Skip to main content
 (Ou já, em algum episódio da Série Black Mirror)

CRISPR, Quantum, Graphene, Blockchain, NFT  …Se você é um geek como eu  você já ouviu falar de tudo. No entanto existem algumas tecnologias que não estão no radar que você precisa conhecer, reuni 5 delas aqui e minha aposta é que elas impactarão e muito o mundo daqui para frente.

1. LiFi

O que é?

O nome diz tudo: LiFi visa usar a luz para transmitir informações do ponto A ao ponto B. A tecnologia funciona codificando dados digitais e ligando e desligando lâmpadas LED mais rápido do que os humanos podem perceber para transferi-los. A luz então viaja para um fotorreceptor, que pode decodificar e traduzir os dados para uma frequência de rádio mais clássica (WiFi, 4G, 5G …).

Existem muitas vantagens em fazer as coisas dessa maneira. Com a luz sendo usada, a velocidade com que a informação é transmitida é muito, muito alta – até 100 Gbit / s, em teoria; 5 vezes mais rápido do que 5G.

Como  mudará o mundo?

Os principais casos de uso estão em áreas que são particularmente sensíveis a hackers e / ou interferência eletromagnética, como hospitais, aeronaves, operações militares. Também se fala em usá-lo para veículos subaquáticos não tripulados, bem como para luzes de rua, para se comunicar com veículos inteligentes, ou uso em serviços municipais para os cidadãos, caso a tecnologia se torne mais democratizada.  

2. Tijolos que armazenam energia

O que é?

Os pesquisadores conseguiram armazenar energia nos tijolos vermelhos baratos que usamos para construção em todo o mundo há séculos. Esse processo funciona por dois motivos: os tijolos são porosos e contêm algo chamado hematita (que lhe dá a cor). Para que esses tijolos armazenem e liberem energia, os pesquisadores os aquecem a 160 graus e vaporizam sua superfície com ácido clorídrico misturado com um composto orgânico chamado EDOT. Ao entrar em contato com a hematita, essa mistura provoca uma reação química, criando um novo revestimento plástico de nanofibra denominado PEDOT. Esse polímero fica preso na superfície porosa do tijolo, formando uma camada contínua e eletricamente condutora em cada uma de suas faces. O humilde bloco de construção pode então atuar como uma esponja de íons para armazenar e conduzir eletricidade.

Como  mudará o mundo?

O principal benefício desta tecnologia seria quando usado em uma casa equipada com painéis solares. Os tijolos poderiam então armazenar eletricidade não utilizada e, assim, compensar a intermitência dessa energia renovável.

3.Abelhas robóticas (pois é tem um episódio de Black Mirror sobre isso aqui...)

O que é?

As condições climáticas estão acabando com as abelhas, de que precisamos para polinizar 35% de nossas plantações.Os detalhes são escassos, mas a maioria dos pesquisadores estima que as abelhas funcionariam anexando pelos de cavalo revestidos com gel líquido iônico a um minúsculo drone. O cabelo pega o pólen de uma flor e o move para a próxima. Pesquisadores de Harvard vêm trabalhando há muito tempo em “RoboBees” usando tais técnicas.

Como  mudará o mundo?

Se os custos de operação das abelhinhas tech continuarem diminuindo, poderemos ver insetos autônomos polinizando grandes campos nos próximos anos, o que pode salvar milhares de fazendeiros da ruína.

4. Prova de conhecimento zero

O que é?

Privacidade: já ouviu falar nessa velha conhecida? Os cientistas da computação estão aperfeiçoando uma ferramenta criptográfica que poderíamos usar para provar algo sem revelar as informações subjacentes à prova. Parece incrível, mas não impossível.

Como  mudará o mundo ?

Por exemplo, se um aplicativo precisa saber que você tem dinheiro suficiente para realizar uma transação: seu banco pode comunicar que sim, é o caso, sem fornecer um valor. Também pode ajudar a identificar uma pessoa sem certidão de nascimento, permitir que alguém entre em um site restrito sem precisar exibir sua data de nascimento.

É possível que algumas dessas inovações ainda sejam extremamente caras ou nunca se tornem popularizadas mas uma compreensão básica das novas tecnologias também pode nos ajudar a nos planejar e preparar para o futuro, e é claro, aproveitar para desenvolver negócios.

Leave a Reply