impulsionar resultados de Marketing

Esses são apenas cinco exemplos simples de como os profissionais de marketing de desempenho podem obter uma vantagem competitiva usando ferramentas de IA generativas, como o ChatGPT, para melhorar seu conteúdo e conversões. Comece com uma solicitação simples e ajuste conforme avança. Quanto mais você interage com a ferramenta, mais fácil se torna e mais sintonizado você estará em relação a como orientá-la para obter os melhores e mais rápidos resultados.

Com a integração da inteligência artificial, a Taboola está ajudando milhares de publishers e jornalistas premium a personalizarem seus sites, melhorando o engajamento e gerando receitas adicionais. Através da ferramenta Homepage For You, eles têm obtido resultados impressionantes, como um aumento de mais de 15% nas visitas mensais aos sites e quase 10% nas visualizações por página.

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Portanto, a partir de agora, em qualquer campanha ou iniciativa de marketing, pergunte a si mesmo como o ChatGPT pode ajudá-lo a melhorar, otimizar e inovar.

* Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Adnews

 

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